quarta-feira, 8 de julho de 2015

F-commerce... o que é isso?


Hoje as redes sociais possuem uma influência muito grande na sociedade, pois as pessoas consideram cada vez mais a opinião de seus amigos e familiares.  Assim novas formas de divulgação estão invadindo as redes sociais, principalmente o Facebook. Segundo Ferreira e Pagnoncelli (2015)
“O F-commerce é um formato de marketing digital que permite divulgar fotos, mensagens e características dos produtos, e caso entenda-se necessário,  pode-se até ser criada uma loja virtual dentro do Facebook, com a vantagem de pertencer a uma rede de usuários dentro de uma das mais famosas redes sociais do mundo.”

Assim as empresas estão aproveitando esta forma de divulgação para disseminar sua marca. A ideia é a de buscar o cliente no local onde ele está, oferencendo seus produtos de forma dinâmica e não permanecendo imóvel como diversas paginas de e-comerce, aguardando os clientes.


Segundo estudos realizado pela revista exame Levando-se em consideração o processo de compra, existe uma elevada confiança nos amigos e familiares em indicações de produtos: 72% discutem sobre produtos nas redes sociais e possuem familiaridade em compras online.


As compras através do F-commerce também possibilita atingir nichos específicos pois, As ferramentas de publicidade do Facebook ou a dinâmica social permitem que os lojistas, sendo eles grandes ou pequenos, alcancem seu público com baixo investimento. 

A pesquisa publicada na revista exame ainda mostra que o potencial do F-commerce no Brasil é grande, cerca de 90% dos usuários da rede social teriam interesse em ferramentas de indicação e comentários de produtos com objetivo de compartilhar suas escolhas e melhorar seu processo de compra.


Kamille Petry

fontes:
- FERREIRA, Guilherme Machado; PAGNONCELLI, SÉrgio Henrique. F-COMMERCE NA FLORIPAPET: Uso da rede social para o alcance de clientes. 2015. 69 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Cad, Ufsc, Florianopolis, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário