UNIVERSIDADE
FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO
SÓCIO-ECONÔMICO
DEPARTAMENTO DE
CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO
TAINARA D. RAMOS
RESENHA CRÍTICA
SOBRE OS TEXTO
Resenha
crítica apresentada como pré-requisito para a obtenção de nota parcial da
disciplina Redes Sociais e Virtuais do curso de Administração da Universidade
Federal de Santa Catarina, ministrada pelo Prof. Marcio Vieira.
Devido a mudança de aprendizagem
por conta da pandemia os ensinos começaram a ser presenciais e com isto, muitas
redes sociais foram criadas e atualizadas para lidar com a grande demanda por
busca de informação e comunicação, onde de certo modo algo que achamos que ia
durar somente alguns dias, passaram se dois anos. As redes sociais se tornaram
algo de grande relevância para manter relacionamentos, comunicação, informação
e ensino junto delas de certo modo conseguimos manter nossas vidas e empregos,
pois foi com elas que tudo continuou tendo uma mudança de paradigmas.
O presente artigo nos mostra
como as redes sociais mantiveram o conhecimento, tanto por aulas gravas ou
lives, podendo ser adquirido de qualquer lugar e a qualquer horário, dando
maior destaques para as lives que acontecem em tempo real possibilitando que
muito mais pessoas consigam participa, tendo seus lados bons e ruis, pois como a
pandemia aconteceu rápido as pessoas foram obrigadas a se adaptarem a esse novo
“normal” e isso fez com que tanto os alunos como professores tivessem uma certa
dificuldade em se adaptar.
O artigo fez uma pesquisa com alguns
colaboradores para entender e apontar seus pois e contras sobre o tema abordado,
para se ter melhorias em ambos os lados. Como eles fizeram isto, a UFBA fez um
congresso virtual abordando como diminuir os efeitos da pandemia na educação
com 40 lives por dia, Mesas redondas, conferências, intervenções
artísticas, projeto “UFBA mostra sua cara” e Realização de pesquisa com
objetivo de conhecer o nível de acesso dos estudantes.
Com
um procedimento investigativo qualitativo e exploratório tendo como objetivo
analisar o nível de participação estabelecidas entre palestrantes/docentes e participantes
de 3 mesas redondas tendo em vista o objetivo de identificar as contribuições
realizadas resultando em alguns pontos positivos e negativos.
Positivos:
- · Possibilidade de aprender de qualquer lugar e a qualquer horário.
- · Otimizar tempo.
- · Maior comodidade.
- · Autonomia.
Negativos:
- · Professores/Palestrantes com dificuldade em usar a plataforma.
- · Apresentação de slides com muito conteúdo.
- · Sem interação com a audiência.
- · Falta de Debates.
- · Falta de comunicação dos telespectadores por estar em grupo.
- · Meio de comunicação instável (Internet).
- · Laços de autoridade quebrados.
- · Falta de monitoramento do chat.
Podemos concluir que com essas
plataformas a interação ficou comprometida pelo fato de ter muitos usuários na
mesma plataforma e a falta de prática dos palestrantes dificulta a comunicação.
Por mais que esses meios de
aprendizagem tenham falhas, temos que aprender a imergir nesse mundo novo de
aprendizagem, pois não temos a certeza de quando poderemos voltar para o modo
presencial novamente.
Pensando nisso, o Congresso UFBA,
possibilitou a construção de um rico repositório, com temas distintos em várias
áreas que podem ser acessados a qualquer momento e em qualquer lugar,
contribuindo para a formação daqueles que necessitam e querem mais informações,
trazendo assim mais conhecimento.
Referencias:
file:///C:/Users/Tainara%20Ramos/Downloads/19_Lives%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20e%20intera%C3%A7%C3%A3o%20em%20tempos%20de%20pandemia.pdf
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