A facilidade proporcionada pela internet nos dias de hoje
fez com que as barreiras geográficas ficassem de lado, com isso, as pessoas
ganharam a habilidade de se comunicar com as demais de uma forma rápida e autônoma.
Com isso, comunidades são criadas de acordo com interesses, e redes vão se
formando. A magnitude desse impacto provocado pela internet possibilita a
criação de diversos recursos com um baixo custo, fazendo com que plataformas de
conexão entre os usuários de diversas temáticas diferentes sejam criadas.
O interesse em comum dos usuários é o que define a temática
de cada rede. Esses ambientes virtuais devem possuir um design que agrade o
usuário, uma vez que o visual conta bastante para sua permanência na rede.
Com a crescente dos jogos para diversas plataformas, como
computador e consoles, em 2003 o “cliente” da plataforma Steam foi lançado ao
público, revolucionando a maneira de interagir com os “games”.
A parte técnica da revolução que a Steam causou foi
gigantesca. A possibilidade de associar os jogos do usuário com a sua conta na
rede acabou com a necessidade das mídias com os conteúdos. Não eram mais
necessários os CDs e DVDs para instalar seus jogos, precisava, agora, apenas um
“login” na sua conta e “baixar” os jogos que o usuário já havia adquirido.
A parte social foi ainda mais inovadora. O que antes os
usuários faziam sozinhos, agora podiam fazer em conjunto. A possibilidade ter
uma rede de contatos com os amigos, com a possibilidade de “chat” foi um grande
salto, perante aos jogos que precisavam estar no mesmo local para ter a mesma experiência.
Imagem obtida através da plataforma STEAM
“Em 12 de setembro de 2007, a Valve lançou a
Comunidade Steam (em inglês: The
Steam Community), uma rede social que
permite aos usuários Steam comunicarem entre si. Pode ser acessado tanto de
forma independente (através do navegador ou do
próprio Steam) quanto por meio de um programa visualizável sobre jogos com
aceleração 3D.
Dependendo das configurações de privacidade,
a página do usuário inclui informações pessoais, ligações para
"Amigos", detalhes de jogos que possui, incluindo tempo de jogo,
notas, e
ligações para grupos (comunidades) do qual o usuário é integrante.
A ferramenta de mensagens instantâneas do Steam,
suporta conversas entre duas ou mais pessoas, com voz sobre IP ponto-a-ponto. Fornece
informações aprofundadas a respeito de quais jogos cada contato está jogando,
permitindo que o usuário se junte a eles em jogos multi-jogadores compatíveis.
” (WIKIPEDIA)
Com isso, a plataforma faz muito sucesso entre os
usuários, tendo como seu principal jogo o “DOTA 2”, um jogo de arena com multi-jogadores
online. E por ser uma rede tão boa na sua temática, muitas imagens e vídeos são
produzidos e compartilhados nessa plataforma, mostrando que essa rede perdurará
por um bom tempo.
Referências:
wikipedia.org/wiki/Steam. Acessado em 24 de novembro de 2016.
Steam. Acessado em 24 de novembro de 2016.
França, G. Os ambientes virtuais de aprendizagem na época da hipermídia e Educação a distância. Perspectivas em Ciência da Informação
Souza, M. V.; Simon, R. M. REDES SOCIAIS E MOOCs:
ANÁLISE DE MÍDIAS PARA UMA EDUCAÇÃO EM REDE. Santa Catarina: EmRede
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