terça-feira, 15 de novembro de 2016

Entendendo as Pessoas na WEB - Análise de Sentimentos em Redes Sociais

Você já parou para pensar na quantidade de informações divulgadas na Web atualmente? A liberdade em que os usuários da rede têm de manifestar suas opiniões e compartilhar seus conhecimentos nos leva à uma imensidão de conteúdo. Essa quantidade de dados nos dá a oportunidade de verificar de maneira computacional o sentimento que cada usuário está tentando demonstrar, podendo obter, por exemplo, diversos insights sobre a aceitação de um produto, local, pessoa ou empresa na Internet. Chamamos isso de Análise de Sentimentos.




Existem várias oportunidades em análise de sentimentos em redes sociais, uma delas é de descobrir se um produto está sendo bem aceito e se algo específico nele faz o humor dos clientes se alterar. Podemos verificar também se um político está sendo bem falado durante uma campanha, ou o que os torcedores estão achando da atuação de um determinado time ou jogador de futebol durante uma partida em tempo real. As aplicações são infinitas, temos um poder grande nas mãos.

Na internet, existem ferramentas para experimentar esse tipo de análise. No próprio Facebook, a ferramenta Insights traz várias informações a respeito do comportamento e sentimento de seus clientes em uma página. Podemos descobrir se um termo é mais frequentemente falado positivamente ou negativamente na internet através do site What Does The Internet Think (o que a internet pensa), e como um produto ou marca está sendo falado no Twitter com o site Sentiment140.

Para obtermos conclusões significativas, temos que utilizar técnicas avançadas de computação para entender o que cada usuário quer dizer, o que não é muito fácil, pois a linguagem utilizada na internet é muito parecida com a fala, cheia de emoções, ironias e sarcasmos. Além disso, são comuns gírias de internet, erros de gramática e de sintaxe.

Mas como isso é feito?


Deve-se obter as informações desejadas na rede, através de análise sobre conteúdos e comentários relacionados em diversos WebSites na rede. Então deve-se filtrar o que realmente é informação útil, evitando fatos descritivos e dando foco em opiniões. Posteriormente, deve-se classificar a informação, determinando se ela é positiva ou negativa, a escala da avaliação e o humor do usuário.

Tudo isso é possível graças a diversos estudos em ciências da computação. Dentre estes, destacam-se a mineração de dados, o processamento de linguagem natural e a aprendizagem de máquina. Esta última é muito utilizada, e os resultados são muito satisfatórios. Funciona através de inteligência artificial, analisando quantidades enormes de mensagens e reconhecendo padrões.




A análise de sentimentos está sendo cada vez mais utilizada e tendo sua importância reconhecida. Conseguir analisar precisamente o que as pessoas estão falando e entender o que elas sentem, podendo inclusive saber especificamente o que as faz alterar o humor, nos traz uma revolução nas métricas da internet. As empresas estão tendo a oportunidade de ouvir os seus clientes de uma forma nunca vista antes.


Referências




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