segunda-feira, 19 de junho de 2017

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Aluna: Joana da Costa Veronesi

Matrícula: 12203841

            Não é de hoje que os avanços tecnológicos interferem na rotina, trabalho e estudo de diversas pessoas, contudo, é importante ressaltar o poder desta tecnologia na educação. Quando antes imaginávamos uma sala de aula, cheia de alunos em suas cadeiras enquanto o professor leciona no quadro, esta é uma imagem que vem sofrendo grande alterações.
            Atualmente, com os avanços tecnológicos, as salas de aula estão apresentando um novo layout, muitas vezes os alunos não estão mais no mesmo ambiente físico, anotando e absorvendo os conhecimentos transmitidos por um professor, hoje eles podem estar em suas casas e, com o auxílio de um computador, estão aprendendo a matéria por vídeo aulas, ou aulas online. Esta realidade não poderia ser diferente já que a tecnologia faz parte da rotina dos estudantes.


           
            Diversos são os benefícios da tecnologia na educação, a seguir serão apresentados alguns deles:
  • ·         Tornar as aulas mais atraentes e inovadoras: Sair do convencional, buscar modos diferentes de ensinar, fazer o aluno buscar o conhecimento, ampliando as formas de aprendizagem.
  •  ·         Melhoria do desempenho do aluno: Estendendo a sala de aula até as casas dos estudantes, estimulando que os estudos sejam levados e ampliados em casa, melhorando assim os estudos e o próprio desempenho do aluno.
  • ·         Estimular o estudo e o compartilhamento do conhecimento:     A partir do momento em que os alunos são estimulados a buscarem conhecimento na internet, o interesse e o compartilhamento entre alunos aumenta. Quando um estudante aprende algo novo sua vontade será de compartilhar com seus colegas e família.
  • ·         Despertar curiosidade e novas descobertas: A partir das novas experiências do ambiente digital, auxiliando no desenvolvimento de competências e no próprio desenvolvimento dos estudantes.

Um exemplo de como a internet e a tecnologia vem sendo utilizada em sala de aula é o GLOBE (www.globe.gov). É um projeto que conecta mais de 4 mil escolas do mundo com cientistas. O objetivo é que os alunos coletem dados sobre o meio ambiente e enviem para os cientistas. Em contrapartida os cientistas analisam estes dados e sugerem soluções para os problemas ambientais do meio ambiente local.

Outro exemplo interessante é a plataforma Padlet (http://padlet.com/features), usada por alunos da rede pública brasileira, auxilia que professores e alunos construam projetos online em conjunto. Funciona como um bloco de notas onde as pessoas podem adicionar qualquer assunto facilitando a integração da comunicação.

Ainda quando tratamos de tecnologia e sala de aula, diferentemente de alguns pensamentos, estas tecnologias agregam valor ao trabalho dos professores porque auxiliam na maximização do aprendizado. Vale ainda ressaltar o papel dos professores neste novo layout de sala de aula. Eles passam a ser mentores dos alunos, auxiliando na compreensão e direcionamento dos assuntos de estudo. Eles quem definem os assuntos que serão abordados e todo o enfoque dado ao conhecimento.
O professor se torna um mediador, não é somente o transmissor de conhecimento, vai além disso. Torna-se alguém que facilita o entendimento, orientando os alunos com feedbacks, instruções, exemplos e mesmo o contexto sobre determinado assunto.

            Por isso é importante utilizar a tecnologia nos meios de ensino, ela potencializa o estudo, facilita o entendimento e ainda inova os padrões de ensino. Além de auxiliar professor e alunos no compartilhamento do conhecimento e estimular o interesse dos jovens.



Referências:





Nenhum comentário:

Postar um comentário