Hoje as
redes sociais possuem uma influência muito grande na sociedade, pois as pessoas
consideram cada vez mais a opinião de seus amigos e familiares. Assim novas formas de divulgação estão invadindo
as redes sociais, principalmente o Facebook. Segundo Ferreira e Pagnoncelli
(2015)
“O F-commerce
é um formato de marketing digital que permite divulgar fotos, mensagens e
características dos produtos, e caso entenda-se necessário, pode-se até ser
criada uma loja virtual dentro do Facebook, com a vantagem de pertencer a uma
rede de usuários dentro de uma das mais famosas redes sociais do mundo.”
Assim as empresas estão aproveitando esta forma de divulgação para disseminar sua
marca. A ideia é a de buscar o cliente no local onde ele está, oferencendo seus
produtos de forma dinâmica e não permanecendo imóvel como diversas paginas de
e-comerce, aguardando os clientes.
Segundo estudos
realizado pela revista exame Levando-se em consideração o processo de compra, existe
uma elevada confiança nos amigos e familiares em indicações de produtos: 72%
discutem sobre produtos nas redes sociais e possuem familiaridade em compras
online.
As compras
através do F-commerce também possibilita atingir nichos específicos pois, As ferramentas de publicidade do Facebook ou a dinâmica
social permitem que os lojistas, sendo eles grandes ou pequenos, alcancem seu
público com baixo investimento.
A pesquisa publicada na revista exame
ainda mostra que o potencial do F-commerce no Brasil é grande, cerca de 90% dos
usuários da rede social teriam interesse em ferramentas de indicação e
comentários de produtos com objetivo de compartilhar suas escolhas e melhorar
seu processo de compra.
Kamille Petry
fontes:
- FERREIRA, Guilherme Machado; PAGNONCELLI, SÉrgio
Henrique. F-COMMERCE NA FLORIPAPET: Uso
da rede social para o alcance de clientes. 2015. 69 f. TCC (Graduação) - Curso
de Administração, Cad, Ufsc, Florianopolis, 2015.
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