domingo, 29 de maio de 2022

Social Commerce - Interação e Compra


Social Commerce - Interação e Compra

Disciplina: Redes Sociais e Virtuais
Aluna: Eduarda Limberger Mussart
Matrícula:  18200861


Fonte: Google Imagens


As mudanças rápidas e significativas no comércio eletrônico nos últimos anos atingiram muitos comerciantes. Embora o comércio eletrônico e a venda social possam não ter sido uma prioridade antes, agora inclinar-se para esses canais é uma questão de sobrevivência.
Segundo um estudo da Kantar, durante a pandemia no Brasil o uso das redes sociais teve um aumento de 40% e o comercio eletrônico teve um aumento nas vendas de 68% segundo a ABComm. Isso faz com que a competição por atenção fique cada vez maior. Com isso, vem a nova versão do comercio eletrônico a Social Commerce onde um estudo revelou que 74% dos brasileiros compram atraves das redes socias e que durante a pandemia as vendas por redes sociais saltaram de 22% para 34%, de acordo com o site E-commerce Brasil.
O Social Commerce é uma maneira excelente e econômica para os comerciantes expandirem seus canais e visibilidade.  As soluções oferecidas pelas plataformas sociais e de comércio eletrônico tornam mais fácil do que nunca começar a vender nelas. Os comerciantes podem exibir e vender produtos, e os seguidores podem navegar, comprar e ser transferidos para um checkout seguro no site do comerciante ou diretamente em qualquer aplicativo. 

Fonte: Google Imagens

Mas afinal, o que é Social Commerce?

O social Commerce é uma modalidade de comércio eletrônico baseada na interação social, o antigo boca a boca. Ele representa o uso das redes sociais para transações de Ecommerce, é a estratégia de vender produtos e serviços diretamente pelas redes sociais. 

Vem como a nova versão do ecommerce, unindo as tradicionais vendas onlines com as redes sociais, deixando somente de apresentar produtos e interagindo com os clientes através de suas redes. Em suma, as mídias sociais deixam de ser apenas um canal de publicidade e passam a ser o local de compra do usuário.
Nesse novo modo, foi visto que a publicidade atrai clientes, mas grande parte da compra é realizada devido a opinião dos outros, como prova disso, temos o marketing de influenciadores que vem dando muito certo. Steve Rubel que incluiu as ferramentas de comercio eletrônico colaborativas para os compradores “obterem conselhos de pessoas confiáveis, encontrar produtos e serviços, e então comprá-los”. As redes sociais disseminam o conselho e aumentam a confiança.
 “À medida que os consumidores se envolvem mais nas mídias sociais, eles estão compartilhando mais conteúdo com grupos de colegas e compartilhando seu próprio conteúdo”, disse Mike Blight, gerente sênior de pesquisa e insights de mercado do Sprout Social. “As marcas estão ficando mais sofisticadas para alavancar o conteúdo gerado pelo usuário (UGC), e isso tem um efeito cíclico. Uma garota compartilha o batom que comprou, as marcas então veem e aproveitam, e também suas amigas conseguem ver. É um conteúdo de propósito duplo, efeito tangencial na marca.”
Redes sociais como Facebook, Instagram, Pinterest, já tem suas lojas virtuais inseridas na plataforma, pois assim os usuários permanecem mais tempo por ali, sem precisar serem redirecionados a links e saírem da plataforma para realizar suas compras. Na visão do cliente esse modo de compra fica facilitado, e é possível efetuar uma compra de maneira rápida e prática.


Fonte: Youtube

O uso do social commerce pode trazer muitas vantagens para as empresas, pois traz maior visibilidade e autoridade no mercado, melhora a experiencia do cliente, utiliza o engajamento dos seguidores, a influência das redes, o custo-benefício. Empresas com recursos mais limitados podem utilizar a plataforma que gera mais influência para seus produtos, com conteúdos bem focados na divulgação da marca e interação com os usuários. 
Das redes com maior influência no momento, temos o Facebook e Instagram, são as maiores plataformas em número de usuários e recursos para venda. De acordo com pesquisa, o Instagram é a principal rede social para pesquisa de produtos, com 62%, seguido pelo Facebook (61%). Já hora da comprar, além da própria loja virtual, os consumidores utilizam principalmente o Google Shopping (53%), Instagram (50%), Facebook (43%) e WhatsApp (42%). Twitter (6%) e Pinterest (5%) aparecem com menos destaque, mas também são usados. Alem do LinkedIn que se destaca no mercado B2B e do TikTok que vem crescendo principalmente pelas ações de influenciadores.


Fonte: Google Imagens

Os destaques das marcas nas redes vêm através de campanhas exclusivas, foco nos produtos de maior relevância, avaliação dos produtos por parte dos usuários, boas imagens, facilidade na compra, campanha com influenciadores, live commerce. Tudo isso faz com que o Social Commerce cresça cada vez mais, mas é claro sem deixar o modelo tradicional de ecommerce de lado, 
As plataformas de vendas onlines tradicionais seguem fortes, são a principal plataforma de ecommerce, assim como os marketplaces que tem boa participação das vendas e ampliam o alcance dos comerciantes. Afinal, em grande parte as lojas são o destino dos usuários, pois nem todas as redes possuem a disponibilidade de finalizar a compra por ali mesmo. 
O importante é destacar que toda essa visualização, interação entre usuários, acabou por criar mais um método de comercio que vem crescendo cada dia mais e tende a expandir. 
O comercio eletrônico já englobou todo o mercado, agora expande também ao metaverso, só podemos esperar que cresça ainda mais. 


Referências:

ALVARENGA, Darlan. Com pandemia, comércio eletrônico tem salto em 2020 e dobra participação no varejo brasileiro. Com pandemia, comércio eletrônico tem salto em 2020 e dobra participação no varejo brasileiro1. [S. l.], 26 fev. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/02/26/com-pandemia-comercio-eletronico-tem-salto-em-2020-e-dobra-participacao-no-varejo-brasileiro.ghtml. Acesso em: 29 maio 2022.

REDAÇÃO, Mercado & Consumo (ed.). Social Commerce: 74% dos brasileiros usam redes sociais para comprar. InSocial Commerce: 74% dos brasileiros usam redes sociais para comprar. 1. [S. l.], 22 jun. 2021. Disponível em: https://mercadoeconsumo.com.br/2021/06/22/social-commerce-74-dos-brasileiros-usam-redes-sociais-para-comprar/. Acesso em: 29 maio 2022.



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