Vivemos em um
mundo globalizado, no qual a internet vem crescendo exponencialmente desde a
última década. Com o crescimento da internet, surgiram as redes sociais que
surgem como uma grande e inovadora opção de interação entre pessoas e empresas
de todas as partes do mundo. Uma das redes sociais mais utilizadas do mundo é o
facebook, no qual o Brasil possui um grande número de usuários ativos.
Além de servir
para interação entre as pessoas, o facebook é um método de comunicação e
propaganda essencial para qualquer empresa, trazendo grandes benefícios para a
mesma. Portanto, um plano de marketing digital bem elaborado resultará em um
aumento das vendas, prospecção de novos clientes e um fortalecimento da marca.
Outro fator importante a ser destacado é que o facebook surge como uma alternativa
mais barata de se fazer propaganda, se tornando muito procurado por pequenas
empresas.
Portanto,
investir em redes sociais nos dias de hoje é algo crucial para as empresas, já
que vivemos em um mundo altamente globalizado, e o marketing digital é algo que
vem crescendo exponencialmente. Assim empresas que conseguirem se adaptar
corretamente com estas novas tendências, tendem a ter vantagens competitivas no
setor em que atuam.
O facebook
Foi fundado no ano
de 2004 por Marck Zuckerberg, e possui atualmente 1 bilhão de usuários, sendo
que o Brasil é um dos países que mais possuem usuários na rede, o que faz do
facebook a maior rede social do mundo. Segue abaixo, um vídeo que retrata um
pouco sobre a história do fundador desta rede social:
O facebook traz um
conjunto de funcionalidades enorme, assim ao aderir esta rede social como
principal forma de marketing digital, a empresa consegue interagir com os
usuários de diversas maneiras.
Pelo facebook, as
empresas podem divulgar os seus produtos, elaborar promoções e se relacionar
com o cliente. Outro fator que é muito comum nos dias atuais, é com relação ao
uso do mesmo para filtrar novos funcionários, no qual o RH analisa a rede
social do candidato e conclui se o mesmo possui os requisitos necessários para
ingressar na empresa.
Através do
facebook, as empresas conseguem criar fanpages, que são páginas específicas
onde a empresa consegue interagir com os seus clientes. Nesta fanpage, a
empresa pode trabalhar bastante o seu marketing digital, publicando promoções
diariamente, informações em geral, telefones para contato e endereço, tanto
virtual como físico.
Na fanpage, existe
um item onde é possível avaliar as empresas, se tornando este item um fator
importante para as empresas descobrirem em qual quesito elas estão deixando a
desejar, e até mesmo para os consumidores conhecerem um pouco da reputação da
mesma.
Outros
dois recursos importantes que normalmente as empresas adotam é o facebook ads,
e as publicações promovidas, sendo que ambos não são adquiridos gratuitamente.
O primeiro possibilita que as empresas atinjam o seu público-alvo, enquanto o
segundo é utilizado em prol de obter um maior número de visitas por usuários
nas suas páginas e publicações, gerando um maior crescimento na sua fanpage.
Contudo,
para muitos, criar uma fanpage pode não ser algo tão simples assim, portanto é
necessário um maior conhecimento sobre o assunto. Através do vídeo abaixo, é
possível obter uma maior noção de como elaborar corretamente uma fanpage, sendo
que a mesma pode ser utilizada para diversas funções, não apenas para uma
empresa específica.
Os principais erros cometidos pelas empresas no
facebook
Antes
da empresa entrar no facebook, é necessário que a mesma elabore um plano
estratégico, em prol de melhorar a sua imagem e conseguir um número cada vez
maior de clientes. Seguem abaixo alguns alguns erros que muitas empresas
cometem ao escolher o facebook como forma de propaganda:
1
- Confundir perfil com página:
perfil é voltado apenas para pessoas, enquanto
páginas (fanpages) possuem características ideais para alavancar os negócios da
firma.
2- Não responder o
cliente rapidamente
Já que o facebook é um meio de comunicação entre
a firma e os consumidores, é natural que muitos consumidores utilizem o
facebook para fazer reclamações e tirarem dúvidas ou esclarecimentos. Portanto,
é necessário que a firma responda rapidamente todos os questionamentos, pois
caso o contrário, irá provocar o descontentamento por parte do seu público
alvo.
3 – Abandonar a
página:
Ao abandonar a página e não atualizar mais, a
empresa pode passar por diversos problemas, assim o ideal é que se uma empresa
optar pelo facebook como meio de marketing digital, o mesmo deve ser atualizado
diariamente.
REFERÊNCIAS
INTERNET
INNOVATION. Disponível em: <https://www.internetinnovation.com.br/blog/a-importancia-do-facebook-para-as-empresas/>.
Acesso em: 01/11/2016.
ADNEWS. Disponível
em: <http://adnews.com.br/adarticles/redes-sociais-x-empresas-a-importancia-destas-midias-para-as-companhias.html>.
Acesso em: 01/11/2016.
DESIGN
COM DESIGN. Disponível em: <http://www.designcomdesign.com.br/portal/blog-da-dcd/item/260-a-import%C3%A2ncia-das-redes-sociais-para-a-sua-empresa.html>.
Acesso em: 02/11/2016.
BB
MARKETING. Disponível em: <http://www.bbmarketing.com.br/importancia-de-sua-empresa-estar-presente-facebook/>.
Acesso em: 03/11/2016.
ALDABRA.
Disponível em: <http://www.aldabra.com.br/artigo/o-que-e-uma-fanpage>. Acesso
em: 03/11/2016.
EXAME.
Disponível em: <http://exame.abril.com.br/pme/7-erros-fatais-das-pequenas-empresas-no-facebook/>.
Acesso em: 04/11/2016.
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