UNIVERSIDDE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
Jennyfer Laryssa da
Silva
16203117
De todos os estudos sobre games e todos os assuntos discutidos sobre seu conteúdo ideológico, a representação da mulher é um dos temas menos explorados. Seja como jogadora, desenvolvedora ou personagem, as mulheres fazem parte do universo dos games. Com todo o preconceito e estereótipo negativos dentro dos games, as mulheres ainda lutam por reconhecimento como gamers e representatividade dentro do jogo e fora deles através de blogs, canais no YouTube, campeonatos entre outros.
As redes sociais
fazem com que todo o tipo de assunto seja cada vez mais amplo e explorado. O
mundo gamer por si só já é um universo gigantesco, quando paramos para analisar
o que a internet fez com este universo virtual é até difícil de mensurar, pois
o que já era grande ficou maior ainda.
Levando em conta
tudo o que foi mencionado acima o presente artigo tem como intuito apresentar a
evolução da mulher no mundo gamer e como as redes sociais e virtuais agem em
prol ou não disso. Levando em conta que cada vez mais este grande universo cresce junto com o avanço da tecnologia, temos o direito e dever de lutar por igualdade no mundo gamer também.
A representação das
personagens femininas nos jogos
A palavra representatividade tem por significado aquele que
representa politicamente os interesses de um grupo, de uma classe ou de uma
nação. Ela se concretiza através da ação, adesão e participação dos
representados. O principal objetivo é acabar com a propagação de preconceitos e
diminuir os estereótipos negativos ligados às mulheres. Se pararmos para
analisar como os jogos representam as personagens mulheres podemos entender o
quanto isso incomoda o público feminino. As personagens femininas nos jogos eram
sempre criadas pensando somente no seu físico, nas roupas curtas e marcantes,
no seu corpo bonito e atraente e muito
pouco nas habilidades hoje em dia podemos perceber que aos poucos isso vem
mudando, o fato de ter jogos que hoje apresentam a mulher como protagonista e que tornam ela a
heroína é algo incrível.
Redes Sociais e mundo gamer
A internet é
a maior inovação do mundo e é claro que tudo fica mais visível e amplo com ela. Assim como tudo fca maior e mais intenso. As redes sociais servem para aproximar e fazer com que as pessoas interagem mais ao mesmo tempo ela pode afastar, magoar, machucar e ferir alguns.
Com o universo gamer não é diferente o que mais vemos hoje em dia é pessoas de diversas faixas etárias gravando vídeos, postando fotos, criando blogs e canais para falar sobre os jogos, para mostrar suas habilidades, ensinar a jogar, passar de fases e nívei e claro tentar crescer com isso. As redes sociais trazem uma maior visibilidade para os jogos e para as pessoas o seu enorme alcance faz com que tudo seja mais rápido e maior tanto para o lado positivo quando para o lado negativo.
Não é mimimi
quando falamos que o machismo é cada vez maior com a internet e as redes
sociais, é algo real, a mulher não precisa aparecer durante uma partida de jogo
online para ser criticada ou mesmo de certa forma assediada. Termos o Nick
feminino, falar no microfone, já é o suficiente para que a reação e o modo de
sermos tratadas durante uma partida já é diferente, somos criticadas com maior
intensidade e ainda xingadas de forma mais hostil. Lembrando que isto não é uma
generalização, nem todos os homens são machistas assim como nem todas as
mulheres são extremistas. Precisamos mostrar que todos merecem respeito e igualdade.
Porém a internet é um universo complexo demais para ficarmos presos somente nas coisas ruins, quando se fala em jogos online, muitos não entende o grande mundo virtual que eles são. O fato de você conhecer pessoas, descobrir habilidades, se expressar, interagir e para alguns ganhar dinheiro através do que gosta de fazer e faz se divertindo e se irritando também éclaro. E realmente as redes sociais fazem com que estas interações sejam cada vez mais fortes, mais vividas, mais reais e intensas.
Somo 3 bilhões de gamers no mundo e sim tem espaço para todo mundo. Só lembrando o lugar da mulher é onde ela quiser.
Bibliografias:
www.politics.org.br
www.sbgames.org
www.olhardigital.com.br
www.oglobo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário