domingo, 30 de novembro de 2025

 

Como o WhatsApp viabiliza o ensino remoto em comunidades ribeirinhas no Amazonas

Por Thais Migueis (24150645) - Disciplina: Redes Sociais e Virtuais

Fonte: adaptado de O POVO, reportagem “Rios amazônicos atingem recordes históricos de baixa com a seca”, 15 set. 2024.

        Nas comunidades ribeirinhas do Amazonas, o ensino remoto virou realidade por causa da pandemia e da necessidade de continuar as aulas mesmo com as escolas fechadas. Além disso, os eventos climáticos da região somado geografia peculiar do estado, são fatores que também causam a interrupção das aulas presenciais frequentemente.

O WhatsApp, aplicativo muito popular, ajudou professores e alunos a manterem contato, organizar atividades e tirar dúvidas, mesmo em lugares onde a internet é limitada e outros recursos são raros. No Amazonas, 91,2% do total de moradores tem acesso à internet, em 2016 esse número era de 64%, segundo dados do IBGE. O WhatsApp foi escolhido porque quase todos tem um celular simples e consegue acessar o aplicativo, mesmo em áreas afastadas. Os professores criam grupos de turma, enviam áudios explicando as atividades, mandam fotos dos materiais e organizam horários para os estudantes participarem, sem precisar de conexão boa o tempo todo.

Em muitos casos, o envio de tarefas e explicações acontece por mensagens curtas e áudios, tornando a comunicação mais fácil para todos, inclusive para quem não tem muita experiência com tecnologia. Famílias também entram nos grupos para acompanhar os estudos dos filhos e ajudar quando possível.

Apesar dos avanços, várias dificuldades existem. O sinal de internet é fraco ou instável em muitas comunidades, então as atividades precisam ser pensadas para funcionar offline, usando imagens e áudios que não gastam muitos dados. Muitos alunos dividem o celular com irmãos ou pais, e nem sempre participam de todas as interações. A formação dos professores e a falta de materiais didáticos são obstáculos que também devem ser superados, mas o aplicativo veio como uma solução acessível e prática nesse contexto.

Mesmo com as dificuldades, relatos mostram que o WhatsApp aproximou professores e alunos. Houve melhorias na comunicação e adaptação dos conteúdos, permitindo que as crianças continuassem aprendendo, sem precisar se deslocar por grandes distâncias, enfrentando riscos dos rios e das viagens de barco e principalmente, sem ficarem defasados no comprimento do currículo escolar.  mostraram resultados positivos, valorizando o uso do celular como

O WhatsApp não resolveu todos os problemas do ensino remoto ribeirinho, mas foi o principal aliado de alunos e professores para garantir que o aprendizado não parasse durante a pandemia e durante as frequentes intempéries da região. O aplicativo representa inclusão digital, facilidade de acesso às informações e novas formas de ensinar dentro das limitações desse contexto.

 

 

Referências

 



Durante a preparação deste trabalho, a autora utilizou ferramenta de IAG  (Perplexity), no processo de planejamento, para aperfeiçoamento do texto e melhoria da legibilidade. Após o uso dessa ferramenta, os textos foram revisados, editados e o conteúdo está em conformidade com o método científico. A autora assume total responsabilidade pelo conteúdo da publicação.

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