quarta-feira, 15 de julho de 2015

LinkedIn: Nova ferramenta das empresas para o processo de recrutamento



Na busca por novos talentos, os responsáveis por realizar o processo de recrutamento nas organizações, estão deixando de atuar de maneira passiva, para utilizarem ferramentas diferentes das tradicionais, como no caso, a busca por profissionais no LinkedIn. 

O LinkedIn é hoje a maior rede social voltada aos negócios do mundo, com cerca de 347 milhões de usuários cadastrados, sendo que 21 milhões são brasileiros, conforme o site Gazeta do Povo. O referido, atende mais de 700 empresas em nosso país – como a Vale, Vorotorantim, B2W, Totvs e Facebook - que recrutam através da rede. Dessa maneira, o LinkedIn tornou-se uma ferramenta de suma importância para os gestores do RH das grandes empresas, pela incrementação de novas soluções para recrutar.

Além dos anúncios das vagas que podem ser exibidos diretamente aos candidatos que tiverem interesse, o LinkedIn também provê as empresas o Recruiter, uma ferramenta de busca que possibilita aos recrutadores uma lista de candidatos disponíveis, filtrados por segmentos, cujo perfil atende às exigências da vaga.

Segundo Milton Beck, diretor da área de Soluções de Talentos do LinkedIn para a América Latina, “O recrutador tem a chance de buscar o melhor profissional daquela área sem se restringir às pessoas que estão procurando emprego ou que o fizeram recentemente, como acontece nos sites da área. Isso é valiosíssimo”.


Uma pesquisa realizada pelo próprio LinkedIn – chamada Tendências de Talentos 2015 – publicada em maio, revela que 77% dos brasileiros atuam de maneira passiva na rede, isto é, não estão ativamente procurando emprego, mas aceitam conversar com os recrutadores a procura de maiores informações sobre as oportunidades.

É oportuno frisar que a pesquisa revela ainda que:
  •          63% usam redes sociais para buscar novas oportunidades;
  •          E o fator decisório com maior peso (49%) para mudança de emprego é: Remuneração.

Todavia, a revista Época Negócios mostrou que “a Natura é uma das empresas brasileiras que mais utiliza o LinkedIn para recrutar.” Até março de 2014, mais de 30% das contratações da empresa surgiram por conta dos recursos do LinkedIn. Ainda, a revista menciona que no ranking das 20 empresas brasileiras mais cobiçadas pelos usuários da rede, a Natura fica atrás apenas da Vale. Dessa maneira, a empresa solicita aos seus colaboradores que sejam criados bons perfis profissionais. "Fazemos oficinas para ensinar a turbinar o perfil. Indiretamente, cada colaborador ajuda a construir a nossa marca: eles carregam parte da empresa em cada post que publicam", diz Rafael Brazão, responsável pelas contratações da marca Natura nas Redes Sociais. 

Por conta da sua grande expansão, o LinkedIn reuniu em São Paulo, no dia 23 de julho deste ano, mais de 500 profissionais da área de recursos humanos em um evento, em que conforme o site Gazeta do Povo, teve como intuito “discutir a inovação no sistema de seleção e a promoção da marca empregadora nas redes, atraindo novos talentos”.

Nos próximos anos, um dos desafios da área de Talentos e Soluções do LinkedIn, é aprimorar o conhecimento dos usuários no mobile, além de dar mais atenção aos estudantes – para que de forma indireta, os recrutadores possam chegar mais fácil até eles. 




Referências:

BIGARELLI, Barbara. Por que o Linkedin está mudando o modo tradicional de recrutamento: como as empresas usam a rede social para caçar talentos. e o que brasileiros têm feito para buscar essas oportunidades. Disponível em: <http://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Empresa/noticia/2014/08/por-que-o-linkedin-esta-mudando-o-modo-tradicional-de-recrutamento.html>. Acesso em 15 jul. 2015. 

FERREIRA, Andrio. Tendências de Talentos 2015 - Pesquisa LinkedIn. Disponível em: <https://www.linkedin.com/pulse/tend%C3%AAncias-de-talentos-2015-pesquisa-linkedin-andrio-ferreira>. Acesso em 15 jul. 2015.  

SUSS, Liana. LinkedIn cresce como ferramenta de recrutamento nas empresas: perfil profissional digital bem elaborado é via de mão dupla na hora de procurar uma recolocação. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/economia/pos-e-carreira/linkedin-cresce-como-ferramenta-de-recrutamento-nas-empresas-9cjys8sihzfuzyyhc2gcmb3hm>. Acesso em 14 jul. 2015. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário