sexta-feira, 12 de julho de 2024

Uso de realidade virtual e aumentada na educação

Gustavo Cavaleiro Villaverde Boga

Matrícula 18203457

Redes Sociais e Virtuais


Introdução

A partir do acelerado crescimento tecnológico em que estamos vivenciando, os métodos tradicionais de ensino vem enfrentando cada vez mais uma certa resistência dos alunos, já acostumados com esse mundo tecnológico e de redes virtuais. Com isso, muitas instituições de ensino estão percebendo a necessidade de implementar mudanças na forma de ensinar com intuito de prender mais a atenção de seus alunos em sala de aula, e a realidade aumentada e realidade virtual aparecem como alternativas para tornar o ensino mais ativo e colaborativo possibilitando uma nova rotina de educação mais digital, interativa e imersiva. Dessa forma, contribuem com a visualização e compreensão de temas mais complexos durante o processo de aprendizagem, promovendo uma associação mais ativa do conteúdo.

A realidade virtual cria ambientes tridimensionais completamente digitais, onde os usuários podem interagir e explorar. Com o uso de dispositivos como, por exemplo, os óculos VR, é possível mergulhar em simulações que replicam situações do mundo real ou criam cenários personalizados. Por outro lado, a realidade aumentada sobrepõe elementos digitais ao mundo físico, geralmente através de smartphones ou tablets, permitindo que os alunos visualizem informações adicionais e interajam com objetos virtuais integrados ao ambiente real. 

Benefícios da Realidade Aumentada na Educação

Os principais benefícios do uso da Realidade Aumentada (RA) na educação incluem:

Experiências de Aprendizado totalmente Imersivas e Interativas,  permitindo que os alunos interajam com modelos 3D, animações e outros conteúdos digitais sobrepostos ao mundo real, tornando o aprendizado mais envolvente e "palpável". Um exemplo ocorre no ensino de ciências biológicas, como é o caso do “O Human Anatomy Atlas", um aplicativo para aprender anatomia humana, com modelo 3D realista, que proporciona uma visão detalhada sobre o conteúdo didático.       

 

Fonte: Human Anatomy Atlas (2024)


Possibilitando o acesso a experiências inacessíveis fisicamente, rompendo barreiras da sala de aula, a RA permite que os alunos visualizem e interajam com elementos que seriam inviáveis no ambiente físico da sala de aula, ampliando as alternativas de ensino e aprendizado, como é o caso do Google Earth 3D por exemplo, que fornece uma cobertura global do planeta, permitindo a visualização de diversos lugares e o Stellarium, que é provavelmente o aplicativo de mapa estelar mais completo e detalhado, possibilitando ter acesso a um mapa planetário completo apenas apontando seu celular para o céu. 


  

Fonte: Stellarium Mobile 


A união entre conteúdo teórico e prático mostram que a Realidade Aumentada torna a aprendizagem mais atrativa e eficaz através de aulas mais lúdicas e atraentes para os alunos, melhorando assim a compreensão de conceitos complexos, e facilitando no engajamento e na motivação dos alunos.

Desafios e Barreiras

Os principais desafios e barreiras que o uso de Realidade Aumentada encontra são voltadas primeiramente as questões de acessibilidade e inclusão, principalmente quando se trata sobre o custo dos dispositivos e a infraestrutura necessária para a adoção em nível de larga escala no sistema educacional, ter o acesso a smartphones e tablets compatíveis com RA, ainda é um obstáculo financeiro para muitas instituições privadas, mais ainda quando se trata da educação pública nacional, com orçamentos totalmente limitados, onde é foco em atingir a inclusão de jovens de baixa renda por meio dessa tecnologia. Ademais, os desafios técnicos e de usabilidade por parte dos professores, que muitas vezes vão precisar de treinamentos para se adaptar as tecnologias, junto com uma certa dificuldade no desenvolvimento e integração do conteúdo, indica que a combinação do uso das tecnologias de RA de forma pedagógica ainda é um desafio para promover essa integração.

Considerações Finais 

O processo de integração da realidade virtual e aumentada no sistema educacional ainda está um pouco distante quando pensamos na realidade do país e a quantidade de dificuldades já presentes na educação nacional, para isso ainda será necessário superar grandes desafios relacionados à acessibilidade, custo e capacitação dos professores, contudo essas tecnologias possuem um enorme potencial para transformar o ensino tradicional, tornando-o mais dinâmico, interativo e acessível. Proporcionando experiências de aprendizado mais envolventes e permitindo a visualização de conteúdos complexos de maneira prática e divertida, essas tecnologias ajudam a aumentar o engajamento e a compreensão dos alunos. Assim, futuramente  a implementação efetiva da realidade aumentada e virtual tende a transformar a educação tradicional, preparando os alunos para um futuro cada vez mais digital e conectado.


Referências 

LOPES, L. M. D, et al. Inovações Educacionais com o Uso da Realidade Aumentada: Uma Revisão Sistemática. Educação em Revista, 35, e197403, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698197403


GUIMARÃES, M. P; MARTINS, V. F. Desafios a serem superados para o uso de Realidade Virtual e Aumentada no cotidiano do ensino. Revista de Informática Aplicada, v. 9, n. 1, 2013. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_informatica_aplicada/article/view/2744 


PAULA, Natalia de. Como usar a realidade aumentada na educação e agregar benefícios ao processo de ensino-aprendizagem. 2023. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/realidade-aumentada-na-educacao/ 


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