quinta-feira, 27 de abril de 2023

Influenciadoras digitais da beleza X A sociedade do consumo: Afinal, as influenciadoras têm ou não o poder de impactar na sociedade?

 

Imagem autoral desenvolvida no Canva


Influenciadoras digitais da beleza X A sociedade do consumo: Afinal, as influenciadoras têm ou não o poder de impactar na sociedade?


Disciplina: Redes Sociais e Virtuais (EGC5020) 09318/10316

Aluna: Ellen Morato de Lima

Matrícula: 19105623


Blogueira, Vlogueira ou Influenciadora digital?


O termo influenciadora digital, apesar de estar presente atualmente, é muito recente em nossa sociedade. No Brasil, tais influenciadoras eram chamadas de blogueiras ou vlogueiras, se dividindo em diversos nichos como estilo de vida, moda, maquiagem, culinária, decoração, games, música e inúmeros outros assuntos. A principal plataforma da época para disseminação do conteúdo eram blogs criados e também o Youtube, onde se denominavam os vlogueiros ou vloggers.


 

Captura de Tela Youtube dos Canais Thassyane Miranda e Paola Carosella


Essas figuras públicas tiveram grande crescimento de forma nacional e internacionalmente, com diversos seguidores e/ou inscritos nas plataformas, elas criavam e disseminavam conteúdos dentro de seu nicho de conhecimento para qualquer pessoa na internet consumir, com isso a influência de pessoas começou a se tornar cada vez maior com a intensificação do número de usuários a internet e consequentemente ao acesso dos conteúdos. Outro canal onde se tinha muita visibilidade eram os anúncios e destaques em capas de revistas nacionais na época.


Camila Coelho na capa da Revista Estilo de Vida, 2015


Com o crescimento significativo dessas pessoas, surge assim, um movimento para deixar a nomenclatura mais profissional. Estudos apontam que o motivo mais relevante dessa mudança está atrelado à entrada de novas mídias digitais além do conhecido Youtube em nosso cotidiano, dentre elas estão as plataformas de Streaming como a Twitch, Snapchat, Instagram e TikTok entre outras.


Marketing de influência já existe a mais tempo do que se imagina

Apesar dos influenciadores digitais no geral terem sido popularizados com as mídias digitais, o conhecido Marketing da Influência surgiu muito antes. No século XIX diversas marcas americanas tinham o costume de utilizar figuras públicas para divulgar seus produtos e serviços. 

Na década de 1890, uma marca de panqueca chamada Aunt Jemima contratou Nancy Green, uma ex-escrava, para ser uma figura carismática na embalagem da massa de panqueca. A ação foi positiva e a empresa recebeu no início mais de 50 mil pedidos, além de que Nancy foi a primeira “Aunt Jemima”, ela assinou um contrato por sua exposição de imagem e se tornou porta-voz da marca. 

A última “Aunt Jemima” foi Anna Short Harrington, em 1923, que possuía sua imagem na capa do produto até os últimos anos. Anna vendeu sua receita de forma comercial à representante Quaker Oats, dona da marca, entretanto, existem diversas controvérsias sobre essa versão da venda da receita, em uma entrevista a Patch o bisneto de Anna Short relata que a marca usou indevidamente o uso de sua bisavó. 

Nos últimos anos, a marca foi acusada de racismo por conta de apresentar a caricatura de uma mulher negra vestida como uma criada das antigas casas das famílias norte-americanas brancas da época. Como forma de tentar reverter esse racismo estrutural, a marca passou a ser Pearl Milling Company.


Embalagem da massa de panqueca Aunt Jemima se torna Pear Milling Company


Então como é possível ver, antes da existência até mesmo da internet, o marketing de influência é algo que tem impactado na sociedade fazendo com que elas consumam os produtos que despertam o interesse e que causam percepções acerca da marca. 

A técnica foi se atualizando e hoje em dia é mais comum ver esse tipo de Marketing de Influência em stories e posts patrocinados pelas marcas onde o influenciador digital divulga um produto ou serviço.


Quem são as influenciadoras digitais da beleza no Brasil


No Brasil, de acordo com o We Are Social, existem cerca de 500 mil influenciadores digitais com mais de 10 mil seguidores nas mídias sociais. E considerando influenciadores com mais de 1000 seguidores, o número já sobe para 13 milhões, equivalente a 6% da população brasileira.

Existem diversas classificações como mostradas abaixo, dentro de cada uma dessas faixas possuem influenciadores dos mais diversos nichos de interesse.


Classificação dos influenciadores em números de seguidores

Atualmente, existem diversas influenciadoras digitais de beleza no Brasil, sendo assim, elencamos algumas das mais influentes no Brasil abaixo:


  1. Karen Bachini @karenbachini


Captura de Tela TikTok


Karen começou sua carreira no Youtube em 2009 já foi garota propaganda de grandes marcas como a Avon. Atualmente possui:

1,3 milhões de seguidores no Instagram

2,4 milhões de inscritos no Youtube

1,3 milhões de seguidores no TikTok


  1. Nina Secrets @niinasecrets

Captura de Tela TikTok


Nina começou sua carreira no Youtube em 2010, ela divide opiniões acerca das suas percepções sobre diversos produtos de maquiagem e ficou reconhecida por isso. Atualmente possui:

3,5 milhões de seguidores no Instagram

3,9 milhões de inscritos no Youtube

591,7 mil de seguidores no TikTok


  1. Virgínia Fonseca


captura de tela do TikTok


Virgínia começou sua carreira no Youtube em 2016, é casada com o cantor Zé Felipe. Seu conteúdo varia de estilo de vida, moda e beleza. Atualmente possui:

43 milhões de seguidores no Instagram

11,4 milhões de inscritos no Youtube

36 milhões de seguidores no TikTok


  1. Bianca Andrade @bianca


captura de tela do TikTok


Bianca Andrade iniciou sua carreira no Youtube como Boca Rosa em 2011, a influencer foi uma das primeiras influenciadoras digitais do Brasil a lançar sua própria marca de maquiagem. Atualmente possui:

18 milhões de seguidores no Instagram

5,6 milhões de inscritos no Youtube

2,3 milhões de seguidores no TikTok


  1. Mari Maria


captura de tela do TikTok


Mari começou seu canal no Youtube em 2014, sempre focou em moda e beleza durante sua trajetória, e também lançou sua própria linha de maquiagem. Atualmente possui:

20,9 milhões de seguidores no Instagram

10 milhões de inscritos no Youtube

23,6 milhões de seguidores no TikTok



  1. Bruna Tavares


Captura de tela do TikTok

Bruna é influencer digital e iniciou sua carreira com um blog chamado Pausa para feminices em 2009, atualmente ela mantém o blog. Bruna criou sua própria linha de maquiagem que se tornou muito relevante por abranger diversas tonalidades de pele. Atualmente possui:

3,2 milhões de seguidores no Instagram

1,6 milhões de inscritos no Youtube

3,6 mil de seguidores no TikTok


  1. Camilla de Lucas


Captura de tela do TikTok


Camilla diversifica muito seus conteúdos, desde comédia até moda e beleza, a influencer ganhou bastante visibilidade ao entrar no BBB em 2022. Além disso, é modelo e já apareceu na Forbes Under 30. Atualmente possui:

9,7 milhões de seguidores no Instagram

2,5 milhões de inscritos no Youtube

5,3 milhões de seguidores no TikTok



Vale ressaltar que existem mais inúmeras de outras influenciadoras digitais que não foram citadas ao longo do artigo, mas que ainda são relevantes e possuem muitos seguidores.

Os influenciadores de moda e beleza são os mais seguidos pelo povo brasileiro, de acordo com o Instituto Real Big Data, os temas de moda e beleza estão em primeiro lugar com 20% de seguidores.Em seguida, cultura e notícias gerais aparecem com 10% e saúde, em terceiro lugar, com 7%. 


Influenciadoras digitais X Publicidades polêmicas


Pelo fato dessas figuras públicas terem muitos seguidores, consequentemente conseguem um grande alcance de visualizações nas diversas mídias digitais inseridas. Isso também já levou grandes influenciadoras a se envolver em polêmicas com publicidades, que levaram seus seguidores a terem uma imagem negativa ou serem lesados pelas propagandas.


Caso do Gummy


Quem acompanha grandes influenciadoras com certeza já ouviu falar de uma balinha açucarada, com formato de coração ou ursinho, que promovem melhorar de forma milagrosa o cabelo, pele e unhas. Tendo diversas comparações de antes e depois do uso do produto.

De acordo com entrevista dada ao G1, a doutora em nutrição pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Lara Natacci, comenta que alguns dos nutrientes presentes no gummy certamente são importantes, como a biotina e o ferro. Entretanto, não são elas sozinhas que vão fazer esse milagre. É importante ter uma boa alimentação, praticar exercícios e consultar um nutricionista para descobrir a dieta ideal para você.


Captura de tela G1 sobre o Gummy


Caso da bebida fitness


Outro caso que repercutiu na internet foi o da influenciadora Mari Gonzalez, que gravou uma publicidade sobre uma bebida fitness onde é visto que a bebida não a agradou. Rapidamente o vídeo virou meme, mas também gerou discussões a respeito de onde uma influenciadora pode chegar para fazer publicidade e ganhar dinheiro.

Captura de tela Suco Fitness 


O impacto das influenciadoras digitais na sociedade do consumo


Ao longo do artigo, foi possível perceber como uma figura pública com tantos seguidores pode influenciar e ditar novas tendências, com isso entramos em um debate sobre a sociedade do consumo e como essas publicidades levam a diversos consumidores/seguidores a adquirirem diversos produtos e serviços.

Souza e Soares (2018) colocam que “A sociedade do consumo nesta era contemporânea do capitalismo em que o crescimento econômico e a geração de lucro e riqueza encontram-se predominantemente pautados no crescimento da atividade comercial e, consequentemente, do consumo”, que é cada vez maior.

O gráfico abaixo mostra como que os comportamentos de consumo são influenciados pelas mídias sociais.


Infográfico sobre influência de compra


As influenciadoras de beleza e moda fazem parte das tendências e com isso, conseguem persuadir gostos e comportamentos dos consumidores. A conexão que as influenciadoras procuram ter com seus seguidores também pode influenciar de atrair novos fãs para uma marca em específico.


Caso WePink


Samara Pink e Virginia Fonseca


A marca de cosméticos WePink, fundada pela empreendedora Samara Pink e a influenciadora digital Virginia Fonseca, recentemente virou alvo de notícias e teve grande repercussão por conta de, em apenas 8 horas, vender o equivalente a R$ 1,5 milhão na nova linha de bases da marca.

Essa não é a primeira vez que a WePink atinge números recordes, de acordo com a Forbes Brasil, em janeiro de 2023, Virginia Fonseca e Samara Pink faturaram quase R$ 15 milhões para a sua marca.

Virginia possui, somando Youtube, TikTok e Instagram 90,4 milhões de contas que a seguem nas mídias sociais, sendo assim possui grande relevância no marketing de influência, o que fez com que a marca alcançasse esses recordes, mais uma vez comprovando que a sociedade do consumo é levada pela influência desse tipo de figura pública.


E qual conclusão tiramos de tudo isso?

Imagem autoral desenvolvida no Canva


As influenciadoras, independente do nicho que está atuando, consegue de forma positiva ou negativamente exercer influências na vida de seus seguidores. 

Antes de realizar publicidades ou mostrar um estilo de vida que vai ser alcançado por milhões de pessoas, deve ser repensado e conscientizado sobre os impactos que podem trazer na vida do seu público.


REFERÊNCIAS


BORNELI, Junior. Como essas influenciadoras faturaram R$ 1,5 milhão em 8 horas. Startse, 2023. Disponível em: https://www.startse.com/artigos/como-essas-influenciadoras-faturaram-milhoes/. Acesso em 26 abr 2023.


BRASILEIRO, FALA. Influenciadores de moda e beleza são os mais seguidos pelos brasileiros. Disponível em: https://recordtv.r7.com/fala-brasil/fala-brasileiro/influenciadores-de-moda-e-beleza-sao-os-mais-seguidos-pelos-brasileiros-24022023. Acesso em 24 abr 2023.


CAMARGO, Janaina. Virginia Fonseca arrecada quase R$ 15 milhões em live; entenda qual o papel dos influenciadores nos negócios. Money Times, 2023. Disponível em: https://www.moneytimes.com.br/virginia-fonseca-arrecada-quase-r-15-milhoes-em-live-entenda-qual-o-papel-dos-influenciadores-nos-negocios/. Acesso em 26 abr 2023.


CASTRO, Felipe. Pesquisa revela que o Brasil é o país dos influenciadores digitais. Disponível em: https://veja.abril.com.br/comportamento/pesquisa-revela-que-o-brasil-e-o-pais-dos-influenciadores-digitais/. Acesso em 24 abr 2023.


DANTAS, Carolina. Gominhas para cabelo e unhas viram febre no Instagram e expectativa é de 'milagres', mas elas funcionam?. G1, 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/viva-voce/noticia/2021/10/09/gominhas-para-cabelo-e-unhas-viram-febre-no-instagram-e-expectativa-e-de-milagres-mas-elas-funcionam.ghtml. Acesso em 24 abr 2023.


História do Marketing de Influência. Disponível em: https://www.influency.me/blog/historia-do-marketing-de-influencia/#:~:text=Hist%C3%B3ria%20do%20marketing%20de%20influ%C3%AAncia%3A%201%C2%AA%20fase,A%20a%C3%A7%C3%A3o%20funcionou. Acesso em 23 abr 2023.


Influenciador digital: como funciona essa nova profissão. Disponível em: https://ninho.digital/influenciador-digital-como-funciona-essa-nova-profissao/. Acesso em 23 abr 2023.


KARHAWI, Issaaf et al. Influenciadores digitais: conceitos e práticas em discussão. Communicare, v. 17, n. 12, p. 46-61, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Issaaf-Karhawi-2/publication/341983923_Influenciadores_digitais_conceitos_e_praticas_em_discussao/links/5edc396245851529453facb9/Influenciadores-digitais-conceitos-e-praticas-em-discussao.pdf. Acesso em 23 abr 2023.


MACEDO, Débora. Publipost: o que deu e o que não deu certo. Gas Rocket, 2022. Disponível em: https://gasrocket.com.br/publipost-o-que-deu-e-o-que-nao-deu-certo/. Acesso em 24 abr 2023.


Soares, J., & de Souza, M. C. (2018). Sociedade de consumo e o consumismo: implicações existenciais na dimensão da sustentabilidade. Direito E Desenvolvimento, 9(2), 303-318. https://doi.org/10.25246/direitoedesenvolvimento.v9i2.815



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