domingo, 29 de maio de 2022

Uso das Redes Sociais na Pandemia

 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA  CENTRO SOCIOECONÔMICO DISCIPLINA REDES SOCIAIS



Bárbara Maria R. Mesquita (18103945)



Uso das Redes Sociais na Pandemia




A evolução das redes sociais está fortemente relacionada à ascensão da tecnologia, aos comportamentos das pessoas e também às tendências, em 2019 com o início da pandemia do Coronavírus houve a necessidade de manter-se afastado e isolado a fim da contenção do vírus, por esse motivo foi necessário que as as pessoas readaptar suas vidas, as usualidades foram interrompidas, a ida ao trabalho, a escola, ao mercado, consultas e diversas outras coisas, com isto as redes sociais invadiram ainda mais a vida das pessoas.

De acordo com Nitahara (2021), o número de domicílios com acesso a internet em 2019 era de 71% e em 2020 esse número subiu para 83%, isso possibilitou que algumas atividades se modificasse para o ambiente online, como a educação online, comércio, consultas médicas, o trabalho e se tornasse o principal ambiente social durante esse tempo. Arcangeli em matéria publicada no Exame cita que as redes sociais registram 4,62 bi de usuários, são cerca de um milhão de usuários novos por dia ou 13,5 por segundo, isto mostra a influência das redes nas nossas vidas.  

Durante esse período as consultas, reuniões de trabalho e até mesmo as aulas foram trocadas por ambientes como as plataformas Zoom, Google Meet, Teams, que possibilitam a reunião em grupos com ferramentas de áudio e vídeo. O entretenimento também precisou se readaptar, e nessa fase, a utilização do Youtube, Instagram, Facebook e Tik Tok para lives ficou muito utilizada, atualmente o Brasil está em 5º como país que mais produz podcasts no mundo, e esse tipo de consumo teve seu ápice durante a pandemia, de acordo com Vidigal (2022)

A utilização das redes sociais para socialização foi fundamental na criação de senso de solidariedade e aproximação social, as pessoas utilizam as redes para se apoiar, para comentar o que estavam passando, sentindo, mobilizando as pessoas para ficarem isoladas, as pessoas encontraram nas tecnologias digitais uma rede de apoio. 

Após o período de pandemia novas tendências foram surgindo, como é o caso do padrão de consumo que sofreu algumas mudanças, por esse motivo atualmente é muito mais comum se deparar com pessoas que compram produtos através da internet e principalmente pelas redes sociais, em vez dos e-commerces e Amazon, inclusive muitas marcas vêm aderindo a este tipo de formato, adicionando-o às suas estratégias de e-commerce habituais. Um exemplo é o Instagram Shopping, espaço em que as empresas podem criar vitrine virtual que possibilita que os seguidores comprem seus produtos sem sair do Instagram.

Uma coisa clara é que o mobile dominou os hábitos de consumo dos usuários de redes sociais em todo o mundo e é facilmente percebido a mudança do formato e conteúdo das redes sociais, passamos do feed de notícias para os stories e hoje somos inundados de vídeos rápidos, que estão cada vez mais populares e cabe aos usuários, principalmente as marcas, a adaptarem-se a esse novo padrão.

É possível verificar a importância e o impacto que as redes sociais ocupam em nossas vidas diariamente, transformando e intensificando a maneira como são utilizadas, diminuindo barreiras, comovendo as pessoas, mobilizando-as, transformando o entretenimento, o mundo comercial e corporativo. 


REFERÊNCIAS


10 Tendências de redes sociais para 2022. 2022. Disponível em: https://canaltech.com.br/redes-sociais/10-tendencias-de-redes-sociais-para-2022/. Acesso em: 29 maio 2022.

LEWIS. 8 Tendências de Redes Sociais para 2022. 2022. Disponível em: https://www.teamlewis.com/pt/magazine/8-tendencias-de-redes-sociais-para-2022/. Acesso em: 29 maio 2022.

LIBERTA, Empreender. Redes sociais registram 4,62 bi de usuários - e vão continuar crescendo. 2022. Disponível em: https://exame.com/colunistas/empreender-liberta/redes-sociais-registram-462-bi-de-usuarios-e-vao-continuar-crescendo/. Acesso em: 28 maio 2022.

NITAHARA, Akemi. Estudo mostra que pandemia intensificou uso das tecnologias digitais: desigualdades de inclusão digital foram acentuadas. Desigualdades de inclusão digital foram acentuadas. 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-11/estudo-mostra-que-pandemia-intensificou-uso-das-tecnologias-digitais#:~:text=A%20pandemia%20de%20covid%2D19,tipo%20de%20conex%C3%A3o%20%C3%A0%20rede.. Acesso em: 28 maio 2022.

VIDIGAL, Enize. Brasil é o 5º em ranking mundial de crescimento de podcasts, aponta pesquisa. 2022. Disponível em: https://www.oliberal.com/cultura/brasil-e-o-5-em-ranking-mundial-de-crescimento-de-podcasts-aponta-pesquisa-1.504662. Acesso em: 28 maio 2022.





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