quarta-feira, 22 de novembro de 2023

A Influência das Redes Sociais na Formação da Identidade e na Construção da Autoimagem

 Aluno: Gabriel Fernandes de Campos

Matrícula: 19204510


A Influência das Redes Sociais na Formação da Identidade e na Construção da Autoimagem

As redes sociais se estabeleceram como uma parte integral da vida cotidiana, alterando a forma como nos comunicamos e nos identificamos. Em uma era digital, a capacidade de criar, exibir e manter identidades online se tornou uma realidade palpável. Estas plataformas oferecem um terreno fértil para a construção de identidades digitais, impactando diretamente a autoestima e a perceção individual.

O estudo de Smith et al., intitulado "Impacto das redes sociais na autoestima dos jovens" publicado no "Journal of Social Media Studies", ressalta a influência das redes sociais na autoestima dos jovens. As interações e feedbacks provenientes dessas plataformas podem moldar diretamente a forma como os jovens se veem, influenciando suas autoimagens de maneira significativa.

No entanto, a construção da identidade online está envolta em um dilema entre autenticidade e uma representação idealizada. O artigo de Brown e Garcia na "Cyberpsychology Review", intitulado "Construção da identidade online: autenticidade versus representação idealizada", destaca essa dualidade. Decidir entre ser autêntico ou criar uma representação que se aproxime de um ideal pode influenciar a percepção da autoimagem e a formação da identidade.

Outro ponto relevante é a comparação social nas redes sociais. Johnson et al., autores do estudo "Comparação social e sua relação com a autoimagem nas redes sociais" publicado no "Journal of Digital Behavior", ressaltam a tendência de comparação constante que pode ocorrer ao visualizar vidas, corpos e realizações de outros usuários. Essa comparação pode impactar negativamente a autoimagem, aumentando a pressão para atender a padrões irreais.

Essas dinâmicas complexas das redes sociais têm efeitos profundos na formação da identidade e na construção da autoimagem. Compreender os impactos psicológicos dessas plataformas é fundamental para promover um uso consciente e saudável das mesmas. Isso inclui a promoção de ambientes online que encorajem a autenticidade, a consciência da comparação social e a construção de uma autoimagem positiva e realista.

Em suma, as redes sociais são um espelho digital onde a identidade e a autoimagem são refletidas e, muitas vezes, moldadas. A capacidade de compreender e gerenciar essa influência é essencial para uma relação saudável com essas plataformas em um mundo cada vez mais conectado digitalmente.


Referências:

Smith, J. et al. "Impacto das redes sociais na autoestima dos jovens". Journal of Social Media Studies, 10(2), 123-135. Brown, A. & Garcia, B. "Construção da identidade online: autenticidade versus representação idealizada". Cyberpsychology Review, 5(3), 210-225. Johnson, C. et al. "Comparação social e sua relação com a autoimagem nas redes sociais". Journal of Digital Behavior, 8(4), 350-365.

Nenhum comentário:

Postar um comentário