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Moodle e as comunidades virtuais de aprendizagem
O artigo “Moodle e as comunidades virtuais de
aprendizagem” comenta sobre a ferramenta de aprendizagem Moodle, muito
utilizada em Universidades. A importância e a funcionalidade da plataforma de
gestão de ensino/aprendizagem é ressaltada e apresentada através de um estudo
de caso onde o Moodle é utilizado em uma disciplina de Engenharia Geológica em
Portugal.
Primeiramente o artigo ressalta a internet na
Era do Conhecimento e os sistemas de Educação.
Quando
Toffler perspectivava que "os nossos sistemas de educação de massas se
tornaram em larga medida obsoletos (...) a educação exigirá uma proliferação de
novos canais e um enorme aumento da diversidade dos programas. Um sistema rico
em escolha terá de substituir o pobre, a fim de que as escolas possam preparar
as pessoas para uma vida decente na nova sociedade da Terceira Vaga (...) os
laços entre a educação e os seis princípios do novo sistema mediático - interatividade,
mobilidade, convertibilidade, conectividade, ubiquidade e globalização -
praticamente não foram explorados. No séc. XXI nenhuma economia poderá
funcionar sem uma infraestrutura eletrônica também ela do século XXI,
envolvendo computadores, comunicação de dados e os outros. Isto exige uma
população tão familiarizada com essa infraestrutura informacional como o foi
com automóveis, estradas, autoestradas, comboios e a infraestrutura de
transporte do período fabril" Toffler (1990 apud Legoinha et al 2006).
A
disponibilização de grande quantidade de informação, acessível permanentemente,
a baixo custo, e em qualquer lugar com ligação à internet, criou grande
expectativa de poder melhorar, rapidamente, a literária de faixas
significativas da população estudantil através do e-learning — educação por
recurso a meios eletrônicos (páginas na internet, e-mail, redes sociais, etc.).
Martin,
graduando de informática, lancou em 1999 a primeira versão do Moodle (modular
object-oriented dynamic learning environment) cuja base pedagógica é a
abordagem social-contracionista, e o conceito fundamental consiste numa página,
onde professores disponibilizam recursos e desenvolvem atividades com e para os
alunos.
Os
fóruns do Moodle podem ser estruturados de diversas maneiras (discussão geral,
uma única discussão, sem respostas, etc.) e podem permitir classificação de
cada mensagem, (inclusivamente pelos alunos). As mensagens podem incluir anexos
(imagem, pdf, doc, vídeo, audio, zip). Algumas funcionalidades principais do
moodle são: Trabalho, onde o professor pode comentar os materiais postados;
chat que facilita a comunicação aluno/professor; referendo que pode ser
utilizado como recolha de opinião; diálogo que permite a comunicação privada
entre dois alunos; glossário que permite a criação de dicionários entre outros.
Quanto
ao estudo de caso o Moodle foi utilizado na docência de Geologia de Portugal,
das Licenciaturas em Engenharia Geológica e em Ensino de Ciências da Natureza,
no ano letivo de 2005-2006. Na disciplina houve aulas teóricas e práticas, onde
todo o material utilizado era postado na plataforma. Os alunos sentiram na
prática os benefícios da plataforma que antes não era utilizada na disciplina.
Uma aluna cita: “Tendo por base a minha experiência do ano passado em
comparação com o novo método deste ano, penso que a cadeira de Geologia de
Portugal, melhorou significativamente”.
Podemos concluir que a
melhoria do ensino através da utilização do Moodle é muito significante para a
educação.
Na figura abaixo, a disciplina de mecânica dos sólidos I sendo utilizada na plataforma Moodle.
Fonte: http://www.baixaki.com.br/download/moodle.htm
Na minha realidade acadêmica o Moodle tem se mostrado uma ferramenta muito útil e que favorece a aprendizagem, como postagens de trabalhos, onde eu e meus colegas podemos visualizar, avisos gerais, tirar dúvidas através do chat, entre outros. A cada acontece atualizações no moodle que devem ser feitas através das manutenções da plataforma, fazendo assim com que os benefícios de aprender virtualmente sejam ainda maiores.
Aluna: Taynara Mighelão.
Disciplina: Redes Sociais e Virtuais
Referências
Legoinha, Paulo, João Pais,
e João Fernandes. "O Moodle e as
comunidades virtuais de aprendizagem." VII Congresso Nacional de
Geologia 2006. Sociedade Geológica de Portugal, 2006.
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