quarta-feira, 15 de julho de 2015

Redes sociais e educação, sucesso ou fracasso ?


O uso das Redes sociais nunca esteve tão emergente como na atualidade, dificilmente encontra-se alguém que não tenha seja usuário de ao menos uma rede social. E a tendência desse processo, onde redes sociais estão cada vez mais presentes do dia-a-dia , é aumentar, pois haverá cada vez mais nativos digitais (pessoas que já nascem e crescem inseridos em um ambiente totalmente digital, com tecnologia disponível e abandono do uso de papel e caneta substituídos pelos smartphones ou similares).
Como meio de integração as redes sociais podem aproximar professor aluno, bem como incentivar a participação de todos. Muitas vezes as pessoas tem vergonha/medo de se expressar pessoalmente, então a s redes torna-se uma alternativa para que todos se expressem. Vale lembrar que nas redes sociais ninguém é maior que ninguém, ninguém tem poder sobre ninguém, o rico deixa de ser rico e o pobre deixa de ser pobre e todos passam a ser usuários, com os mesmos direitos e deveres.
Tomando como exemplo o Facebook, uma das redes mais utilizadas na atualidade. Lá pode haver grupos de estudo, grupos de classe, páginas educativas, perfis de professores que esclarecem dúvidas e postam vídeos. Alunos podem compartilhar informações, matérias, datas importantes.

Sendo assim, por que não investir em educação nesses ambientes tão comuns e de fácil acesso?  Utilizadas de forma correta as rede sociais tem um grandioso poder como ferramenta alternativa para a educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário