Ninguém mais questiona o impacto das redes sociais nas
empresas e na forma das pessoas interagirem umas com as outras, na mudança de
hábitos e, até mesmo de etiquetas sociais.
Com a Internet, surgiram novas tecnologias, novos modelos de
negócio e novos produtos, impactando também as chamadas mídias tradicionais,
como a televisão e o rádio. O “mundo virtual” vem se tornando cada vez mais
importante, e, em alguns casos, transformou-se no principal canal de
comunicação das empresas com seus consumidores. O consumidor passou a poder
dialogar, gerar informações, e influenciar o processo de comunicação das
empresas. Isso representa uma mudança profunda no modelo de comunicação
tradicional.
Atualmente, a Internet está presente em praticamente todas
as organizações. Hoje ela é ferramenta indispensável para a realização das
transações sociais e econômicas no mundo. O futuro ampliará ainda mais sua
importância, pois o modo como as pessoas lidam com a tecnologia passará por
muitas transformações
A emergência das mídias sociais digitais tem favorecido o
processo de comunicação, ao facilitar o compartilhamento de informações sobre
os mais diferentes assuntos, como bens, serviços, e sobre organizações.
Podemos citar como os principais impactos:
1. Diminuição das organizações: as mídias sociais irão
tornar as barreiras hierárquicas cada vez mais tênues e expandir as habilidades
dos usuários de se conectar com pessoas que realizam o melhor trabalho – não
importando o tipo de tarefa ou função que o funcionário desempenhe.
As mídias sociais irão quebrar tais barreiras,
proporcionando igualdade de acesso às informações em todos os níveis e funções
de trabalho. Os CEO’s irão perceber que as ideias mais inteligentes da
organização surgem de forma inesperada.
2. Os seus clientes serão a maior, e mais ativa, parte da
comunidade: organizações experientes têm utilizado as redes sociais como forma
de aproveitar o feedback e informar o desenvolvimento de estratégias de
produtos. Essa tendência deverá crescer e se tornar main stream.
Um dos fatores que fazem as mídias sociais digitais se
destacarem frente aos outros tipos de mídia é a capacidade de agregar
informações sobre os usuários. Percebe-se que eles compartilham voluntariamente
uma grande variedade de dados, a maior parte deles úteis para transações
comerciais.
O comportamento dos consumidores é influenciado pelas
informações compartilhadas por meio das mídias sociais digitais. Eles têm
acesso a opiniões, informações, avaliações antes de efetuar uma transação
comercial. De acordo com estudos, 65% dos consumidores que tiveram uma
experiência digital mudaram a percepção que tinham sobre determinada marca e
97% já foram influenciados no momento de compra por experiências digitais.
3. Uma rede social interna substituirá a intranet: assim
como a intranet evoluiu a partir da internet pública, também existem redes
sociais internas que evoluírão a partir de plataformas como Twitter e o
Facebook. As empresas passarão a utilizar as redes sociais internas como principal
plataforma de comunicação.
A utilização das redes sociais para disseminar informações
empresariais, formação de equipes e conhecimento e para capturar e transferir
será a regra, não a exceção.
4. O marketing funcional irá se expandir: as mídias sociais
fazem com que qualquer pessoa da empresa seja um “marketeiro” em potencial.
Funcionários não fazem comerciais à noite ou projetam anúncios aos finais de
semana, mas o aproveitamento das redes sociais dos funcionários, que,
voluntariamente, falam da empresa na rede, é uma grande oportunidade para a
companhia.
Obviamente que os novos desafios exigirão que a empresa
tenha políticas definidas e ofereça treinamento e orientações para garantir que
as mensagens estarão de acordo com a imagem corporativa suas metas e negócios.
Os impactos das mídias sociais digitais na comunicação
organizacional são amplos. Novas plataformas têm contribuído, dentro do
ambiente corporativo, para questionar as práticas de comunicação, que há muito
se encontravam estagnadas. Desde a popularização da Internet, as empresas não
percebiam estar diante de um desafio tão importante. As mudanças na comunicação
organizacional não se limitam às áreas que detêm a gestão da comunicação da
empresa.
Portanto, é preciso que os gestores compreendam como as
mídias sociais digitais impactam os processos organizacionais como um todo e,
no limite, levar à modificação da estrutura da empresa, ainda que inicialmente
alterem apenas os processos de comunicação.
Mayara Bernardes
Fontes:
- NOGUEIRA, A. R. R.;CHIMENTI, P. C. P. S.; MAZZON, J. A.. Os Impactos das Mídias Sociais Digitais na Comunicação Organizacional das Empresas do Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.
- Redes Sociais nas Empresas - http://wyse.com.br/2011/11/redes-sociais-nas-empresas/
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