quarta-feira, 25 de maio de 2022

Qual o impacto das redes sociais nas empresas?

 Ana Karolina Macedo - 17200724

Redes Sociais e Virtuais


Qual o impacto das redes sociais nas empresas?





Conceito e relevância



     As redes sociais integram a rotina e fazem parte da vida de bilhões de pessoas e empresas.  Segundo TORRES (2009) “As mídias sociais são sites na internet que permitem a criação e o compartilhamento de informações e conteúdos pelas pessoas e para as pessoas, nas quais o consumidor é ao mesmo tempo produtor e consumidor da informação.” Muitas dessas mídias sociais se tornaram ferramentas indispensáveis para a realização do trabalho, como é o caso do Linkedin que se tornou a rede social mais utilizada para prospecção e captação de clientes e profissionais do mundo. Atualmente, inúmeras empresas utilizam o linkedin para captar 100% da sua meta de clientes e o Instagram também se tornou essencial para realização de vendas, marketing e prospecção de clientes e oportunidades. A origem das redes sociais confunde-se com a origem da sociedade humana. “O que se convencionou chamar de redes hoje em dia são apenas ferramentas, que podem ajudar ou não na formação delas” (FRANCO, 2012). 

  Tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional, as redes sociais são importantes porque elas modificaram totalmente a maneira como as pessoas se comunicam entre si. Elas permitem agilidade, velocidade, o que propicia uma comunicação horizontal, mais direta entre consumidores e empresas.

Nesse movimento, as marcas precisam aprender a falar a linguagem do seu público e ser ágeis suficientemente para responder às demandas de seus potenciais clientes. Hoje, as redes sociais são essenciais para empresas que funcionam como e-commerce e comercializam produtos e serviços.

    É certo de que não existe um momento específico em que as empresas passaram a enxergar as redes como um potencial para aumentar as vendas, trata-se na verdade de uma demanda inerente ao mercado de negócios atual. E hoje em dia, a competência de usar as mídias e redes sociais como parte do modelo de negócio – e não apenas como uma ferramenta de comunicação –  é fundamental para o futuro de uma empresa.

  Entre os principais benefícios estão a divulgação da marca (78,1%), o engajamento da audiência (62,5%), o crescimento das vendas e do número de clientes (51%) e o aumento do tráfego no site/blog (44,9%). Afinal, estar presente nesses canais serve como um termômetro de como o público enxerga a sua marca. (números tirados do site: https://www.pontodesign.com.br/qual-o-impacto-das-redes-sociais-na-forma-de-fazer-negocios/)

A importância da mídia social para uma empresa está em ser um meio para propagação da sua marca, da sua opinião, da sua causa. Podendo também fazer uma análise mais profunda do perfil de seus clientes e definir com muito mais precisão qual é o seu público ideal.






Por que muitas empresas ainda não aderem?


   Para muitas organizações, levar a sua marca para as mídias sociais pode ser um desafio e requer uma grande transformação de cultura e estrutura de processos. Pode-se dizer que as redes sociais obrigaram as empresas a desenvolverem uma linguagem diferente da comunicação que elas mantinham anteriormente com seus clientes. Se antes o tempo de resposta a uma demanda era maior e permitia lapidar a imagem do negócio de acordo com aquilo que a marca queria expor, hoje as redes levam as empresas a um processo de comunicação extremamente rápido, o que para muitos se coloca como um desafio e dificuldade.

    Outra dificuldade notada é a voz que o cliente passa a ganhar. Os internautas não apenas consomem, mas também produzem conteúdo. Assim, com as redes sociais, a voz do cliente tornou-se muito mais forte, principalmente quando sua posição expõe negativamente uma marca. 

   O desafio da linguagem também é muito comum, a falta de adequação da linguagem ao público, também coloca a empresa como alvo de erros, pois muitas empresas não delimitam e não pesquisam bem sobre os seus potenciais clientes, muito menos estreitam interações assertivas com eles.

    Um processo muito utilizado como metodologia de aplicação das redes sociais é o AIDA, sigla para Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Trata-se do ciclo básico para a produção de conteúdos nas redes sociais, o qual está relacionado com o funil de vendas. Essa metodologia permite a criação de conteúdos voltados para prender a atenção, despertar o interesse, gerar desejo pelo produto ou serviço no consumidor e, enfim, direcioná-lo à ação de compra.





Como atuar?


  • Agir com velocidade

  • Desenvolver Estratégias

  • Levar em conta os contextos e assuntos falados nas redes no momento

  • Conhecer seu público

  • Utilizar o AIDA

  • Não focar apenas em conteúdos institucionais

  • Buscar a rede social na qual seu público está inserido

  • Focar em engajamento qualificado



   O ano de 2020 mudou a maneira como as empresas usam a Internet e, em especial, as redes sociais, para fazer negócios. As empresas e os consumidores também mudaram de comportamento durante a pandemia da COVID-19 e passaram a usar muito mais as redes sociais, os aplicativos de delivery e as plataformas de vendas online. Segundo Ribeiro (2010)


"A capacidade de compartilhamento que as redes sociais oferece abre espaço para os consumidores desse novo cenário, que são pessoas que interagem cada vez mais sobre diversos assuntos, independente de sua localização geográfica.

Esse compartilhamento faz dos consumidores, grandes influenciadores de consumo e reputação de uma marca, pois suas opiniões, experiências e críticas são expostos publicamente. A relação da empresa com o consumidor diante desse novo cenário se tornou mais estreita, onde a postura se tornou mais colaboradora e inovadora e a abordagem passou a ser mais transparente, dando mais abertura e retorno a eles". 

 

   O fato é que as marcas precisam estar onde os seus clientes e potenciais consumidores estão, e as redes sociais fazem parte desse contexto.


Referências



TORRES, Claudio. A bíblia do Marketing. São Paulo. Novatec, 2009.

FRANCO, Maria Amélia do R. S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.

RIBEIRO, Juliana Ferreira. Brasília. UniCEUB, 2010.

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