quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Segurança da Informação: Aspectos voltados a prevenção de riscos no meio corporativo

Autor: Carlos Eduardo Sousa Passos  (22250140)



Disponível em: Blog BRITech

           Segurança da Informação pode ser definido como uma série de medidas adotadas de forma inteligente para evitar riscos de roubo e perdas de dados. Podemos atribuir que sua função seria identificar e prevenir as ameaças que podem vir a surgir, em um mundo cada vez moderno e conectado é essencial que as empresas analisem e tomem os devidos cuidados sobre seu patrimônio digital. 

            De acordo com um estudo da Fortinet Threat Intelligence Insider Latin America, o Brasil foi responsável por 17% dos cerca de 20 bilhões de ataques cibernéticos na América Latina e no Caribe de janeiro a setembro de 2020. Isso equivale a 3,4 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos.  Em um sentido não literal, usando as lentes para enxergar a realidade hoje, notamos que existem muitos perigos relacionados a segurança de dados e prevenir é de fato muito importante para a saúde e a continuidade das atividades de qualquer empresa, com base nisso ao longo desse material iremos discorrer a respeito da prevenção desses riscos. 

 Tendo como base essa prévia a respeito do tema, quais seriam as medidas inteligentes e importantes para a proteção dos seus dados? Entre eles podemos destacar:

Implementação de tecnologias necessárias

 Existem muitos meios e métodos para prevenir que as informações não sejam roubadas, a mais importante e conhecida delas é o uso de antivírus. Os antivírus são softwares que tem basicamente como função principal a detectar e remover programas que possam conter vírus. Com um número maior de buscas por esses programas, existem hoje uma série de variações desses programas, pagos e gratuitos, que fornecem uma maior segurança para os dados armazenados.

Proteção da rede Wi-Fi

   Ao discutir conexão e segurança é uma a rede Wi-Fi é altamente necessário dentro de uma organização de trabalho bem-planejado, no entanto, se for utilizado de modo inadequado, uma rede sem fios pode trazer riscos para seu negócio. Sem uma verificação da rede usuários não autorização podem facilmente obter acesso à rede podendo invadir seu banco de dados para não haver problemas é fundamental que seja adotada medidas para a proteção da rede, a criação de senhas de acesso e chaves para seus usuários é, por exemplo, uma medida inteligente para esse possível problema.

                                  Disponível em: AMTI inteligência em TI

Armazenamento em nuvem

  Sabemos que a gestão de documentos é extremamente importante dentro de uma empresa, logo o armazenamento apropriado dos documentos também se faz necessário. Com o avanço da digitalização a maioria das empresas hoje opta por utilizar os documentos digitais ao invés dos documentos físicos por variais questões, entre elas a questões ambientais. O armazenamento em nuvem se mostra como excelente opção quando se trata desse assunto, com uma maior rapidez no tempo de armazenamento, espaço e economia de dinheiro essa opção permite que a empresa tenha uma maior

Contratos de confidencialidade

  Em relação ao gerenciamento de riscos os contratos de confidencialidade tratar-se de documentos de caráter jurídico que respalda as empresas caso haja algum tipo de apropriação ou manipulação indevida de informações por terceiros e caso aconteça garante uma indenização. A informação é uma peça essencial parta todas as etapas de um negócio da organização, sendo, dessa forma, portanto, um bem de grande valor, podendo ser parâmetro para o sucesso ou fracasso de uma empresa devido aos financeiros, operacionais ou de imagem, possivelmente por falhas e erros no uso da informação.

   Como foi visto, a segurança da informação é uma questão de extrema relevância para a saúde empresarial como um todo. É preciso que olhares estejam atentos a evolução tecnológica para conseguir se organizar e se proteger contra as ameaças virtuais que podem causar prejuízos. A seguir um vídeo a respeito dos pilares da segurança da informação e as políticas de segurança dentro do ambiente de trabalho.




Referências:

 

Estudo de caso: principais pilares da segurança da informação nas Organizações; Revista Gestão em Foco. Disponível em: https:// https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp

 

O que é SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO. Disponível em: https:// https://www.youtube.com/watch?v=XYJta1kiN5Y

Nenhum comentário:

Postar um comentário