quinta-feira, 19 de outubro de 2023

A Tecnologia e o Burnout

EGC5020-09318/10316 (20232) - Redes Sociais e Virtuais

Micaelly Schütz da Silva

22102145


    A Síndrome de Burnout tem se tornado cada vez mais comum em nossa sociedade, sendo um grande desafio que as organizações estão enfrentando recentemente. O burnout não é uma doença mental, é uma doença ocupacional, seu primeiro diagnóstico foi em 1974, nos Estados Unidos, e foi caracterizado como um esgotamento profissional. Atualmente, segundo a OMS, o burnout é uma doença ocupacional, com sintomas comuns.

Sintomas da Síndrome de Burnout

  • Sentimento de exaustão ou esgotamento de energia;
  • Aumento do distanciamento mental do próprio trabalho ou sentimento de negativismo em relação ao trabalho;
  • Redução da eficácia profissional.  Atualmente, a população mundial está cada dia mais conectada às redes, segundo a CNN, 92 milhões de brasileiros acessam a internet apenas pelo celular. Estar conectado à internet já é algo imprescindível e cotidiano na vida das pessoas, vivemos em um mundo onde podemos buscar qualquer coisa, por isso buscamos sempre a perfeição. Tantas oportunidades fazem com que as pessoas pensem muito antes de tomar qualquer decisão, ficando indecisas e com medo do arrependimento, consequentemente, gerando estresse.

Fonte: Webshare

    Em síntese, falar de burnout é falar de estresse, existe uma diferença entre os dois, o burnout é o estresse que te envolve no trabalho, e o estresse comum interfere na vida pessoal. O burnout surge se manifestando em nível individual, são fatores pessoais, que influenciam a forma como a pessoa enxerga e age no trabalho.

 

Fatores pessoais que podem influenciar o Burnout: 

  • Sobrecarga de trabalho: o alta carga de estresse por longas horas
  • Recompensa insuficiente:
  • Perda de comunidade:
  • Ausência de equidade:
  • Conflito de valores:

Grupos Organizacionais 

    Adicionalmente a esses valores, os grupos de trabalho e estruturas organizacionais possuem grandes papéis em relação ao burnout de um indivíduo. Os grupos de trabalho podem atenuar o estresse, por exemplo, tornam o ambiente de trabalho tóxico e extremamente competitivo. Entretanto, um grupo de trabalho coeso e leal, pode promover o apoio mútuo e diminuir o risco do indivíduo desenvolver a síndrome de burnout.

Estruturas Organizacionais

    Também vale ressaltar a interferência da estrutura organizacional na forma como o burnout se manifesta. Empresas que possuem em sua cultura, grande pressão para entrega de atividades perfeitas e longas jornadas de trabalho, podem estar influenciando a saúde dos seus colaboradores. A constante pressão por resultados imediatos e a busca incessante pela perfeição tem transformado os trabalhadores em máquinas de produção. É importante destacar que a tecnologia possui um papel nesse contexto, podendo ser tanto uma causa como uma prevenção da síndrome.

 

Fonte: Globo

Apoio Tecnológico

    A tecnologia pode tanto afetar, quanto melhorar a vida do ser humano, em momentos de sobrecarga e de tensão, a constante enxurrada de notícias pode não ser a melhor escolha, mas sim o descanso. Portanto, a tecnologia como parte da solução, pode oferecer valiosas saídas para esse problema. O acesso à informação permite com que esse problema seja identificado e tratado da melhor forma. Também pode ser associado a aplicativos de bem estar e saúde mental como os de meditação e gerenciamento de estresse para ajudar os indivíduos a lidar com os problemas da síndrome de burnout. A necessidade do uso de tecnologia de forma equilibrada é crescente e pode ser uma solução para muitos problemas organizacionais.

REFERÊNCIAS 

ASSIS, R. G. C. Tecnoestresse: desenvolvendo a autopercepção em saúde mental. Santarém, 2021. (90 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=w4WNTYMa2Tg . Acesso em: 16/10/2023.


Costa, Roberta. BURNOUT: a síndrome do estresse no trabalho. SESIPR, 2022. Disponível em: https://www.sesipr.org.br/informacoes-sst/saude/burnout-a-sindrome-do-estresse-no-trabalho--1-38687-464112.shtml. Acesso em: 10/10/2023.


Porto, Douglas. Mais de 92 milhões de brasileiros acessam a internet apenas pelo celular, diz pesquisa.
CNN, São Paulo, 17/05/2023. Disponível em https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/mais-de-92-milhoes-de-brasileiros-acessam-a-internet-apenas-pelo-celular-diz-pesquisa/. Acesso em: 11/10/2023.


MEIO & MENSAGEM. Creators, precisamos falar sobre burnout: Série Saúde Mental & Criatividade. [São Paulo: s. n.], 2018. 1 vídeo (5 min). Publicado pelo canal Meio&Mensagem. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9tNnvgiogH0&t. Acesso em: 10 jan. 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário