quarta-feira, 18 de outubro de 2023

As ferramentas tecnológicas no mundo dos negócios

Disciplina: Redes Sociais e Virtuais Autor: Rafael Correa de Azevedo Matrícula: 22100955


    O contexto atual do mundo, com sua conexão global e avanços tecnológicos, juntamente com o aumento da população, criou um ambiente de compras mais fácil e conveniente. Graças às ferramentas digitais, agora podemos fazer compras de forma personalizada sem sair de casa. Essa combinação de fatores está mudando como compramos coisas, tornando a experiência mais acessível e eficiente.
A Inteligência Artificial vem se tornando essencial para o desenvolvimento das vendas e das negociações no cenário atual, pois com ela é possível otimizar muitos processos, além de tornar a experiência mais satisfatória. A IA, cada vez mais, é utilizada no mundo dos negócios para a tomada de decisões. Inserir a IA na área vendas traz alguns benefícios para as empresas que adquirem, podendo tornar algumas etapas mais automatizadas, fazendo com que alguns processos de recursos humanos fiquem focados mais na parte estratégica do negócio. Além disso, é possível ter uma maior satisfação na hora de compra do cliente, pois com a IA é possível obter métricas de controle que permitem personalizar a área de compra de acordo com as buscas realizadas.
Atualmente muitas empresas estão inserindo ferramentas de atendimento mais rápidas para sanar dúvidas dos clientes de maneira prática e satisfatória, são conhecidos como Chatbots, que basicamente é um programa de computador que faz o que é pré-definido na construção do bot com o objetivo de simular uma conversa humana que seja capaz de estabelecer uma interação com o cliente. A ferramenta capta a mensagem enviada pelo cliente, analisa e com base no banco de dados, fornece uma resposta imediata. O chatbots tem gerado resultados positivos tanto para o consumidor, quanto para as empresas que decidem inserir o sistema no seu dia a dia. Alvarez (2018) cita que atráves dos Chatbos, as marcas poderão influenciar diretamente na decisão de compra do consumidor.

“Os chatbots vão evoluir e vão deixar de oferecer apenas cupões genéricos com desconto, para passar a oferecer opções relevantes para o consumidor, construídas com base nos seus interesses e nos seus comportamentos nas redes sociais. Ao apostar na relevância e na personalização, os chatbots vão ter um papel predominante na decisão de compra do consumidor.” (Alvarez, 2018: n/d).


Fonte: Consumidor Moderno
    
    A imagem acima é um exemplo de uma empresa que utilizou a ferramenta de Chatbots para rastrear os produtos de compra de seus clientes. Segundo o site Consumidor Moderno, o atendimento da Netshoes pelo Whatsapp surgiu com o intuito de reduzir o número de ligações diárias em que os clientes gostariam de saber o andamento do pedido comprado. A inserção da plataforma na primeira semana de uso, atendeu cerca 60 mil pedidos, e tudo isso graças a integração entre o sistema da empresa com o uso de tecnologias digitais. 
    Não só o processo de pré-venda, como o de pós-venda é de igual importância para as empresas atuais, pois com ela é possível medir o grau de satisfação do comprador, e também da empresa de captar melhorias para uma compra mais sofisticada, gerando uma fidelização e permitindo que o cliente indique a empresa para outras pessoas. Com o avanço das tecnologias, hoje é possível medir o grau de contentamento do cliente, através de um questionário pontual e rápido de ser respondido, geralmente com perguntas objetivas e selecionadas de acordo com o histórico de cada pessoa, além disso, dar um feedback ao cliente de acordo com a pesquisa realizada. Com base nessas informações, as equipes envolvidas podem extrair insights valiosos para otimizar seus projetos e atender precisamente às necessidades de seus clientes. Além disso, têm a capacidade de conceber novas ideias e melhorias, introduzindo inovações alinhadas com as tendências identificadas em seu público-alvo.


    A inteligência artificial desempenha um papel cada vez mais crucial no momento da compra, pois transforma a experiência do consumidor de maneira significativa. Ao analisar dados, entender preferências e oferecer personalização em tempo real, a IA permite que as empresas atendam melhor às necessidades e expectativas dos clientes. Isso resulta em uma jornada de compra mais conveniente, eficiente e agradável, aumentando a satisfação do cliente e fortalecendo a fidelização. Além disso, a IA pode ajudar as empresas a identificar oportunidades de venda cruzada, melhorar a eficiência operacional e prever tendências do mercado. Em última análise, a inteligência artificial é um ativo valioso no comércio moderno, permitindo que as empresas ofereçam uma experiência de compra mais personalizada e atraente, ao mesmo tempo em que impulsionam o sucesso nos negócios.
Referências:

Chatbot: o que é, quais são as suas vantagens e como usar na sua empresa. RESULTADOS DIGITAIS. 05/10/2023. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/o-que-e-chatbot/ Acesso em: 17/10/2023.

Coraccini, Raphael. Netshoes agora usa WhatsApp para fazer acompanhamento do pedido. CONSUMIDOR MODERNO, 19/02/2019. Disponível em: https://consumidormoderno.com.br/2019/02/19/netshoes-oferece-acompanhamento-pedido-via-whatsapp/. Acesso em: 17/10/2023.  Correa, Mafalda. A EVOLUÇÃO DOS CHATBOTS E OS SEUS BENEFÍCIOS PARA MARCAS E CONSUMIDORES. 11/2018. Disponível em: https://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/27105. Acesso em: 11/11/2023

Gomes, Gustavo. Inteligência artificial para vendas: as vantagens e maneiras de usar. AGENDOR BLOG,2023. Disponível em: https://www.agendor.com.br/blog/inteligencia-artificial-em-vendas/. Acesso em: 13/10/2023. 


Gomes, Milene. Vendas x inteligência artificial: concorrentes ou aliados?. MOSKIT CRM, 04/04/2023. Disponível em: https://www.moskitcrm.com/blog/vendas-e-inteligencia-artificial. Acesso em: 13/10/2023.





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