Social Commerce
- Interação e Compra
Aluna: Eduarda Limberger Mussart
Matrícula: 18200861
Segundo um estudo da Kantar, durante a pandemia no Brasil o uso das redes sociais teve um aumento de 40% e o comercio eletrônico teve um aumento nas vendas de 68% segundo a ABComm. Isso faz com que a competição por atenção fique cada vez maior. Com isso, vem a nova versão do comercio eletrônico a Social Commerce onde um estudo revelou que 74% dos brasileiros compram atraves das redes socias e que durante a pandemia as vendas por redes sociais saltaram de 22% para 34%, de acordo com o site E-commerce Brasil.
O Social Commerce é uma maneira excelente e econômica para os comerciantes expandirem seus canais e visibilidade. As soluções oferecidas pelas plataformas sociais e de comércio eletrônico tornam mais fácil do que nunca começar a vender nelas. Os comerciantes podem exibir e vender produtos, e os seguidores podem navegar, comprar e ser transferidos para um checkout seguro no site do comerciante ou diretamente em qualquer aplicativo.
Mas afinal, o que é Social Commerce?
O social Commerce é uma modalidade de comércio eletrônico baseada na interação social, o antigo boca a boca. Ele representa o uso das redes sociais para transações de Ecommerce, é a estratégia de vender produtos e serviços diretamente pelas redes sociais.
O
uso do social commerce pode trazer muitas vantagens para as empresas, pois traz
maior visibilidade e autoridade no mercado, melhora a experiencia do cliente,
utiliza o engajamento dos seguidores, a influência das redes, o custo-benefício.
Empresas com recursos mais limitados podem utilizar a plataforma que gera mais influência
para seus produtos, com conteúdos bem focados na divulgação da marca e interação
com os usuários.
Das redes com maior influência no momento, temos o Facebook e Instagram, são as
maiores plataformas em número de usuários e recursos para venda. De acordo com pesquisa,
o Instagram é a principal rede social para pesquisa de produtos, com 62%,
seguido pelo Facebook (61%). Já hora da comprar, além da própria loja
virtual, os consumidores utilizam principalmente o Google Shopping (53%),
Instagram (50%), Facebook (43%) e WhatsApp (42%). Twitter (6%) e Pinterest (5%)
aparecem com menos destaque, mas também são usados. Alem do LinkedIn que
se destaca no mercado B2B e do TikTok que vem crescendo principalmente pelas
ações de influenciadores.
Os
destaques das marcas nas redes vêm através de campanhas exclusivas, foco nos
produtos de maior relevância, avaliação dos produtos por parte dos usuários,
boas imagens, facilidade na compra, campanha com influenciadores, live
commerce. Tudo isso faz com que o Social Commerce cresça cada vez mais, mas é
claro sem deixar o modelo tradicional de ecommerce de lado,
As plataformas de vendas onlines tradicionais seguem fortes, são a principal
plataforma de ecommerce, assim como os marketplaces que tem boa participação
das vendas e ampliam o alcance dos comerciantes. Afinal, em grande parte as
lojas são o destino dos usuários, pois nem todas as redes possuem a disponibilidade
de finalizar a compra por ali mesmo.
O importante é destacar que toda essa visualização, interação entre usuários,
acabou por criar mais um método de comercio que vem crescendo cada dia mais e
tende a expandir.
O comercio eletrônico já englobou todo o mercado, agora expande também ao
metaverso, só podemos esperar que cresça ainda mais.
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