É possível observar que, no meio universitário, há alguns anos,
observa-se o grande crescimento de entidades estudantis como atléticas,
diretórios e centros acadêmicos. Como exemplo, no período entre 2013 e 2015
houve o surgimento em massa de atléticas acadêmicas na Universidade Federal de
Santa Catarina (UFSC). Junto com esses novos grupos, vieram muitas
reivindicações em busca do reconhecimento das atividades no meio acadêmico
para o melhor desenvolvimento das mesmas. O ambiente virtual veio como um
atalho para alcançar estudantes em busca do fortalecimento desses grupos em
busca de um objetivo em comum.
As atléticas, por exemplo, são entidades que buscam promover e estimular
práticas esportivas na
faculdade por meio de ações, sejam elas formais ou
informais, envolvendo a sociedade universitária em geral. Já um centro
acadêmico busca representar os estudantes, mantendo um contato direto e
constantes por meio de eventos que promovam debates e exposições de ideias de
forma democrática. Apesar de seguirem linhas diferentes, esses tipos de
sociedade devem reconhecer a importância do meio virtual para a construção
desse vínculo. A representatividade dessas sociedades deve ser levada em
conta no processo de aprendizagem, pois, ela estimula a integração e a troca de
informações constante entre alunos, quebrando barreiras que os meios
tradicionais criam, como a falta de contato entre alunos que estejam em fases
muito distantes. Ainda convém lembrar que professores também são convidados a
participar dessa integração, criando uma intimidade maior com seu lecionando
e proporcionando a todos os lados a sensação de pertencer à uma tribo,
trabalhar em equipe por algo em comum, o que muitos autores consideram ideal
para o processo de aprendizagem.
Atlética de Educação Física UFSC promovendo um evento pelo facebook, divulgando aulas de cunho esportivo. |
Uma das primeiras práticas dos alunos ao ingressar na faculdade é a
procura de grupos em redes sociais mais populares, em busca de integração com
os novos colegas e a troca de informações acadêmicas facilitada. O que
esperam encontrar são entidades como centros acadêmicos, diretórios e atléticas
que representem seu curso. Muitos se frustram por não esbarrar esse suporte
imediato ou encontrar poucas informações e grupos dispersos. Boa parte dos líderes
dessas entidades já estão espertos quanto a isso e enxergam a importância de um
marketing digital bem planejado e a disseminação da marca nas redes sociais.
Seja qual for o curso, se torna essencial a criação de grupos e páginas nas
redes mais usadas entre os jovens, que seja possível informações rápidas e
expostas de modo atrativo, que envolvam de imediato e despertem interesse contínuo.
Atlética de Jornalismo da UFSC: exemplo de linguagem usada que facilita a interação dos alunos através de sua página no facebook. |
É possível observar a grandiosidade que algumas entidades conseguem
alcançar, ultrapassando limites do curso ou até mesmo de seu estado. Administradores
das páginas conseguem observar o alcance muito maior do que o esperado, atraindo
até quem não pertence ao meio, apesar das redes sociais apresentarem grande
vantagem de segmentar o público que você deseja atingir. Com esse alcance, as
atividades não se resumem ao meio universitário. Constantemente percebe-se a
promoção de eventos filantrópicos em datas comemorativas e parcerias comerciais
com esses grupos, como a concessão de descontos em lojas que beneficiem alunos, em
troca de divulgação de alguma empresa na página da figura acadêmica.
Diante dos fatos, é incontestável a importância das redes sociais para
impulsionar representatividade no meio acadêmico, fazendo com que as pessoas se
encontrem em um lugar que é novidade para muitos, encontrando um amparo em
grupos de notabilidade que possam ir atrás de objetivos em comum. Para os
líderes e organizadores dessas entidades, é claro como a internet facilita a
inserção dos jovens na comunidade e deixa-os mais engajados em colaborar com o
coletivo.
REFERÊNCIAS
VALLE, Alberto. A importância das redes
sociais em estratégias de marketing digital. Disponível em: <http://www.academiadomarketing.com.br/importancia-das-redes-sociais-em-estrategias-de-marketing-digital/>.
Acesso em: 12 nov. 2016.
CANIÇALI, Daniela. Atléticas da UFSC serão
regulamentadas em agosto de 2016. Disponível em: <http://noticias.ufsc.br/2015/08/atleticas-da-ufsc-serao-regulamentadas-ate-agosto-de-2016/>.
Acesso em: 12 nov. 2016.
____. Redes sociais e seus maiores benefícios. Disponível em:
<http://midiaboom.com.br/midia-social/redes-sociais-e-seus-maiores-beneficios/>.
Acesso em: 12 nov. 2016.
COPERVE (Org.). Distribuição dos candidatos
inscritos e classificados por faixa etária. Disponível em:
<http://dados.coperve.ufsc.br/vestibular2016/relatorioOficial/vestcan12.pdf>.
Acesso em: 12 nov. 2016.
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