sexta-feira, 25 de novembro de 2016

A interação e o crescimento da relação do ser humano com as redes sociais digitais

O artigo aborda a relação da evolução dos sujeitos que utilizam a internet e interagem através de plataformas denominadas redes sociais, disponibilizadas no ambiente virtual. Os propósitos e razões para o uso de mídias sociais entre eles estão à geração de conhecimento e desenvolvimento de aprendizagem em rede, conectando pessoas geograficamente distantes ou não.

Segundo os slides do AtilaVelo (2016), profissional de Marketing Digital, disponível no site: http://pt.slideshare.net/atilavelo/a-histria-das-mdias-sociais-atila-velo, o primeiro sistema de interação entre usuários surgiu entre 1970 e 1990, o chamado BBS (Bulletin Borad System), que era um servidor que recebia conexões via linha telefônica, onde os usuários poderiam fazer downloads e uploads de arquivos, trocando mensagens por fóruns, ler noticias e jogar jogos, resumindo: interagirem com outra pessoa virtualmente.

Em seguida, surgiu o sistema Usenet, que permitia que os usuários compartilhassem artigos entre si, eram servidores online, diferente de servidores centralizados como o BBS. Depois diversos outros servidores online surgiram, popularizando assim o espaço virtual como um meio para discussões e conhecer outras pessoas, através de bate papos e fóruns.

No começo de 1990 o IRC apareceu tomando o espaço dos dois sistemas anteriormente citados. Isso ocorreu pelo fato de que o IRC possibilitou a troca de mensagens instantâneas, criando grandes comunidades de usuários, compartilhando várias notícias, links e arquivos com pessoas do mundo inteiro. Os compartilhadores de arquivos grandes como Napster também cresceram, gerando sempre muitos debates a respeito de direitos autorais, visto que os usuários compartilhavam arquivos sem muitas vezes saberem a fonte.
Um fato marcante desse período de surgimento e crescimento das mídias sociais foi, segundo TecMundo (2012): “ o fato mais marcante desse período foi quando a America Online (AOL), em 1985, passou a fornecer ferramentas para que as pessoas criassem perfis virtuais nos quais podiam descrever a si mesmas e criar comunidades para troca de informações e discussões sobre os mais variados assuntos. Anos mais tarde (mais precisamente 1997), a empresa implementou um sistema de mensagens instantâneas, o pioneiro entre os chats e a inspiração dos “menssengers” que utilizamos agora.”

Em 1994 aparecem os primeiros traços das redes sociais no lançamento do GeoCities. O conceito desse serviço era fornecer recursos para que as pessoas pudessem criar suas próprias páginas na web, sendo categorizadas de acordo com a sua localização. Ele chegou a ter 38 milhões de usuários, foi adquirido pela Yahoo! cinco anos depois e foi fechado sete anos atrás (2009).
Já segundo o Diário do Grande ABC, O ClassMates (colegas, em inglês) é considerado a primeira rede social. Foi criado em 1995 pelo norte-americano Randy Conrads para reunir amigos da escola e faculdade. O serviço era pago, mas fez muito sucesso na época entre usuários dos Estados Unidos e Canadá. Existe até hoje.
Dois anos depois, em 1997 surgiu o Six Degrees, de Andrew Weinreich, um rede social mais parecida com as atuais com envio de mensagens, publicação em murais e a possibilidade de adicionar contatos. Nos anos seguintes apareceram o Friendster (2002), que e os mais conhecidos MySpace (2003), que permite compartilhar músicas e fotos e o LinkedIn (2003), com o objetivo de reunir contatos profissionais.  Matéria completa em: http://www.dgabc.com.br/Noticia/462216/qual-foi-a-primeira-rede-social
Outras mídias sociais famosas que surgiram no começo da década de 2000 foram: Fotolog (2002), gerando o compartilhamento de fotos por meio de blogs pessoais, o metacafe (2002) que permitia o compartilhamento de vídeos entre usuários, o last.fm (2002), que tinha como propósito proporcionar as pessoas criarem suas playlists musicais e personalizarem de acordo com seus gostos, ao mesmo tempo que interagiriam com outras pessoas, compartilhando e as deixando disponíveis.
No Brasil, a rede social que realmente se tornou bastante popular foi o Orkut (2004), que leva o nome do dono, o engenheiro turco Orkut Büyükkökten.  Ainda no ano de 2004, um mês depois, surgiu o Facebook, criado por Mark Zuckerberg e amigos da universidade. No começo, era apenas para alunos de Harvard, depois sendo disponível para usuários do mundo inteiro a partir de uma certa idade.
Em abril desse ano, conforme tratado na matéria do site da globo: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2016/04/facebook-atinge-marca-de1-bilhao-de-usuarios-todos-os-dias.html, o Facebook chegou a marca de 1,6 bilhões de usuários no mundo inteiro. Já no Brasil o número é de cerca de 99 milhões de usuários que usam frequentemente a rede social, o que representa que 8 a cada 10 pessoas no Brasil estão conectadas no Facebook. O Facebook é detentor das mídias sociais Instagram e Whatsapp, esse último que também conta com uma fatia grande de mercado que tem aproximadamente 1 bilhão de usuários, conforme o link: http://www.guiase.com.br/numeros-do-facebook-e-whatsapp-surpreendem-no-brasil-e-no-mundo/.
Percebe-se que as mídias sociais, o número de usuários e as interações entre os mesmos está em constante crescimento, segundo um relatório feito pelo Facebook em 2015, conforme https://tecnoblog.net/192063/internet-brasil-mundo-facebook/ aborda nesse artigo, 3,2 bilhões de pessoas tem acesso a internet no mundo, representando 43% do total da população. É um crescimento bastante expressivo quando se compara a 20 anos atrás, quando nem metade desse número tinha acesso aos meios digitais.
Entretanto, o Facebook quer fazer esse número ser ainda mais expressivo e para isso definiu quatro vertentes para quebrar as barreiras do acesso à internet:
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     - Disponibilidade - que requer proximidade à infraestrutura necessária para acessar a rede;
·    - Acessibilidade - depende do custo para ter acesso à rede, o que também varia com a distribuição de renda de cada país;
·      - Relevância - um motivo para acessar a internet, como o consumo de conteúdo disponível em uma língua primária;
·       - Preparação - capacidade de acessar a internet, que depende da aptidão, compreensão da estrutura e da aceitação cultural de determinada população em relação à rede.
Com isso, o Facebook vai em busca de parcerias com governos para que consiga cada vez mais permitir o acesso de um maior número de pessoas virtualmente.




REFERÊNCIAS
http://www.guiase.com.br/numeros-do-facebook-e-whatsapp-surpreendem-no-brasil-e-no-mundo/. Acesso em: 25 nov. 2016.




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