Disciplina: Redes Sociais e Virtuais
Nome: Nathalya Caterina Cardozo Bezulle
Matrícula: 20200749
A educação possui um papel fundamental na construção de uma sociedade e particularmente de um indivíduo, pois por meio dela o indivíduo terá acesso a oportunidades, desenvolvimento pessoal e profissional, liberdade e além disso, há o desenvolvimento da sociedade como um todo, desde que a educação seja acessível a todos que fazem parte dela, incluíndo então nessa perspectiva as pessoas com algum tipo de deficiência, seja ela física ou mental/intelectual.
Com o desenvolvimento das tecnologias, há a discussão e a inserção cada vez maior das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, na educação. As TICs são tecnologias, que englobam hardware, software e outros, promovendo a transmissão do conhecimento, otimizando alguns processos de ensino-aprendizagem, ou seja, de uma maneira resumida, é uma tecnologia que não substitui o professor mas se integra junto a ele, sendo uma ferramenta essencial e de suporte na rotina de ensino dos docentes.
Juntamente a isso, é necessário frisar que a importância da inserção das TICs no ensino-aprendizagem só pode ser feito de maneira eficaz com o correto treinamento e formação do professor junto a essas tecnologias e softwares, pois assim ele terá o conhecimento necessário para integrá-las em suas práticas pedagógicas. Isso possibilita uma abordagem que integra e auxilia em problemas específicos do interesse e necessidade de cada aluno. De acordo com o artigo TICS na educação: o uso de software livre na promoção da acessibilidade é citado que “Algumas escolas utilizam softwares piratas instalados em plataforma Microsoft Windows devida à dificuldade que os docentes têm em utilizar software livre e gratuito. Além disso, existem poucos softwares para atendimento à variedade de deficiências existentes”.
As sociedades sempre tiveram em seu meio pessoas, que apresentam alguma forma de deficiência e estas sempre conviveram com a segregação por suas limitações ou diferenças, presenciando e vivenciando preconceitos, desigualdade das oportunidades, acessibilidade limitada. Crochík (2011) discorre “os indivíduos com deficiência são desvalorizados por não poderem participar, tal como os outros, da construção e da manutenção da sociedade’”. Dessa forma, se faz cada vez mais presenta para atingir o objetivo da igualdade de oportunidades. No Brasil, essa luta fica ainda mais evidente a partir da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), através do Estatuto da Pessoa com Deficiência, preparando a sociedade para receber e assegurar os direitos dessas pessoas, promovendo oportunidades e a garantia à acessibilidade.
A partir dessa enunciação é possível perceber que as TICs são de extrema importância na promoção dessas oportunidades e acessibilidades, pois agregam e facilitam aos docentes e aos estudantes a transmissão do conhecimento e o acesso a ele. Foi identificado uma tecnologia específica para esse caso, chamada Tecnologia Assistiva (TA), que funciona como uma alternativo de acesso ao processo de aprendizagem e inclusive a autonomia e independência de novos métodos de aprendizagem. Para Bersch (2008) TA é:
Uma área do conhecimento de característica interdisciplinar que engloba profutos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou com mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social (p. 32).
Nessa conceituação, para o Atendimento Educacional Especializado, a TA se torna um essencial instrumento de acessibilidade para os alunos com necessidades específicas. Trazer a Tecnologia Assistida para o âmbito escolar, de um modo geral, permite que o aluno se desenvolva e encontre outras formas de realizar as atividades, estimulando suas habilidades e capacidades intelectuais e físicas. Podemos citar diversas utilizações de TA como acessibilidade arquitetônica, mobiliário escolar adequado, uso da comunicação aumentativa e alternativa para atender aqueles alunos com dificuldades funcionais na fala e na escrita, adequação de recursos da informática, adequação de materiais didáticos pedagógicos, etc.
Desse modo, o artigo “As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na educação para todos” citou um exemplo desenvolvido em 1999, o Software Educativo – SE para educação inclusiva, chamado Hércules e Jiló, focado naqueles alunos que apresentam deficiência intelectual.
http://www.herculesejilo.fe.unb.br/
Assim, as TICs e a Tecnologia Assistiva têm o potencial transformador na educação, sendo assim uma força inclusiva e capacitadora, oferecendo oportunidades a todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou limitações. Cada vez mais com o desenvolvimento de novas tecnologias, é de extrema importância nosso olhar para o uso delas em situações e necessidades específicas. Com o devido compromisso com a formação dos educadores e a contínua inovação, podemos continuar a progredir em direção a uma sociedade mais inclusiva e igualitária, onde a educação seja verdadeiramente para todos.
EDUCAÇÃO, S. O que são, para que servem e como aplicar as TICs na educação. Blog Saraiva EducaçãoSaraiva Educação, , 23 jan. 2023. Disponível em: <https://blog.saraivaeducacao.com.br/tics-na-educacao/>. Acesso em: 24 out. 2023
MEDEIROS, M. M.; QUEIROZ, M. J. TICS NA EDUCAÇÃO: O USO DE SOFTWARE LIVRE NA PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 14, p. e6875, 2018.
SOUZA, A. M. As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na educação para todos. Educação em Foco, p. 349, 2016.
Disponível em: <http://www.herculesejilo.fe.unb.br/>. Acesso em: 24 out. 2023.
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