terça-feira, 7 de julho de 2015

O Moodle e as comunidades virtuais de aprendizagem

O Moodle e as comunidades virtuais de aprendizagem

O artigo “Moodle e as comunidades virtuais de aprendizagem” comenta sobre a ferramenta de aprendizagem Moodle, muito utilizada em Universidades. A importância e a funcionalidade da plataforma de gestão de ensino/aprendizagem é ressaltada e apresentada através de um estudo de caso onde o Moodle é utilizado em uma disciplina de Engenharia Geológica em Portugal.
Primeiramente o artigo ressalta a internet na Era do Conhecimento e os sistemas de Educação.
Quando Toffler perspectivava que "os nossos sistemas de educação de massas se tornaram em larga medida obsoletos (...) a educação exigirá uma proliferação de novos canais e um enorme aumento da diversidade dos programas. Um sistema rico em escolha terá de substituir o pobre, a fim de que as escolas possam preparar as pessoas para uma vida decente na nova sociedade da Terceira Vaga (...) os laços entre a educação e os seis princípios do novo sistema mediático - interatividade, mobilidade, convertibilidade, conectividade, ubiquidade e globalização - praticamente não foram explorados. No séc. XXI nenhuma economia poderá funcionar sem uma infraestrutura eletrônica também ela do século XXI, envolvendo computadores, comunicação de dados e os outros. Isto exige uma população tão familiarizada com essa infraestrutura informacional como o foi com automóveis, estradas, autoestradas, comboios e a infraestrutura de transporte do período fabril" Toffler (1990 apud Legoinha et al 2006).
A disponibilização de grande quantidade de informação, acessível permanentemente, a baixo custo, e em qualquer lugar com ligação à internet, criou grande expectativa de poder melhorar, rapidamente, a literária de faixas significativas da população estudantil através do e-learning — educação por recurso a meios eletrônicos (páginas na internet, e-mail, redes sociais, etc.).
Martin, graduando de informática, lancou em 1999 a primeira versão do Moodle (modular object-oriented dynamic learning environment) cuja base pedagógica é a abordagem social-contracionista, e o conceito fundamental consiste numa página, onde professores disponibilizam recursos e desenvolvem atividades com e para os alunos.
Os fóruns do Moodle podem ser estruturados de diversas maneiras (discussão geral, uma única discussão, sem respostas, etc.) e podem permitir classificação de cada mensagem, (inclusivamente pelos alunos). As mensagens podem incluir anexos (imagem, pdf, doc, vídeo, audio, zip). Algumas funcionalidades principais do moodle são: Trabalho, onde o professor pode comentar os materiais postados; chat que facilita a comunicação aluno/professor; referendo que pode ser utilizado como recolha de opinião; diálogo que permite a comunicação privada entre dois alunos; glossário que permite a criação de dicionários entre outros.
Quanto ao estudo de caso o Moodle foi utilizado na docência de Geologia de Portugal, das Licenciaturas em Engenharia Geológica e em Ensino de Ciências da Natureza, no ano letivo de 2005-2006. Na disciplina houve aulas teóricas e práticas, onde todo o material utilizado era postado na plataforma. Os alunos sentiram na prática os benefícios da plataforma que antes não era utilizada na disciplina. Uma aluna cita: “Tendo por base a minha experiência do ano passado em comparação com o novo método deste ano, penso que a cadeira de Geologia de Portugal, melhorou significativamente”.
Podemos concluir que a melhoria do ensino através da utilização do Moodle é muito significante para a educação.
Na figura abaixo, a disciplina de mecânica dos sólidos I sendo utilizada na plataforma Moodle.

Fonte: http://www.baixaki.com.br/download/moodle.htm

Na minha realidade acadêmica o Moodle tem se mostrado uma ferramenta muito útil e que favorece a aprendizagem, como postagens de trabalhos, onde eu e meus colegas podemos visualizar, avisos gerais, tirar dúvidas através do chat, entre outros. A cada acontece atualizações no moodle que devem ser feitas através das manutenções da plataforma, fazendo assim com que os benefícios de aprender virtualmente sejam ainda maiores.

Aluna: Taynara Mighelão. 
Disciplina: Redes Sociais e Virtuais

Referências

Legoinha, Paulo, João Pais, e João Fernandes. "O Moodle e as comunidades virtuais de aprendizagem." VII Congresso Nacional de Geologia 2006. Sociedade Geológica de Portugal, 2006.

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