No mundo globalizado em que vivemos
hoje, é quase impossível falar de comunicação entre os indivíduos sem lembrar
das redes sociais e da internet.
A internet surgiu durante a Guerra
Fria introduzindo os computadores como ferramentas de comunicação e controle de
informações (Carvalho, Marcelo de; 2006). Com a internet o mundo ficou mais
conectado e à medida em que as tecnologias de informação e comunicação
evoluíram, foi se tornando cada vez mais acessíveis e mais pessoas estavam
conectadas através da internet.
A
mídia digital se desenvolveu com o advento da internet, facilitando a troca de
informações entre os produtores midiáticos e os receptores, além de
possibilitar algo inédito e revolucionário na comunicação: a interação
instantânea entre ambas as partes. Essas mídias podem ser classificadas como informativas,
publicitárias entre outras.
As
redes sociais (também conhecidas por mídias sociais), como o Facebook, Twitter, Instagram e blogs,
por exemplo, são, atualmente, os principais meios de comunicação digital
existentes.
A cada dia que passa é possível
perceber o aumento da utilização das redes sociais e de relacionamento como uma
ferramenta poderosa de mídia em massa, com o poder de atingir todos os
indivíduos a elas conectados sem nenhuma distinção.
Segundo Luis Olivalves, diretor de parcerias para mídia na
América Latina da rede social, o Facebook tem mais de 102 milhões de usuários
no Brasil, dados de Abril de 2016. Esse número mostra que mais da metade da
população do país têm acesso às mídias que circulam pelo Facebook.
As redes sociais vem sendo bastante
utilizadas como uma forma barata e eficaz de atingir grandes públicos tanto em
campanhas publicitárias e políticas quanto em noticiários, informes, alertas e
apelos. Dentre estas categorias, será analisado mais profundamente a utilização
das redes sociais em apelos solidários, mas especificamente em campanhas de
doação de sangue e hemocomponentes.
As campanhas feitas pelos
hemocentros para atrair doadores de sangue tem se tornado cada vez mais
efetivas com a utilização das redes, antes era necessário pagar para ter
anúncios nas emissoras de rádio e televisão podendo assim atingir um grande
número de espectadores e conscientizá-los para a necessidade da arrecadação de
sangue e hemocomponentes para salvar vidas, porém o custo desse tipo de
publicidade é alto. Com a grande expansão das mídias sociais é possível fazer
essas mesmas campanhas com um custo muito menor, podendo até diminuir gastos
governamentais destinados a mídia, e ter um alcance considerável, já que mais
da metade da população tem acesso a internet e praticamente toda a população
brasileira tem acesso à outros meios de comunicação.
No Facebook existem várias páginas
que incentivam e explicam como funcionam os diferentes tipos de doação como na
página do link abaixo:
Também é possível adicionar a
informação ao perfil do usuário caso este seja um doador de órgãos.
Sites governamentais postam
regularmente informações confiáveis sobre saúde e fazem desafios com os
internautas para incentivar cada vez mais as doações. O link abaixo mostra um
dos desafios criados com o intuito de que os doadores mantenham a regularidade
de suas doações e postem em suas mídias sociais a #desafioaceito, A campanha tem por objetivo conscientizar a
população sobre a importância da doação de hemocomponentes e quanto mais
Hashtags forem publicadas maior será o alcance.
Várias campanhas feitas através de
redes sociais têm demonstrado grande efetividade de Norte a Sul do país. A
maior parte das campanhas são feitas por pessoas comuns que já são doadoras ou
que estejam precisando receber sangue para seu tratamento, o que sensibiliza
muitas pessoas e faz com que estas compartilhem os apelos e ajudem a aumentar
os estoques de sangue disponível.
As campanhas dos links a seguir são
um exemplo real do que foi apresentado:
·
Campanha
para doação de sangue chamada de casamento vermelho aumentou as doações em 30%
no dia:
·
Jovem
com Leucemia faz apelo para doações de hemocomponentes e viraliza nas redes
sociais:
·
Pedidos
de bolsas de sangue pelas redes sociais em razão de acidente, fez com que as doações
chegassem à 50% a mais que o normal:
·
Governo
utiliza das redes sociais para fidelizar doadores através de cadastro virtual:
·
Campanha
do Ministério da Saúde - Doar Sangue é Compartilhar a Vida:
·
Campanhas
nas redes sociais estão cada vez mais frequentes e mais efetivas:
·
Hemocentros
utilizam as redes sociais para divulgar suas campanhas de doação de sangue e
conseguem um aumento significativo de doadores:
·
Para
saber mais sobre a doação de medula óssea acesse:
Referências:
CARVALHO, MARCELO SÁVIO REVOREDO
MENEZES DE - A trajetória da Internet no Brasil: do surgimento das redes de
computadores à instituição dos mecanismos de governança. Rio de Janeiro, 2006.
http://olhardigital.uol.com.br/noticia/facebook-tem-mais-de-100-milhoes-de-usuarios-brasileiros/57706 - Acesso em 13/10/2016
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