terça-feira, 4 de janeiro de 2022

EMPLOYER BRANDING: NOVA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL E RECURSOS HUMANOS UTILIZADA PELAS ORGANIZAÇÕES

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Disciplina: Redes Sociais e Virtuais 

Professor: Dr. Marcio Vieira de Souza

Aluno: André Luiz Schetz

Matrícula: 18100882


EMPLOYER BRANDING: NOVA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL E RECURSOS HUMANOS UTILIZADA PELAS ORGANIZAÇÕES


Atualmente o sucesso das empresas está em obter, manter e expandir a clientela, pois sem os consumidores, as organizações não conseguem se estabilizar no mercado. Diante disso, uma forma encontrada de uma organização se diferenciar de sua concorrência, e que possui um retorno positivo, é a utilização de estratégias de Employer Branding a fim de atrair novos talentos do mercado atual e reter os profissionais dentro da empresa. No artigo a seguir será esclarecido o que é Employer Branding junto com a sua importância para as empresas atualmente.


Fonte: (Recrutamente, 2020)


O Employer Branding, ou Marca Empregadora, foi citado pela primeira vez em 1990 pelo Simon Barrow em um livro chamado “People in Business". Em 1996 o Simon Barrow, junto com o Tim Ambler, escreveram um artigo chamado “The Employer Branding” do Journal of Brand Management, na qual fortaleceu o surgimento do tema e estabelecendo o Simon Barrow como o criador do Employer Branding. 


Fonte: (LinkHumans, 2020)

Como o próprio nome já diz, o significado de “Employer Branding” é “Marca Empregadora”. A marca de uma empresa é muito mais do que apenas um slogan, ou o nome, ou uma imagem, mas sim um conjunto que envolve todos esses aspectos. A maneira que uma organização se posiciona no mercado e como impacta de alguma forma as pessoas, é o verdadeiro significado de uma marca.


Muitas organizações consideram o Employer Branding como o Marketing Digital do Recursos Humanos, porém, há algumas diferenças. O Marketing faz uma comunicação específica para geração de negócios, sendo responsável em cultivar os clientes e mostrar quais são os benefícios dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa, na qual envolve vendas, promoções e criação de imagem de necessidade para os consumidores. 


Já o Branding é responsável pelo relacionamento entre clientes e marcas, ou seja, é formado por estratégias que chamam a atenção dos clientes através da paixão pela marca, e não pelas vendas ou promoções. O Branding constrói uma fidelidade própria com os clientes e fortalece o relacionamento com a utilização da marca. Resumidamente, o Marketing realiza um esforço para empurrar os produtos para os consumidores, enquanto o Branding cria um relacionamento que faz com que chame a atenção dos clientes para perto da marca.


Fonte: (ReampAcademy, 2018)


O que as pessoas pensam a respeito dessa marca? É isso que a Gestão de Employer Branding é responsável. Para gerir a reputação de uma marca é necessário criar e mostrar um lugar diferenciado de trabalhado, ou seja, falar que a marca gerida é diferente das outras do mercado e que possui valores únicos e exclusivos. O principal objetivo de fazer uma Gestão de Employer Branding é em ser diferente dos concorrentes, evitando ser somente mais uma marca no mercado.


         A seguir, segue um vídeo feito pela Gupy (2021) referente as estratégias de Employer Branding a fim de esclarecer o seu significado e observar algumas dicas de implementação.



Além de atrair e reter os novos colaboradores, é necessário fazer com que queiram continuar trabalhando dentro da empresa, que enxerguem a cultura da organização e que vivenciem os valores e os propósitos da marca. As estratégias de Employer Branding envolvem várias áreas de atuação, como o Branding, Marketing e Comunicação, contudo, a favor da área de Recursos Humanos e gestão de talentos. Além disso, tais estratégias são únicas para cada empresa, pois é necessário levar em consideração a realidade da organização, como os canais utilizados, o tamanho da empresa e o que ela busca alcançar no curto e longo prazo.


Fonte: (Recruitee, 2021)


Diante disso, é notável que as organizações que utilizam atualmente as estratégias de Employer Branding se tornam um destaque no mercado diante dos atuais concorrentes, pois tais estratégias envolvem comunicação, posicionamento e canais que informam as propostas de valores da empresa para os seus colaboradores, candidatos e o mercado, a fim de atrair os talentos que combinam com a empresa e fortalecendo o relacionamento com os mesmos. Além disso, a implementação das estratégias de Employer Branding ajuda com o suporte para as demais áreas de atuação da empresa, como o Marketing Digital, o Recrutamento e Seleção, a Cultura Organizacional e na Comunicação com seus stakeholders.


REFERÊNCIAS

As melhores práticas para um Employer Branding de sucesso. Recrutamente, 2020. Disponível em: https://www.recrutamente.com.br/as-melhores-praticas-para-um-employer-branding-de-sucesso/

Coca-Cola: estratégia de branding e lembrança de marca. ReampAcademy, 2018. Disponível em: 

https://reamp.academy/2018/01/coca-cola-estrategia-de-branding-e-lembranca-de-marca/

Employer branding. Gupy, 2021. Disponível em: 

https://www.gupy.io/blog/employer-branding

Employer branding vs. employee branding. Recruitee, 2021. Disponível em: 

https://recruitee.com/articles/employer-vs-employee-branding

SIMON BARROW, THE CREATOR OF EMPLOYER BRAND. LinkHumans, 2020. Disponível em: 

https://linkhumans.com/simon-barrow-creator-employer-brand/

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