quarta-feira, 16 de novembro de 2016

A importância do facebook para as empresas

Vivemos em um mundo globalizado, no qual a internet vem crescendo exponencialmente desde a última década. Com o crescimento da internet, surgiram as redes sociais que surgem como uma grande e inovadora opção de interação entre pessoas e empresas de todas as partes do mundo. Uma das redes sociais mais utilizadas do mundo é o facebook, no qual o Brasil possui um grande número de usuários ativos.

Além de servir para interação entre as pessoas, o facebook é um método de comunicação e propaganda essencial para qualquer empresa, trazendo grandes benefícios para a mesma. Portanto, um plano de marketing digital bem elaborado resultará em um aumento das vendas, prospecção de novos clientes e um fortalecimento da marca. Outro fator importante a ser destacado é que o facebook surge como uma alternativa mais barata de se fazer propaganda, se tornando muito procurado por pequenas empresas.

Portanto, investir em redes sociais nos dias de hoje é algo crucial para as empresas, já que vivemos em um mundo altamente globalizado, e o marketing digital é algo que vem crescendo exponencialmente. Assim empresas que conseguirem se adaptar corretamente com estas novas tendências, tendem a ter vantagens competitivas no setor em que atuam.

O facebook

Foi fundado no ano de 2004 por Marck Zuckerberg, e possui atualmente 1 bilhão de usuários, sendo que o Brasil é um dos países que mais possuem usuários na rede, o que faz do facebook a maior rede social do mundo. Segue abaixo, um vídeo que retrata um pouco sobre a história do fundador desta rede social:

O facebook traz um conjunto de funcionalidades enorme, assim ao aderir esta rede social como principal forma de marketing digital, a empresa consegue interagir com os usuários de diversas maneiras.

Pelo facebook, as empresas podem divulgar os seus produtos, elaborar promoções e se relacionar com o cliente. Outro fator que é muito comum nos dias atuais, é com relação ao uso do mesmo para filtrar novos funcionários, no qual o RH analisa a rede social do candidato e conclui se o mesmo possui os requisitos necessários para ingressar na empresa.

Através do facebook, as empresas conseguem criar fanpages, que são páginas específicas onde a empresa consegue interagir com os seus clientes. Nesta fanpage, a empresa pode trabalhar bastante o seu marketing digital, publicando promoções diariamente, informações em geral, telefones para contato e endereço, tanto virtual como físico.

Na fanpage, existe um item onde é possível avaliar as empresas, se tornando este item um fator importante para as empresas descobrirem em qual quesito elas estão deixando a desejar, e até mesmo para os consumidores conhecerem um pouco da reputação da mesma.

Outros dois recursos importantes que normalmente as empresas adotam é o facebook ads, e as publicações promovidas, sendo que ambos não são adquiridos gratuitamente. O primeiro possibilita que as empresas atinjam o seu público-alvo, enquanto o segundo é utilizado em prol de obter um maior número de visitas por usuários nas suas páginas e publicações, gerando um maior crescimento na sua fanpage.

Contudo, para muitos, criar uma fanpage pode não ser algo tão simples assim, portanto é necessário um maior conhecimento sobre o assunto. Através do vídeo abaixo, é possível obter uma maior noção de como elaborar corretamente uma fanpage, sendo que a mesma pode ser utilizada para diversas funções, não apenas para uma empresa específica.

Os principais erros cometidos pelas empresas no facebook

Antes da empresa entrar no facebook, é necessário que a mesma elabore um plano estratégico, em prol de melhorar a sua imagem e conseguir um número cada vez maior de clientes. Seguem abaixo alguns  alguns erros que muitas empresas cometem ao escolher o facebook como forma de propaganda:

1 - Confundir perfil com página:
perfil é voltado apenas para pessoas, enquanto páginas (fanpages) possuem características ideais para alavancar os negócios da firma.

2- Não responder o cliente rapidamente
Já que o facebook é um meio de comunicação entre a firma e os consumidores, é natural que muitos consumidores utilizem o facebook para fazer reclamações e tirarem dúvidas ou esclarecimentos. Portanto, é necessário que a firma responda rapidamente todos os questionamentos, pois caso o contrário, irá provocar o descontentamento por parte do seu público alvo.

3 – Abandonar a página:

Ao abandonar a página e não atualizar mais, a empresa pode passar por diversos problemas, assim o ideal é que se uma empresa optar pelo facebook como meio de marketing digital, o mesmo deve ser atualizado diariamente.



REFERÊNCIAS

INTERNET INNOVATION. Disponível em:  <https://www.internetinnovation.com.br/blog/a-importancia-do-facebook-para-as-empresas/>. Acesso em: 01/11/2016.

ADNEWS. Disponível em: <http://adnews.com.br/adarticles/redes-sociais-x-empresas-a-importancia-destas-midias-para-as-companhias.html>. Acesso em: 01/11/2016.

DESIGN COM DESIGN. Disponível em: <http://www.designcomdesign.com.br/portal/blog-da-dcd/item/260-a-import%C3%A2ncia-das-redes-sociais-para-a-sua-empresa.html>. Acesso em: 02/11/2016.

BB MARKETING. Disponível em: <http://www.bbmarketing.com.br/importancia-de-sua-empresa-estar-presente-facebook/>. Acesso em: 03/11/2016.

ALDABRA. Disponível em: <http://www.aldabra.com.br/artigo/o-que-e-uma-fanpage>. Acesso em: 03/11/2016.

EXAME. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/pme/7-erros-fatais-das-pequenas-empresas-no-facebook/>. Acesso em: 04/11/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário