quarta-feira, 12 de outubro de 2022

AS REDES SOCIAIS E VIRTUAIS NO GABÃO E NO BRASIL

 Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)               

                        EGC5019-09304/10301 - Ambientes Virtuais de Aprendizagem

                                  EGC5020-09318/10316 - Redes Sociais e Virtuais

Ngoye Denis Geoffroy 

 Em todas essas definições, as redes sociais e virtuais são definidas como entidades sociais compostas por pessoas que compartilham informações e colaboram entre eles (são homens conversando com homens). Existem dois tipos de métodos para analisar redes sociais virtuais: Método sociocêntricos para estruturas sociais (redes sociais corporativas) e Método egocêntrico que se concentram na rede relacional de um indivíduo (facebook, twitter etc.). 

No entanto, o uso e a evolução das redes sociais e virtuais são iguais em todas as sociedades? Quais são as redes mais usadas, por que e como eles funcionam? 

Nós tentaremos responder a essas perguntas ao longo de nossa evolução narrativa fazendo uma pequena comparação entre a sociedade Gabonesa e Brasileira. 

Com uma população de apenas 2.000.000 de habitantes, o Gabão é um pequeno país da África Central. No entanto, de acordo com a União Internacional de Telecomunicações (UIT), especialista das Nações Unidas em tecnologias de informação e comunicação, em 2017, o Gabão conquistou 10 lugares no ranking mundial de TIC e está agora posicionado como o sexto país mais conectado do continente Africano.

Em efeito, o Gabão em 2022 é: 2,31 milhões de habitantes sendo 1,43 milhões de usuários da internet (818.800 usuários ativos nas redes sociais). O número de usuários de internet aumentou +2,3% em um ano e, no que diz respeito às redes sociais, a progressão no país não está definida. Este crescimento considerável deve-se ao aumento da população, às criações e inovações das redes sociais e virtuais, mas também às políticas de utilização postas em prática pelos meios de comunicação para atrair e reter o maior número possível de pessoas.

O que as redes sociais e virtuais trazem para a sociedade Gabonesa?

Como em todas as sociedades, o usuário das redes sociais e virtuais as acessam principalmente para informação e entretenimento. No entanto, o Gabão que registra falta de lazer para sua população, uma cultura conservadora e uma política semiditatorial. Isso incentiva os jovens a usar as redes sociais como refúgio para se expressar livremente, promover sua criatividade e descobrir coisas novas, especialmente no que diz respeito a identidade cultural de outras sociedades. Assim, ao longo dos anos, o uso das redes sociais e virtuais mudou de acordo com a idade dos usuários e as necessidades da sociedade. O Facebook por exemplo que é a mídia social mais usada no Gabão desde sua chegada a África (2013) passou de um mero aplicativo para comunicar com seus amigos e manter suas fotos, para o aplicativo número 1 para propaganda política e social, colocação de produtos (publicidade) etc. O que se deve a tendencia atual com a certificação e rentabilidade de contas profissionais.

As redes sociais e virtuais no Brasil.

Contrário ao Gabão, o Brasil é um conjunto de 26 Estados federais que registram mais de 217.643.743 habitantes em 2022 (o quinto maior país do mundo por área terrestre) tem uma cultura diferente e expectativas sociais e virtuais diferentes a quaisquer outros países do mundo. No Brasil, Instagram é mais usada que o Facebook por exemplo e os usuários de WhatsApp são bem importantes também. "As 10 Redes Sociais mais usadas no Brasil [2022] (resultadosdigitais.com.br)"

Em 2021 no Brasil, os dados de internet são: 

Redes Sociais: as mais usadas e as principais estratégias para cada uma (mirago.com.br)

Com o fenômeno dos influenciadores que é a tendência atual nas redes sociais, não é incomum ver que os jovens brasileiros agora usam as plataformas virtuais para serem notados, mas também para mostrar o censo de criatividade e inovação. Isso também não impede que algumas pessoas se conectem para obter informações, principalmente entre estudantes ou profissionais. Mas com os jovens mais ativos na rede Instagram, não é raro descobrir que a criação de conteúdo ou a divulgação de um bem e serviço é mais comum no Brasil. Também com a pandemia e suas muitas restrições, muitas pessoas têm aproveitado as redes sociais e sua monetização para se ocupar e ganhar dinheiros. 

Em resumo, depois observar nós podemos perceber as redes sociais e virtuais são importantes para nós pois eles ajudam a comunicar, se informar, se divertir e ganhar dinheiros. No entanto, a única coisa que mudam é seu usuário especialmente através a culturas dele e gostos. No Gabão por exemplo, as redes sociais são muitas usada para comunicar e ganhar dinheiros portanto no Brasil as pessoas usam também as redes sociais pelos mesmos objetivos, mas igualmente para trabalhar. 



REFERÊNCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário