Nós sabemos que a internet é um
lugar plural, no qual é possível fazer negócios ou ainda rever velhos amigos.
Essa ampla abrangência, e também o fato de ser mais direta com o público, fez
da rede de computadores um ótimo lugar para se praticar algo que já está em
nosso cotidiano desde os anos de 1950, o Marketing. Pode se considerar que o termo marketing aparece pela primeira vez nos estados norte-americanos, no final da II
Guerra Mundial, em decorrência do pós-guerra, numa época em que os consumidores
passaram a ser mais exigentes, com relação aos produtos e serviços oferecidos
pelo mercado. Marketing é um processo social por meio do quais pessoas e grupos de
pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e
livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER,
Administração de Marketing: A Biblia do Marketing, 2006).
O marketing digital nada mais é
do que uma série de campanhas e
atividades que uma pessoa ou empresa realizam na hora de atrair novos clientes, desenvolver
uma identidade para sua marca ou até mesmo criar um relacionamento sólido com
seus parceiros. “Podemos definir o marketing
digital como o modelo de negócio no qual a internet é usada como plataforma para
a realização de ações promocionais, que têm a finalidade de divulgar produtos,
negócios, serviços ou atributos de marca. E que envolve o uso de dispositivos
conectados à internet e suas funcionalidades para espalhar mensagens de
marketing” (INTERNET INNOVATION).
Com sua maior facilidade em
atingir o público de forma direta, o marketing digital caiu nas graças de
pequenas, médias e grandes empresas e hoje é um dos mais praticados marketings
do mercado.
As vantagens do Marketing Digital
·
Redução de custos: Por
ser feito na internet e para a internet, o marketing digital tem custos muito
menores do que o de uma propaganda convencional. Isso porque os anúncios custam
menos ou podem até mesmo serem feitos de forma gratuita. Além disso, é possível
usar as redes sociais como grande impulsionadora da marca e não gastar nada
para que isso aconteça. Noticia sobre o menor custo Marketing digital: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI81332-17171,00-APOSTE+NO+MARKETING+DE+BAIXO+CUSTO.html
·
Maior Alcance: Outra
grande vantagem desse tipo de marketing, e que ainda o faz ser mais efetivo que
a propaganda antiga, é o fato dele conseguir alcançar cada vez mais pessoas.
Isso porque você pode trabalhar em diversos blogs e sites ou ainda em redes
sociais, que possui um público mais amplo e que impulsiona sua marca para
amigos e familiares que estão cada vez mais longe.
·
Se uma pessoa curte sua marca em uma rede social,
todos os seus amigos vêem que ela se identificou com sua marca, e por
consequência alguns deles podem ter interesse em conhecer mais sobre o serviço
ou produto que você oferece.
·
Um marketing interativo: Além
de todas as características positivas já citadas a melhor é a interatividade.
Com o marketing digital você pode ver
a reação de seus consumidores de forma imediata, com isso as
métricas são mais claras e você consegue entender melhor como pode melhorar a
imagem de sua marca ou que caminho deve seguir para crescer cada vez mais;
·
Segmentação de público: Como
já dissemos anteriormente o
público alvo é maior, mas sua segmentação também é mais específica.
Isso porque as ações podem ser realizadas em um blog, rede social ou até mesmo
páginas que possuam o mesmo público alvo de seu serviço ou produto, fazendo
dessa forma com que sua marca ou negócio chegue de forma específica no público
alvo.
Uma das ferramentas mais importantes do marketing
digital é a possibilidade de trabalhar com redes sociais, recentemente a Mac
Donald’s adquiriu o direito de fazer o
Milk shack de ovomaltine anteriormente exclusivo da rede de lanchonetes Bob’s e o canal mais utilizado, pelo seu amplo
alcance e menor custo, para manter clientes (Bob’s) e atrair novos clientes Mac
Donald’s fora a internet. As duas
empresas travaram uma guerra: http://www.infomoney.com.br/negocios/como-vender-mais/noticia/5539067/mcdonald-bob-atacam-briga-pelo-milk-shake-ovomaltine-confira-publicacoes
Esse é um exemplo claro da nova forma em que
empresas e consumidores estão lidando com o Marketing.
REFERÊNCIAS
INTERNET INNOVATION (Brasil). Fórum E-commerce. MARKETING DIGITAL - CONCEITO E
DEFINIÇÃO: DIGITAL
BUSINESS SCHOOL. 2012. POSTADO POR INTERT INNOVATION. Acesso em: 04 DE NOVEMBRO
DE 2016. Disponível em: <https://www.internetinnovation.com.br/blog/marketing-digital-conceito-e-definicao/>
KOTLER e
KELLER, Administração de Marketing: A Biblia do Marketing, 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário