quinta-feira, 9 de julho de 2015

Redes sociais como estratégia competitiva


A Internet surgiu como um grande facilitador da comunicação através da sua amplitude geográfica e da rapidez com que as informações circulam em seu meio. Uma de suas principais funções é a interação virtual que acontece entre pessoas e empresas conectadas por meio das redes sociais, a fim de compartilhar conhecimentos, interesses e experiências. As redes podem ser de diversos tipos, desde redes de relacionamento, profissionais, até redes organizacionais.



No que diz respeito às redes sociais organizacionais, as empresas utilizam este meio com objetivo de aumentar o alcance de sua imagem, fazendo com que uma quantidade maior de pessoas crie interesse pelo produto ou serviço que elas oferecem. Essa “competição globalizada” que a internet proporciona faz com que as atividades empresariais se expandam para novos mercados, através da sua flexibilidade e capacidade de inovação. Uma vantagem para a empresa é que, o processo de venda ao acontecer “on-line”, diminui a necessidade de se ter a presença física do vendedor, o que reduz seus custos e cria maior vantagem competitiva.



Vale ressaltar que para as redes sociais contribuírem de forma efetiva, a organização precisa estar atenta ao seu ambiente interno e externo, buscando ter controle das variáveis que influenciam no seu desempenho e criar ações que facilitem a integração dos ambientes. Para isso, as pessoas que compõe a empresa devem estar unidas em busca de um propósito comum, que é a geração de lucro. A partir daí surge a necessidade de criar meios virtuais de comunicação, mantê-los ativos e consolidá-los no mercado que está em constante mudança.

Portanto, a utilização de perfis pelas marcas é um importante instrumento de aproximação entre a empresa e seu consumidor final, sendo as ferramentas de marketing um fator-chave essencial para desenvolver técnicas que façam do ambiente virtual seu forte aliado. Cabe então ao marketing criar campanhas e ações estratégicas que chamem a atenção do usuário que está na rede, fazendo com que ele se sinta atraído, busque a necessidade de compra e a efetue somente através da divulgação de tal produto.

A partir do momento que o consumidor tem a experiência de compra em uma determinada empresa, e pelo fato de a Internet proporcionar a liberdade de expressão, o usuário tem a possibilidade de divulgar sua opinião acerca do produto comprado, do atendimento, do serviço pós venda, entre outros. Com isso, as redes sociais se tornam um importante fator para se conhecer a reputação das marcas, bem como saber do seu histórico de atendimentos nas soluções de eventuais problemas. Através desse feedback, as organizações passam a entender a visão do consumidor e o que ele busca. Como consequência, ela tem condições de aperfeiçoar seus processos, prestar atendimentos personalizados, gerando assim maior satisfação e possível fidelização do cliente.



Entretanto, da mesma maneira que a rede social pode trazer benefícios para a marca, alguns fatores precisam ser observados para que não prejudiquem todo o processo de conquista do consumidor. Portanto, a empresa deve estar atenta e utilizar meios para a divulgação de seus produtos ou serviços de modo que o usuário não sinta que sua página na Internet foi “invadida”. Não menos importante, é necessário o acompanhamento contínuo principalmente no que diz respeito a comentários negativos associados à marca e, para isso, pode-se estabelecer políticas de monitoramento e segurança da sua imagem nas redes sociais.


Aluna: Sabrina Fonseca Nerbass
Disciplina: Redes Sociais e Virtuais

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