sábado, 26 de novembro de 2016

STEAM, conectando gamers

A facilidade proporcionada pela internet nos dias de hoje fez com que as barreiras geográficas ficassem de lado, com isso, as pessoas ganharam a habilidade de se comunicar com as demais de uma forma rápida e autônoma. Com isso, comunidades são criadas de acordo com interesses, e redes vão se formando. A magnitude desse impacto provocado pela internet possibilita a criação de diversos recursos com um baixo custo, fazendo com que plataformas de conexão entre os usuários de diversas temáticas diferentes sejam criadas.
O interesse em comum dos usuários é o que define a temática de cada rede. Esses ambientes virtuais devem possuir um design que agrade o usuário, uma vez que o visual conta bastante para sua permanência na rede.
Com a crescente dos jogos para diversas plataformas, como computador e consoles, em 2003 o “cliente” da plataforma Steam foi lançado ao público, revolucionando a maneira de interagir com os “games”.

A parte técnica da revolução que a Steam causou foi gigantesca. A possibilidade de associar os jogos do usuário com a sua conta na rede acabou com a necessidade das mídias com os conteúdos. Não eram mais necessários os CDs e DVDs para instalar seus jogos, precisava, agora, apenas um “login” na sua conta e “baixar” os jogos que o usuário já havia adquirido.
A parte social foi ainda mais inovadora. O que antes os usuários faziam sozinhos, agora podiam fazer em conjunto. A possibilidade ter uma rede de contatos com os amigos, com a possibilidade de “chat” foi um grande salto, perante aos jogos que precisavam estar no mesmo local para ter a mesma experiência.
                         Imagem obtida através da plataforma STEAM

“Em 12 de setembro de 2007, a Valve lançou a Comunidade Steam (em inglês: The Steam Community), uma rede social que permite aos usuários Steam comunicarem entre si. Pode ser acessado tanto de forma independente (através do navegador ou do próprio Steam) quanto por meio de um programa visualizável sobre jogos com aceleração 3D.
Dependendo das configurações de privacidade, a página do usuário inclui informações pessoais, ligações para "Amigos", detalhes de jogos que possui, incluindo tempo de jogo, notas, e ligações para grupos (comunidades) do qual o usuário é integrante.
A ferramenta de mensagens instantâneas do Steam, suporta conversas entre duas ou mais pessoas, com voz sobre IP ponto-a-ponto. Fornece informações aprofundadas a respeito de quais jogos cada contato está jogando, permitindo que o usuário se junte a eles em jogos multi-jogadores compatíveis. ” (WIKIPEDIA)

Com isso, a plataforma faz muito sucesso entre os usuários, tendo como seu principal jogo o “DOTA 2”, um jogo de arena com multi-jogadores online. E por ser uma rede tão boa na sua temática, muitas imagens e vídeos são produzidos e compartilhados nessa plataforma, mostrando que essa rede perdurará por um bom tempo.

Referências:
wikipedia.org/wiki/Steam. Acessado em 24 de novembro de 2016.
Steam. Acessado em 24 de novembro de 2016.
França, G. Os ambientes virtuais de aprendizagem na época da hipermídia e Educação a distância. Perspectivas em Ciência da Informação
Souza, M. V.; Simon, R. M. REDES SOCIAIS E MOOCs: ANÁLISE DE MÍDIAS PARA UMA EDUCAÇÃO EM REDE. Santa Catarina: EmRede

Nenhum comentário:

Postar um comentário