quinta-feira, 17 de novembro de 2016

A importância das redes sociais para as entidades estudantis

É possível observar que, no meio universitário, há alguns anos, observa-se o grande crescimento de entidades estudantis como atléticas, diretórios e centros acadêmicos. Como exemplo, no período entre 2013 e 2015 houve o surgimento em massa de atléticas acadêmicas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Junto com esses novos grupos, vieram muitas reivindicações em busca do reconhecimento das atividades no meio acadêmico para o melhor desenvolvimento das mesmas. O ambiente virtual veio como um atalho para alcançar estudantes em busca do fortalecimento desses grupos em busca de um objetivo em comum.

As atléticas, por exemplo, são entidades que buscam promover e estimular práticas esportivas na
Atlética de Educação Física UFSC promovendo um evento
pelo facebook, divulgando aulas de cunho esportivo.
faculdade por meio de ações, sejam elas formais ou informais, envolvendo a sociedade universitária em geral. Já um centro acadêmico busca representar os estudantes, mantendo um contato direto e constantes por meio de eventos que promovam debates e exposições de ideias de forma democrática. Apesar de seguirem linhas diferentes, esses tipos de sociedade devem reconhecer a importância do meio virtual para a construção desse vínculo. A representatividade dessas sociedades deve ser levada em conta no processo de aprendizagem, pois, ela estimula a integração e a troca de informações constante entre alunos, quebrando barreiras que os meios tradicionais criam, como a falta de contato entre alunos que estejam em fases muito distantes. Ainda convém lembrar que professores também são convidados a participar dessa integração, criando uma intimidade maior com seu lecionando e proporcionando a todos os lados a sensação de pertencer à uma tribo, trabalhar em equipe por algo em comum, o que muitos autores consideram ideal para o processo de aprendizagem.

Uma das primeiras práticas dos alunos ao ingressar na faculdade é a procura de grupos em redes sociais mais populares, em busca de integração com os novos colegas e a troca de informações acadêmicas facilitada. O que esperam encontrar são entidades como centros acadêmicos, diretórios e atléticas que representem seu curso. Muitos se frustram por não esbarrar esse suporte imediato ou encontrar poucas informações e grupos dispersos. Boa parte dos líderes dessas entidades já estão espertos quanto a isso e enxergam a importância de um marketing digital bem planejado e a disseminação da marca nas redes sociais. Seja qual for o curso, se torna essencial a criação de grupos e páginas nas redes mais usadas entre os jovens, que seja possível informações rápidas e expostas de modo atrativo, que envolvam de imediato e despertem interesse contínuo.

Atlética de Jornalismo da UFSC: exemplo de
linguagem usada que facilita a interação dos
alunos através de sua página no facebook.
A maior parte das pessoas que ingressam no ensino superior na UFSC, de acordo com os dados do último vestibular, tem entre 17 e 20 anos. Nessa faixa etária, grande parte passa a maior parte do tempo conectado a redes sociais, seria então o caminho mais curto de envolver o aluno com os movimentos estudantis à sua volta, seja por grupos, fanpages e sites. A grande sacada é que essas entidades são feitas de jovens, para outros jovens, tornando a linguagem muito mais apelativa e que acolhedora. Além disso, a comunicação visual também conta muito, símbolos, cores e mascotes são constantemente utilizados como marcas daquela sociedade. Práticas como promoções, divulgação de eventos, venda de produtos e compartilhamento em massa são constantes. É muito mais fácil envolver o jovem a qualquer ação, em dois ou três cliques é possível convidar toda sua lista de amigos a um evento ou direcionar o mesmo à um público especifico. Sem esquecer de mencionar a vantagem de ser uma ferramenta de baixo custo e com manuseio familiar à nossa geração.



É possível observar a grandiosidade que algumas entidades conseguem alcançar, ultrapassando limites do curso ou até mesmo de seu estado. Administradores das páginas conseguem observar o alcance muito maior do que o esperado, atraindo até quem não pertence ao meio, apesar das redes sociais apresentarem grande vantagem de segmentar o público que você deseja atingir. Com esse alcance, as atividades não se resumem ao meio universitário. Constantemente percebe-se a promoção de eventos filantrópicos em datas comemorativas e parcerias comerciais com esses grupos, como a concessão de descontos em lojas que beneficiem alunos, em troca de divulgação de alguma empresa na página da figura acadêmica.

Diante dos fatos, é incontestável a importância das redes sociais para impulsionar representatividade no meio acadêmico, fazendo com que as pessoas se encontrem em um lugar que é novidade para muitos, encontrando um amparo em grupos de notabilidade que possam ir atrás de objetivos em comum. Para os líderes e organizadores dessas entidades, é claro como a internet facilita a inserção dos jovens na comunidade e deixa-os mais engajados em colaborar com o coletivo.

REFERÊNCIAS


VALLE, Alberto. A importância das redes sociais em estratégias de marketing digital. Disponível em: <http://www.academiadomarketing.com.br/importancia-das-redes-sociais-em-estrategias-de-marketing-digital/>. Acesso em: 12 nov. 2016.

CANIÇALI, Daniela. Atléticas da UFSC serão regulamentadas em agosto de 2016. Disponível em: <http://noticias.ufsc.br/2015/08/atleticas-da-ufsc-serao-regulamentadas-ate-agosto-de-2016/>. Acesso em: 12 nov. 2016.

 ____. Redes sociais e seus maiores benefícios. Disponível em: <http://midiaboom.com.br/midia-social/redes-sociais-e-seus-maiores-beneficios/>. Acesso em: 12 nov. 2016.

COPERVE (Org.). Distribuição dos candidatos inscritos e classificados por faixa etária. Disponível em: <http://dados.coperve.ufsc.br/vestibular2016/relatorioOficial/vestcan12.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2016.


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