domingo, 29 de maio de 2022

Open Source: A ferramenta da mudança

Open Source: A ferramenta da mudança

  EGC5020-09318/10316 (20212) - Redes Sociais e Virtuais
    Rodrigo Nazareth Schneider - 18200821 

        Open Source, ou traduzido para o português código aberto, pode ser considerada como uma cultura que adota o modelo de desenvolvimento colaborativo, fazendo com que a criação de iniciativas sejam desenvolvidas, aprimoradas e aplicadas de forma aberta e ampla para que qualquer pessoa possa inovar e trazer novas soluções ou visões para determinado problema.

        A cultura open source é amplamente difundida e engajada na comunidade de devs,
- programadores, engenheiro de software, desenvolvedor de programas e aplicativos e entusiastas da tecnologia - afinal foram eles que criaram e espalharam essa cultura.
    
        Em meados da década de 80 e 90 onde o mundo digital era todo "mato", as iniciativas open source começaram a tomar forma e mudar totalmente o jogo no mercado, onde predominava o modelo de negocio de softwares privativos. Abrir o código fonte de algum projeto e disponibilizá-lo para a comunidade de forma gratuita era considerado uma atitude subversiva e anarquista, de acordo com a lógica de direitos autorias e financeira.
        
    O programador e ativista Richard Stallman, pioneiro da cultura open source e softwares livres falava que o modelo do sistema de software privativo é “antissocial, antiético ou simplesmente errado”. 
Um dos trabalahos de Stallman foi fundar a "Free Software Foundation" em 1985 onde definiu o conceito de software livre baseado em quatro pilares:
  1. liberdade de executar o programa como você desejar;
  2. liberdade de estudar e adaptar o programa;
  3. liberdade de redistribuir cópias com a finalidade de ajudar outros;
  4. liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros.


                  



                                       Mas, afinal, o que é Open Source?
        
        Quando falamos em softwares livres com código aberto ou open source, estamos falando em um sistema que permite ser distribuído de forma livre e com acesso ao seu código fonte, para que assim usuários do mundo todo possam livremente aprender, examinar, modificar, corrigir e recriar algum outro projeto a partir dessa base.
       
        -"Como assim, eu vou me dedicar no desenvolvimento de um software, e entregá-lo de mãos beijadas ao público?"
        -"Realmente, por que eu faria isso?"
       
         A resposta é a inovação. Um modelo de cultura colaborativa que permite com que melhorias e desenvolvimentos de novas soluções, possa ser criado por pessoas com diferentes visões e diferentes perspectivas, o que possibilita um leque infinito de resultado. Pode ser no desenvolvimento de uma nova funcionalidade; desenvolvimento de um novo produto a partir da base do outro disponibilizado; pode ser usado para a educação de iniciantes na área; pode ser usado para um ciclo de melhorias feitas em conjunto com desenvolvedores e usuários e também pode ser usado para a melhoria de problemas não identificados pelos criadores.

     A partir dessa cultura que foi possível o desenvolvimento de vários programas de extrema importância para a sociedade, não é exagero falar o nível avançado tecnológico que nossa sociedade alcançou só foi possível pela ampla adoção de código aberto pela indústria de tecnologia.
    O sistema operacional Linux é o exemplo mais famoso do uso de código aberto, criado em 1991 pelo Linus Torvald. O Linux foi criado a partir de outro sistema operacional o GNU criado pelo Richard Stallman, já citado neste artigo. Podemos falar que o Linux é o software livre mais importante e com a maior abrangência de versões nas mais diversas áreas, solucionando os mais diversos problemas. 
    Outro bom exemplo é o navegador Mozilla FireFox, com o princípio de promover e desenvolver a internet como bem público.




                                  Open Source como ferramenta de transformação


         A cultura do código aberto pode e deve fugir do mundo digital sendo muito bem aplicada ao mundo material, criando soluções palpáveis para problemas sociais enfrentados na sociedade moderna, incentivar mudanças na maneira de produzir não só softwares, mas soluções que impactam as mais diversas realidades e culturas
        Para exemplificar melhor o ponto abordado, trarei alguns exemplos práticos, um deles foi feito em 2016 na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) no curso de Engenharia Biomédica. Foi desenvolvido um projeto para ajudar crianças com deficiência e que necessitavam de próteses. O projeto intitulado Mao3D se baseou em Open Design, produzindo projetos de próteses de membros, disponibilizando o acesso gratuito online para que efetuassem o download e assim produzissem as próteses em impressoras 3D por preços super acessíveis. Tornando possível as crianças manterem o acesso à próteses durante toda sua fase de crescimento facilitando a substituição da prótese que não serviria mais.
       


             Outro projeto é o Precious Plastic:


        Funciona da seguinte maneira: para solucionar o problema de acumulo de lixo plástico no planeta, trabalham desenvolvendo ferramentas e técnicas para transformar resíduos plásticos em valiosos bens de consumo. Para isso, eles fornecem tudo o que qualquer pessoa precisa saber para começar a produzir produtos de plástico reciclado e montar um empreendimento. Desde a produção, com a disponibilização de projetos open source de maquinários de reciclagem, até o fornecimento de ferramentas de negócios para a gestão do empreendimento.



                               
                                                           Conclusão

        O futuro da sociedade tem que ser pautado em cima de projetos que visam o bem comum, e o open source só reforça a qualidade dos frutos colhidos com a adesão de um cultura colaborativa. Usar a tecnologia para construir realidades mais cooperativas e conectadas, desenvolvendo iniciativas inovadoras para solucionar os problemas da sociedade individualista em que vivemos, é um rumo promissor para se seguir. 
        Para isso devemos usar a tecnologia ao nosso favor e desenvolver iniciativas mais democráticas e justa, pensando no bem coletivo social e ambiental e não visando apenas no lucro acima de tudo. 
   
        
                                                          Referências:

ONE ARMY. Precious Plastic: open source recycling machines, products, and online tools to empower anyone to start recycling plastic locally.. Open source recycling machines, products, and online tools to empower anyone to start recycling plastic locally.. 2013. Disponível em: https://www.onearmy.earth/project/precious-plastic. Acesso em: 28 maio 2022.

ZUP. Open Source: Desenvolvimento de Software do Brasil pro Mundo. 2020. Disponível em: https://www.zup.com.br/blog/open-source-no-brasil. Acesso em: 28 maio 2022.

BLOG NETION. Entenda o que é Open Source e como ele mudou até o seu mundo. 2019. Disponível em: https://www.netiontelecom.com.br/cultura-open-source. Acesso em: 28 maio 2022.

BUZZI, Felipe. Visões inovadoras do código livre e do open source no desenvolvimento da internet: iniciativas de código aberto e softwares livres foram responsáveis em moldar o principal meio de comunicação moderno. Iniciativas de código aberto e softwares livres foram responsáveis em moldar o principal meio de comunicação moderno. 2022. Disponível em: https://blog.rocketseat.com.br/visoes-inovadoras-do-codigo-livre-e-do-open-source-no-desenvolvimento-da-internet/. Acesso em: 28 maio 2022.

                                                










Nenhum comentário:

Postar um comentário