quarta-feira, 8 de julho de 2015

O impacto das mídias sociais nas empresas


Ninguém mais questiona o impacto das redes sociais nas empresas e na forma das pessoas interagirem umas com as outras, na mudança de hábitos e, até mesmo de etiquetas sociais.
Com a Internet, surgiram novas tecnologias, novos modelos de negócio e novos produtos, impactando também as chamadas mídias tradicionais, como a televisão e o rádio. O “mundo virtual” vem se tornando cada vez mais importante, e, em alguns casos, transformou-se no principal canal de comunicação das empresas com seus consumidores. O consumidor passou a poder dialogar, gerar informações, e influenciar o processo de comunicação das empresas. Isso representa uma mudança profunda no modelo de comunicação tradicional.
Atualmente, a Internet está presente em praticamente todas as organizações. Hoje ela é ferramenta indispensável para a realização das transações sociais e econômicas no mundo. O futuro ampliará ainda mais sua importância, pois o modo como as pessoas lidam com a tecnologia passará por muitas transformações
A emergência das mídias sociais digitais tem favorecido o processo de comunicação, ao facilitar o compartilhamento de informações sobre os mais diferentes assuntos, como bens, serviços, e sobre organizações.

Podemos citar como os principais impactos:

1. Diminuição das organizações: as mídias sociais irão tornar as barreiras hierárquicas cada vez mais tênues e expandir as habilidades dos usuários de se conectar com pessoas que realizam o melhor trabalho – não importando o tipo de tarefa ou função que o funcionário desempenhe.
As mídias sociais irão quebrar tais barreiras, proporcionando igualdade de acesso às informações em todos os níveis e funções de trabalho. Os CEO’s irão perceber que as ideias mais inteligentes da organização surgem de forma inesperada.

2. Os seus clientes serão a maior, e mais ativa, parte da comunidade: organizações experientes têm utilizado as redes sociais como forma de aproveitar o feedback e informar o desenvolvimento de estratégias de produtos. Essa tendência deverá crescer e se tornar main stream.
Um dos fatores que fazem as mídias sociais digitais se destacarem frente aos outros tipos de mídia é a capacidade de agregar informações sobre os usuários. Percebe-se que eles compartilham voluntariamente uma grande variedade de dados, a maior parte deles úteis para transações comerciais.
O comportamento dos consumidores é influenciado pelas informações compartilhadas por meio das mídias sociais digitais. Eles têm acesso a opiniões, informações, avaliações antes de efetuar uma transação comercial. De acordo com estudos, 65% dos consumidores que tiveram uma experiência digital mudaram a percepção que tinham sobre determinada marca e 97% já foram influenciados no momento de compra por experiências digitais.

3. Uma rede social interna substituirá a intranet: assim como a intranet evoluiu a partir da internet pública, também existem redes sociais internas que evoluírão a partir de plataformas como Twitter e o Facebook. As empresas passarão a utilizar as redes sociais internas como principal plataforma de comunicação.
A utilização das redes sociais para disseminar informações empresariais, formação de equipes e conhecimento e para capturar e transferir será a regra, não a exceção.

4. O marketing funcional irá se expandir: as mídias sociais fazem com que qualquer pessoa da empresa seja um “marketeiro” em potencial. Funcionários não fazem comerciais à noite ou projetam anúncios aos finais de semana, mas o aproveitamento das redes sociais dos funcionários, que, voluntariamente, falam da empresa na rede, é uma grande oportunidade para a companhia.
Obviamente que os novos desafios exigirão que a empresa tenha políticas definidas e ofereça treinamento e orientações para garantir que as mensagens estarão de acordo com a imagem corporativa suas metas e negócios.

Os impactos das mídias sociais digitais na comunicação organizacional são amplos. Novas plataformas têm contribuído, dentro do ambiente corporativo, para questionar as práticas de comunicação, que há muito se encontravam estagnadas. Desde a popularização da Internet, as empresas não percebiam estar diante de um desafio tão importante. As mudanças na comunicação organizacional não se limitam às áreas que detêm a gestão da comunicação da empresa.

Portanto, é preciso que os gestores compreendam como as mídias sociais digitais impactam os processos organizacionais como um todo e, no limite, levar à modificação da estrutura da empresa, ainda que inicialmente alterem apenas os processos de comunicação.

Mayara Bernardes

Fontes: 
NOGUEIRA, A. R. R.;CHIMENTI, P. C. P. S.; MAZZON, J. A.. Os Impactos das Mídias Sociais Digitais na Comunicação Organizacional das Empresas do Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.
- Redes Sociais nas Empresas - http://wyse.com.br/2011/11/redes-sociais-nas-empresas/

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