O artigo aborda
a relação da evolução dos sujeitos que utilizam a internet e interagem através
de plataformas denominadas redes sociais, disponibilizadas no ambiente virtual.
Os propósitos e razões para o uso de mídias sociais entre eles estão à geração
de conhecimento e desenvolvimento de aprendizagem em rede, conectando pessoas
geograficamente distantes ou não.
Segundo os
slides do AtilaVelo (2016), profissional de Marketing Digital, disponível no
site: http://pt.slideshare.net/atilavelo/a-histria-das-mdias-sociais-atila-velo,
o primeiro sistema de interação entre usuários surgiu entre 1970 e 1990, o
chamado BBS (Bulletin Borad System), que
era um servidor que recebia conexões via linha telefônica, onde os usuários poderiam
fazer downloads e uploads de arquivos, trocando mensagens por fóruns, ler
noticias e jogar jogos, resumindo: interagirem com outra pessoa virtualmente.
Em seguida,
surgiu o sistema Usenet, que permitia que os usuários compartilhassem artigos
entre si, eram servidores online, diferente de servidores centralizados como o
BBS. Depois diversos outros servidores online surgiram, popularizando assim o
espaço virtual como um meio para discussões e conhecer outras pessoas, através
de bate papos e fóruns.
No começo de
1990 o IRC apareceu tomando o espaço dos dois sistemas anteriormente citados. Isso
ocorreu pelo fato de que o IRC possibilitou a troca de mensagens instantâneas,
criando grandes comunidades de usuários, compartilhando várias notícias, links
e arquivos com pessoas do mundo inteiro. Os compartilhadores de arquivos grandes
como Napster também cresceram, gerando sempre muitos debates a respeito de
direitos autorais, visto que os usuários compartilhavam arquivos sem muitas
vezes saberem a fonte.
Um fato marcante
desse período de surgimento e crescimento das mídias sociais foi, segundo
TecMundo (2012): “ o fato mais marcante desse período foi quando a America
Online (AOL), em 1985, passou a fornecer ferramentas para que as pessoas
criassem perfis virtuais nos quais podiam descrever a si mesmas e criar
comunidades para troca de informações e discussões sobre os mais variados
assuntos. Anos mais tarde (mais precisamente 1997), a empresa implementou um
sistema de mensagens instantâneas, o pioneiro entre os chats e a inspiração dos
“menssengers” que utilizamos agora.”
Em 1994 aparecem
os primeiros traços das redes sociais no lançamento do GeoCities. O conceito
desse serviço era fornecer recursos para que as pessoas pudessem criar suas
próprias páginas na web, sendo categorizadas de acordo com a sua localização.
Ele chegou a ter 38 milhões de usuários, foi adquirido pela Yahoo! cinco anos
depois e foi fechado sete anos atrás (2009).
Já segundo o Diário
do Grande ABC, O ClassMates (colegas, em inglês) é considerado a primeira rede
social. Foi criado em 1995 pelo norte-americano Randy Conrads para reunir
amigos da escola e faculdade. O serviço era pago, mas fez muito sucesso na
época entre usuários dos Estados Unidos e Canadá. Existe até hoje.
Dois anos depois, em
1997 surgiu o Six Degrees, de Andrew Weinreich, um rede social mais parecida
com as atuais com envio de mensagens, publicação em murais e a possibilidade de
adicionar contatos. Nos anos seguintes apareceram o Friendster (2002), que e os
mais conhecidos MySpace (2003), que permite compartilhar músicas e fotos e o
LinkedIn (2003), com o objetivo de reunir contatos profissionais. Matéria completa em: http://www.dgabc.com.br/Noticia/462216/qual-foi-a-primeira-rede-social
Outras mídias sociais
famosas que surgiram no começo da década de 2000 foram: Fotolog (2002), gerando
o compartilhamento de fotos por meio de blogs pessoais, o metacafe (2002) que
permitia o compartilhamento de vídeos entre usuários, o last.fm (2002), que
tinha como propósito proporcionar as pessoas criarem suas playlists musicais e
personalizarem de acordo com seus gostos, ao mesmo tempo que interagiriam com
outras pessoas, compartilhando e as deixando disponíveis.
No Brasil, a rede
social que realmente se tornou bastante popular foi o Orkut (2004), que leva o
nome do dono, o engenheiro turco Orkut Büyükkökten. Ainda no ano de 2004, um mês depois, surgiu o
Facebook, criado por Mark Zuckerberg e amigos da universidade. No começo, era
apenas para alunos de Harvard, depois sendo disponível para usuários do mundo
inteiro a partir de uma certa idade.
Em abril desse
ano, conforme tratado na matéria do site da globo: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2016/04/facebook-atinge-marca-de1-bilhao-de-usuarios-todos-os-dias.html,
o Facebook chegou a marca de 1,6 bilhões de usuários no mundo inteiro. Já no
Brasil o número é de cerca de 99 milhões de usuários que usam frequentemente a
rede social, o que representa que 8 a cada 10 pessoas no Brasil estão
conectadas no Facebook. O Facebook é detentor das mídias sociais Instagram e
Whatsapp, esse último que também conta com uma fatia grande de mercado que tem
aproximadamente 1 bilhão de usuários, conforme o link: http://www.guiase.com.br/numeros-do-facebook-e-whatsapp-surpreendem-no-brasil-e-no-mundo/.
Percebe-se que
as mídias sociais, o número de usuários e as interações entre os mesmos está em
constante crescimento, segundo um relatório feito pelo Facebook em 2015,
conforme https://tecnoblog.net/192063/internet-brasil-mundo-facebook/
aborda nesse artigo, 3,2 bilhões de pessoas tem acesso a internet no mundo,
representando 43% do total da população. É um crescimento bastante expressivo
quando se compara a 20 anos atrás, quando nem metade desse número tinha acesso
aos meios digitais.
Entretanto, o
Facebook quer fazer esse número ser ainda mais expressivo e para isso definiu
quatro vertentes para quebrar as barreiras do acesso à internet:
·
- Disponibilidade - que requer proximidade à
infraestrutura necessária para acessar a rede;
· - Acessibilidade - depende do custo para ter
acesso à rede, o que também varia com a distribuição de renda de cada país;
· - Relevância - um motivo para acessar a internet,
como o consumo de conteúdo disponível em uma língua primária;
· - Preparação - capacidade de acessar a internet,
que depende da aptidão, compreensão da estrutura e da aceitação cultural de
determinada população em relação à rede.
Com isso, o Facebook
vai em busca de parcerias com governos para que consiga cada vez mais permitir
o acesso de um maior número de pessoas virtualmente.
REFERÊNCIAS
https://www.tecmundo.com.br/redes-sociais/33036-a-historia-das-redes-sociais-como-tudo-comecou.htm. Acesso em: 25 nov. 2016.
http://pt.slideshare.net/atilavelo/a-histria-das-mdias-sociais-atila-velo. Acesso em: 25 nov. 2016.
http://www.dgabc.com.br/Noticia/462216/qual-foi-a-primeira-rede-social. Acesso em: 25 nov. 2016.
https://tecnoblog.net/192063/internet-brasil-mundo-facebook/. Acesso em: 25 nov. 2016.
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2016/04/facebook-atinge-marca-de1-bilhao-de-usuarios-todos-os-dias.html. Acesso em: 25 nov. 2016.
http://www.guiase.com.br/numeros-do-facebook-e-whatsapp-surpreendem-no-brasil-e-no-mundo/. Acesso em: 25 nov. 2016.
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