segunda-feira, 14 de novembro de 2016

CONSEQUÊNCIAS DO USO ABUSIVO DAS REDES SOCIAIS

Em tempos de Facebook, Instagram, Twitter e WhatsApp, onde as relações se dão, principalmente, pelo meio virtual, sendo possível manter contato instantâneo com aquele parente ou amigo que mora a quilômetros de distância, fica um pouco difícil comentar as consequências negativas que o uso excessivo das redes sociais pode acarretar.  Embora não se possa negar que essas ferramentas podem contribuir, e muito, para a vida das pessoas (tanto no âmbito profissional e educacional, quanto na vida social e recreativa), é preciso atentar ao outro lado da moeda - o atraso que as mesmas podem gerar à vida do usuário, caso sejam mal utilizadas.

Percebe-se, nessa nova geração, uma incrível dificuldade de dialogar, sentar-se à mesa, trocar ideias, ouvir o outro. Isso porque cada vez mais se valoriza uma relação mecânica em detrimento a uma relação mais sensível. Tornou-se comum, em uma família ou grupo de amigos, a perda de espaço para as tecnologias, onde um está assistindo televisão, outro está no celular, outro no computador ou no video game. Obviamente, é indiscutível o valor que essas tecnologias têm nos dias de hoje, no sentido de facilitar inúmeras atividades, porém, eles estão mudando significativamente o comportamento e as relações humanas. Quem nunca chamou os amigos para um barzinho e, durante o encontro, todos se preocupavam apenas em postar fotos e compartilhar o momento nas redes sociais, ao invés de realmente aproveitar todos os minutos e compartilhar experiências com quem ali se encontra.

     FONTE: visualphotos.com


Graças às redes sociais, vive-se em uma grande rede de comunicação, onde se mantém relações virtuais e faz-se o esforço de deixar a melhor impressão. Vários são os casos de pessoas que postam uma linda declaração de amor a alguém nas redes sociais, enquanto no dia a dia, nunca disse uma só palavra de carinho a mesma. Existe uma necessidade em explicitar uma vida que não corresponde com a realidade, a fim de garantir a sua “felicidade” aos olhos de quem vê. É o que se chama de “felicidade editada pelas redes sociais”, onde todos fazem viagens maravilhosas, vão a bons restaurantes, grandes festas e são felizes em seus relacionamentos e amizades, porém, nem sempre coincide com a realidade. Isso faz parecer que a vida alheia é mil vezes melhor que a sua, podendo causar problemas sérios, inclusive desenvolvendo depressão em casos mais extremos. Desse fato que se trata o curta "What's on you mind?de Shaun Higton, fazendo menção à famosa frase do facebook “no que você está pensando?” polemizando justamente esse problema da vida virtual que diverge da vida real.




Claro que nem todos usam as redes sociais para se expor, até porque, como já dito anteriormente, elas podem ser de grande benefício, porém o fato é que ninguém é tão feliz quanto aparenta no Instagram ou no Facebook. Em contrapartida, seria igualmente incômodo se todos compartilhassem seus problemas e frustrações do dia a dia na internet, deixando claro o quão complexo esse tema pode vir a ser. O canal do YouTube “Porta dos Fundos” trata com humor o tema no vídeoVida Real”:




A questão é: até que ponto o uso das redes sociais é saudável e quando se torna vício? Qual o limite para que o uso da internet não acabe comprometendo sua vida na escola, na faculdade, no trabalho ou até mesmo a própria vida social? As questões tentam ser respondidas com um Trabalho de Conclusão de Curso do jornalismo, na Faculdade de Campo Limpo Paulista, em 2011, convertido em uma interessante matéria, chamando atenção ao caso. Você pode conferir acessando este link.


FONTE: visualphotos.com

Não há problema algum em utilizar as redes sociais, desde que com moderação. Elas se tornam ótimas aliadas, profissionalmente falando, quando deseja-se divulgar uma empresa, por exemplo, ou quando a intenção é fazer novos contatos. No campo da educação, as conveniências também são imensas, no sentido de poder ser um complemento do que é visto em sala de aula ou através dos cursos EaD. Além de, evidentemente, acrescentar muito à vida social dos usuários. O incômodo surge quando utilizadas com exagero, quando a vida virtual ultrapassa a vida real, quando as pessoas demonstram mais afeto pelo facebook do que pessoalmente, quando o número de “bom dias” nos grupos de WhatsApp é maior do que na sua própria casa.

FONTE: saomauro.org.br

Referências



Um comentário:

  1. Com o software Bruno Espião vocês pais podem executar,
    funções no celular de seus filhos através dos comandos sms...

    Acesse: https://brunoespiao.com.br/espiao-de-comandos-sms
    E veja como é fácil enviar comandos sms...

    ResponderExcluir