sábado, 26 de novembro de 2016

GAMES ACADEMY: UMA NOVA ABORDAGEM DE ENSINO NO E-SPORT

O século atual está sendo marcado pela consolidação dos conceitos de rede, ciberespaço e hipermídia como linguagem. Com isso, diversos ambientes de aprendizagem foram, e estão sendo, criados para diversos fins. Na educação, uma gama de inúmeras opções é aberta, através de diversas ferramentas e recursos que os produtores de conteúdo têm à disposição para construir um ambiente interativo, com uma boa usabilidade, acessibilidade e autonomia para seus usuários. Com todos esses recursos, diversos ambientes de aprendizagens foram criados. O baixo custo e a fácil forma de propagação, proporcionada pela facilidade e conectividade das redes sociais atuais, tornam atrativos a criação desses ambientes.

Mas não é só no âmbito acadêmico que esses ambientes vêm se destacando. Assim como as redes sociais quebraram barreiras entre as pessoas e as conectaram, os jogos começaram a ter essa perspectiva. Hoje em dia é muito comum que os jovens estejam conectados através de plataformas de jogos. Diversas dessas plataformas foram criadas, algumas dentro do próprio jogo, outras, plataformas que abrangem vários "games" e faz a conexão numa comunidade bem maior. Dentre as maiores, a Steam é uma das mais conhecidas por ser muito eficiente e conciso no que propõe. 
Juntando esse cenário o qual a hipermídia ajuda a desenvolver ambientes inovadores para a educação com o crescimento do e-sports (esportes eletrônicos), a GamersClub (GC), uma comunidade desenvolvida para jogadores que desejam levar seu conhecimento de seu jogo a outro nível, criou a Games Academy (GA).

                                                                      Imagem obtida no site da Gamers Club

A Games Academy é uma plataforma que propõe a melhora de seus usuários nos seus respectivos jogos. Atualmente (2016), possui aulas para dois diferentes jogos, que são: Counter-Strike Global Offensive (CS:GO) e League of Legends. Dentre diversos jogos, existe uma explicação para a GA abordar especificamente esses dois. League of Legends é o e-Sport mais famoso e jogado no momento, com isso, é imprescindível sua presença. Já o CS:GO é o motivo da GC  ter sido criada, além do mais, é o e-Sport que tem seu cenário dominado por um time brasileiro.

                                                                 Imagem obtida no site da Games Academy
                                                                               Imagem obtida no site hltv.org

Para o jogo CS:GO, a Games Academy conta com dois ícones do cenário brasileiro do jogo; um deles é o jogador do melhor time do mundo, atualmente, Gabriel "FalleN" Toledo, o outro, é, como ele próprio gosta de se denominar, um estudante do jogo, o famoso "Pink Freud". Enquanto o primeiro joga no cenário competitivo e representa o país nas competições, Pink Freud tem como função estudar o jogo, criando teorias e estratégias, para seus estudantes. 
Uma explicação melhor sobre o jogo pode dar uma esclarecida na função da G.A. no âmbito de ambiente virtual de aprendizagem. O modo competitivo é o mais popular, e seu aprimoramento, é o objetivo dos usuários da academia de games. 

O vídeo acima explica bem como funciona o jogo. Porém o que jogadores profissionais e estudantes do jogo tem para ajudar outros jogadores? 
O jogo é baseado num confronto de cinco pessoas jogando pelo lado dos contra-terroristas e cinco jogando pelo lado dos terroristas. O objetivo dos terroristas é armar uma bomba, enquanto o objetivo dos contra-terroristas é desarmar essa bomba, ou não permitir que isso aconteça. Ganha a rodada o time que cumprir seu objetivo ou matar os cinco adversários, caso o objetivo principal não tenha sido executado.
No cenário competitivo existem sete mapas, todos com duas áreas para armar a bomba. Os mapas diferem entre si, fazendo com que as estratégias sejam distinstas entre eles. 
Os pontos mais abordados nessa plataforma de ensino são:
-Pixels para jogar as granadas: existem quatro tipos de granadas disponíveis no jogo: granada explosiva, granada de fumaça, granada de luz e granada incendiária (ou molotov), saber o ponto exato que deve-se lançar tais granadas é de grande impacto para qualquer tipo de estratégia.
-Entradas em bomb-sites e domínios de setores chaves do mapa: bomb-sites são os locais onde a bomba deve ser armada, saber como adentrar nesses locais é de extrema importância para os "terroristas", uma vez que seus adversários estarão esperando por eles para impedir que isso aconteça, numa posição mais privilegiada. Já o domínio de setores chaves é tão importante quanto saber entrar nos bomb-sites, uma vez que quando existe certas regiões dominadas por algum dos times, uma vantagem considerável é obtida. 
-Aspectos técnicos: o recuo da arma, como as balas se projetam quando uma rajada é disparada, nome dos posicionamentos nos mapas, como se comunicar com seu time, entre outros.

                                                                Imagem obtida no site da Games Academy                                                 
Com isso, a Games Academy revolucionou o cenário nacional de Counter-Strike: Global Offensive, levando a experiencia dos jogadores a um nível muito mais elevado e estudado, potencializando sua diversão e a competição no cenário.

Referências:

http://www.hltv.org/ranking/teams/2016/november/21/. Acessado em 26 de novembro de 2016.
https://gamersclub.com.br/. Acessado em 26 de novembro de 2016.
https://gamesacademy.com.br/cursos. Acessado em 26 de novembro de 2016.
https://gamesacademy.com.br/faq. Acessado em 26 de novembro de 2016.
http://counterstrike.wikia.com/wiki/Competitive. Acessado em 26 de novembro de 2016.
França, G. Os ambientes virtuais de aprendizagem na época da hipermídia e Educação a distânciaPerspectivas em Ciência da Informação
Souza, M. V.; Simon, R. M. REDES SOCIAIS E MOOCs: ANÁLISE DE MÍDIAS PARA UMA EDUCAÇÃO EM REDE. Santa Catarina: EmRede

Nenhum comentário:

Postar um comentário