domingo, 29 de maio de 2022

       UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA  CENTRO SOCIOECONÔMICO DISCIPLINA REDES SOCIAIS

Thais Porto ( 18100911)



Linkedin: comunidade profissional


Com o avanço da tecnologia, surgiram novos meios de comunicação, as redes sociais, que promovem maior conectividade entre as pessoas, proporcionando tipos de relacionamentos, seja pessoal ou profissional. O Linkedin é a maior rede social voltada para assuntos profissionais, possibilitando o networking, o fortalecimento da sua credibilidade profissional, oferta e busca de emprego.

Esta rede foi lançada em 2003, sua sede está localizada na Califórnia, em 2016 foi adquirida pela Microsoft por US $26,2 bilhões, sua receita deriva da venda de publicidade, soluções de recrutamento e das assinaturas dos planos disponíveis. Os países que mais utilizam o Linkedin são Estados Unidos e Índia e o Brasil está em terceiro lugar em número de usuários cadastrados, a rede conta com cerca de 774 milhões de usuários em 200 países, e possui nove idiomas na plataforma, inglês, francês, alemão, italiano, português, espanhol, romeno, russo, turco e japonês. A rede possui planos gratuitos e opções premium com diversas funcionalidades, na plataforma é possível inserir informações da sua carreira profissional, suas habilidades, competências, seus cursos e projetos, podendo ser utilizado como currículo pelo usuário. 



O Linkedin é uma ótima comunidade profissional para quem busca por Networking, por ser um meio de se conectar a outras pessoas, como colegas de trabalho e da faculdade, e até mesmo encontrar um emprego e obter informações de empresas. Atualmente é uma rede que vem sendo muito usada por empresas B2B, a fim de alcançar clientes em potencial, ou seja, outras empresas, por ser  um ambiente de oferta e ganho para empresas e pessoas.
Possui diversas ferramentas que facilitam o recrutamento de funcionários principalmente que não estão procurando emprego diretamente, porém possuem perfil adequado para empresas que estão contratando, possui lista de vagas e a possibilidade de se candidatar pela própria rede, lembro ainda que possui um feed de publicações com o intuito da interação profissional, para o compartilhamento e o consumo de artigos e outros conteúdos.

Criando seu Perfil no LinkedIn: como ter um perfil que chama a atenção

1-  Mantenha seu perfil atualizado e publique em sua timeline: com informações de novos cursos, certificados, prêmios e demais conquistas profissionais, mesmo que pequenas. 

2-  Tenha uma  foto de perfil adequada, procure transmitir profissionalismo nessa foto, lembre o objetivo desta rede.

3-  Tenha uma foto de capa, o objetivo deste item é chamar atenção, se comunicar com os visitantes do seu perfil. A dica é ser criativo.
4-  Capriche no seu resumo profissional, fale um pouco de você, sobre seus interesses, área de atuação, o que te motiva e não esqueça de incluir suas informações de contato. O uso de palavras-chave facilita que outras pessoas te encontrem.

5-  Defina seu título profissional. Facilite que as pessoas te encontrem. 

6- Compartilhe suas experiências profissionais e liste suas habilidades, da forma mais completa possível.

7-  Solicite e/ou escreva recomendações de pessoas com quem você trabalha ou estudou.

8- Siga empresas e faça parte de grupos. Para manter-se ativo, deve-se compartilhar conhecimento e participar de discussões de temas que você conheça. Dica: Não participar de discussões desnecessárias e seguir empresas.


Em síntese, podemos concluir que o Linkedin é uma rede social profissional com grande relevância atualmente e é formada com base em relacionamentos profissionais, seja com colegas de trabalho e de faculdade, clientes, empresas, entre outros. Conforme apontamos para ter um perfil atrativo é necessário seguir algumas dicas que ajudam na constituição do perfil fazendo com que ele seja mais visto por possíveis recrutadores e/ou clientes.



REFERÊNCIA


SOBRE o Linkedin, 2016. Disponível em: https://about.linkedin.com/pt-br?trk=homepage-basic_directory_aboutUrl&lr=1. Acesso em: 29 maio 2022.

O QUE é Linkedin e como utilizar da melhor maneira?: 9 dicas de uso para empresas, profissionais e agências. 9 dicas de uso para empresas, profissionais e agências. 2020. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/o-que-e-linkedin/#:~:text=O%20LinkedIn%20%C3%A9%20a%20mais,perfis%20de%20clientes%20em%20potencial.. Acesso em: 29 maio 2022.

LINKEDIN: In it to inspire. In it to inspire. 2016. Disponível em: https://canaltech.com.br/empresa/linkedin/. Acesso em: 29 maio 2022.




Nenhum comentário:

Postar um comentário