terça-feira, 15 de novembro de 2016

Utilização das redes sociais para campanhas de doação de sangue.

No mundo globalizado em que vivemos hoje, é quase impossível falar de comunicação entre os indivíduos sem lembrar das redes sociais e da internet.

A internet surgiu durante a Guerra Fria introduzindo os computadores como ferramentas de comunicação e controle de informações (Carvalho, Marcelo de; 2006). Com a internet o mundo ficou mais conectado e à medida em que as tecnologias de informação e comunicação evoluíram, foi se tornando cada vez mais acessíveis e mais pessoas estavam conectadas através da internet.

A mídia digital se desenvolveu com o advento da internet, facilitando a troca de informações entre os produtores midiáticos e os receptores, além de possibilitar algo inédito e revolucionário na comunicação: a interação instantânea entre ambas as partes. Essas mídias podem ser classificadas como informativas, publicitárias entre outras.

As redes sociais (também conhecidas por mídias sociais), como o Facebook, Twitter, Instagram e blogs, por exemplo, são, atualmente, os principais meios de comunicação digital existentes.

A cada dia que passa é possível perceber o aumento da utilização das redes sociais e de relacionamento como uma ferramenta poderosa de mídia em massa, com o poder de atingir todos os indivíduos a elas conectados sem nenhuma distinção.

Segundo Luis Olivalves, diretor de parcerias para mídia na América Latina da rede social, o Facebook tem mais de 102 milhões de usuários no Brasil, dados de Abril de 2016. Esse número mostra que mais da metade da população do país têm acesso às mídias que circulam pelo Facebook.

As redes sociais vem sendo bastante utilizadas como uma forma barata e eficaz de atingir grandes públicos tanto em campanhas publicitárias e políticas quanto em noticiários, informes, alertas e apelos. Dentre estas categorias, será analisado mais profundamente a utilização das redes sociais em apelos solidários, mas especificamente em campanhas de doação de sangue e hemocomponentes.

As campanhas feitas pelos hemocentros para atrair doadores de sangue tem se tornado cada vez mais efetivas com a utilização das redes, antes era necessário pagar para ter anúncios nas emissoras de rádio e televisão podendo assim atingir um grande número de espectadores e conscientizá-los para a necessidade da arrecadação de sangue e hemocomponentes para salvar vidas, porém o custo desse tipo de publicidade é alto. Com a grande expansão das mídias sociais é possível fazer essas mesmas campanhas com um custo muito menor, podendo até diminuir gastos governamentais destinados a mídia, e ter um alcance considerável, já que mais da metade da população tem acesso a internet e praticamente toda a população brasileira tem acesso à outros meios de comunicação.

No Facebook existem várias páginas que incentivam e explicam como funcionam os diferentes tipos de doação como na página do link abaixo:

Também é possível adicionar a informação ao perfil do usuário caso este seja um doador de órgãos.

Sites governamentais postam regularmente informações confiáveis sobre saúde e fazem desafios com os internautas para incentivar cada vez mais as doações. O link abaixo mostra um dos desafios criados com o intuito de que os doadores mantenham a regularidade de suas doações e postem em suas mídias sociais a #desafioaceito, A campanha tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de hemocomponentes e quanto mais Hashtags forem publicadas maior será o alcance.

Várias campanhas feitas através de redes sociais têm demonstrado grande efetividade de Norte a Sul do país. A maior parte das campanhas são feitas por pessoas comuns que já são doadoras ou que estejam precisando receber sangue para seu tratamento, o que sensibiliza muitas pessoas e faz com que estas compartilhem os apelos e ajudem a aumentar os estoques de sangue disponível.

As campanhas dos links a seguir são um exemplo real do que foi apresentado:

·         Campanha para doação de sangue chamada de casamento vermelho aumentou as doações em 30% no dia:

·         Jovem com Leucemia faz apelo para doações de hemocomponentes e viraliza nas redes sociais:

·         Pedidos de bolsas de sangue pelas redes sociais em razão de acidente, fez com que as doações chegassem à 50% a mais que o normal:

·         Governo utiliza das redes sociais para fidelizar doadores através de cadastro virtual:

·         Campanha do Ministério da Saúde - Doar Sangue é Compartilhar a Vida:

·         Campanhas nas redes sociais estão cada vez mais frequentes e mais efetivas:

·         Hemocentros utilizam as redes sociais para divulgar suas campanhas de doação de sangue e conseguem um aumento significativo de doadores:

·         Para saber mais sobre a doação de medula óssea acesse:

Referências:

CARVALHO, MARCELO SÁVIO REVOREDO MENEZES DE - A trajetória da Internet no Brasil: do surgimento das redes de computadores à instituição dos mecanismos de governança. Rio de Janeiro, 2006.




Autora:
Laís Daltoé - Graduanda em Ciências Econômicas pela UFSC

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