quarta-feira, 16 de novembro de 2016

As Vantagens do Marketing Digital.

Nós sabemos que a internet é um lugar plural, no qual é possível fazer negócios ou ainda rever velhos amigos. Essa ampla abrangência, e também o fato de ser mais direta com o público, fez da rede de computadores um ótimo lugar para se praticar algo que já está em nosso cotidiano desde os anos de 1950, o Marketing. Pode se considerar que o termo marketing aparece pela primeira vez nos estados norte-americanos, no final da II Guerra Mundial, em decorrência do pós-guerra, numa época em que os consumidores passaram a ser mais exigentes, com relação aos produtos e serviços oferecidos pelo mercado. Marketing é um processo social por meio do quais pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, Administração de Marketing: A Biblia do Marketing, 2006).


O marketing digital nada mais é do que uma série de campanhas e atividades que uma pessoa ou empresa realizam na hora de atrair novos clientes, desenvolver uma identidade para sua marca ou até mesmo criar um relacionamento sólido com seus parceiros. “Podemos definir o marketing digital como o modelo de negócio no qual a internet é usada como plataforma para a realização de ações promocionais, que têm a finalidade de divulgar produtos, negócios, serviços ou atributos de marca. E que envolve o uso de dispositivos conectados à internet e suas funcionalidades para espalhar mensagens de marketing” (INTERNET INNOVATION).

Com sua maior facilidade em atingir o público de forma direta, o marketing digital caiu nas graças de pequenas, médias e grandes empresas e hoje é um dos mais praticados marketings do mercado.
As vantagens do Marketing Digital
·         Redução de custos: Por ser feito na internet e para a internet, o marketing digital tem custos muito menores do que o de uma propaganda convencional. Isso porque os anúncios custam menos ou podem até mesmo serem feitos de forma gratuita. Além disso, é possível usar as redes sociais como grande impulsionadora da marca e não gastar nada para que isso aconteça. Noticia sobre o menor custo Marketing digital: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI81332-17171,00-APOSTE+NO+MARKETING+DE+BAIXO+CUSTO.html

·      Maior Alcance: Outra grande vantagem desse tipo de marketing, e que ainda o faz ser mais efetivo que a propaganda antiga, é o fato dele conseguir alcançar cada vez mais pessoas. Isso porque você pode trabalhar em diversos blogs e sites ou ainda em redes sociais, que possui um público mais amplo e que impulsiona sua marca para amigos e familiares que estão cada vez mais longe.

·         Se uma pessoa curte sua marca em uma rede social, todos os seus amigos vêem que ela se identificou com sua marca, e por consequência alguns deles podem ter interesse em conhecer mais sobre o serviço ou produto que você oferece.
·         Um marketing interativo: Além de todas as características positivas já citadas a melhor é a interatividade. Com o marketing digital você pode ver a reação de seus consumidores de forma imediata, com isso as métricas são mais claras e você consegue entender melhor como pode melhorar a imagem de sua marca ou que caminho deve seguir para crescer cada vez mais;

·         Segmentação de público: Como já dissemos anteriormente o público alvo é maior, mas sua segmentação também é mais específica. Isso porque as ações podem ser realizadas em um blog, rede social ou até mesmo páginas que possuam o mesmo público alvo de seu serviço ou produto, fazendo dessa forma com que sua marca ou negócio chegue de forma específica no público alvo.

Uma das ferramentas mais importantes do marketing digital é a possibilidade de trabalhar com redes sociais, recentemente a Mac Donald’s  adquiriu o direito de fazer o Milk shack de ovomaltine anteriormente exclusivo da rede de lanchonetes Bob’s  e o canal mais utilizado, pelo seu amplo alcance e menor custo, para manter clientes (Bob’s) e atrair novos clientes Mac Donald’s  fora a internet. As duas empresas travaram uma guerra: http://www.infomoney.com.br/negocios/como-vender-mais/noticia/5539067/mcdonald-bob-atacam-briga-pelo-milk-shake-ovomaltine-confira-publicacoes
Esse é um exemplo claro da nova forma em que empresas e consumidores estão lidando com o Marketing.

REFERÊNCIAS

INTERNET INNOVATION (Brasil). Fórum E-commerce. MARKETING DIGITAL - CONCEITO E DEFINIÇÃO: DIGITAL BUSINESS SCHOOL. 2012. POSTADO POR INTERT INNOVATION. Acesso em: 04 DE NOVEMBRO DE 2016. Disponível em: <https://www.internetinnovation.com.br/blog/marketing-digital-conceito-e-definicao/>

KOTLER e KELLER, Administração de Marketing: A Biblia do Marketing, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário