terça-feira, 21 de setembro de 2021

Resenha do Texto “Lives, Educação e Interação em Tempos de Pandemia”

 


UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO SÓCIO-ECONÔMICO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO

TAINARA D. RAMOS

 

 

 

 

 

RESENHA CRÍTICA SOBRE OS TEXTO “Lives, Educação e Interação em Tempos de Pandemia"

 

Resenha crítica apresentada como pré-requisito para a obtenção de nota parcial da disciplina Redes Sociais e Virtuais do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina, ministrada pelo Prof. Marcio Vieira.

 

 

 

 

                O artigo “Lives, Educação e Covid 19: Estratégias de Interação na Pandemia” com os atores “Beatriz Oliveira de Almeida e Lynn Rosalina Gama Alves” ambos os autores possuem uma formação bem completa, o presente artigo aborda como os estudantes estão mantendo seus meios de aprendizagem e os professores como estão ministrando as aulas em meio a pandemia da covid-19. Além de trazer soluções e respostas para várias perguntas que surgiram durante a pandemia.

                Devido a mudança de aprendizagem por conta da pandemia os ensinos começaram a ser presenciais e com isto, muitas redes sociais foram criadas e atualizadas para lidar com a grande demanda por busca de informação e comunicação, onde de certo modo algo que achamos que ia durar somente alguns dias, passaram se dois anos. As redes sociais se tornaram algo de grande relevância para manter relacionamentos, comunicação, informação e ensino junto delas de certo modo conseguimos manter nossas vidas e empregos, pois foi com elas que tudo continuou tendo uma mudança de paradigmas.

                O presente artigo nos mostra como as redes sociais mantiveram o conhecimento, tanto por aulas gravas ou lives, podendo ser adquirido de qualquer lugar e a qualquer horário, dando maior destaques para as lives que acontecem em tempo real possibilitando que muito mais pessoas consigam participa, tendo seus lados bons e ruis, pois como a pandemia aconteceu rápido as pessoas foram obrigadas a se adaptarem a esse novo “normal” e isso fez com que tanto os alunos como professores tivessem uma certa dificuldade em se adaptar.

                O artigo fez uma pesquisa com alguns colaboradores para entender e apontar seus pois e contras sobre o tema abordado, para se ter melhorias em ambos os lados. Como eles fizeram isto, a UFBA fez um congresso virtual abordando como diminuir os efeitos da pandemia na educação com 40 lives por dia, Mesas redondas, conferências, intervenções artísticas, projeto “UFBA mostra sua cara” e Realização de pesquisa com objetivo de conhecer o nível de acesso dos estudantes.

                Com um procedimento investigativo qualitativo e exploratório tendo como objetivo analisar o nível de participação estabelecidas entre palestrantes/docentes e participantes de 3 mesas redondas tendo em vista o objetivo de identificar as contribuições realizadas resultando em alguns pontos positivos e negativos.

Positivos:

  • ·         Possibilidade de aprender de qualquer lugar e a qualquer horário.
  • ·         Otimizar tempo.
  • ·         Maior comodidade.
  • ·         Autonomia.

Negativos:

  • ·         Professores/Palestrantes com dificuldade em usar a plataforma.
  • ·         Apresentação de slides com muito conteúdo. 
  • ·         Sem interação com a audiência.
  • ·         Falta de Debates.
  • ·         Falta de comunicação dos telespectadores por estar em grupo.
  • ·         Meio de comunicação instável (Internet).
  • ·         Laços de autoridade quebrados.
  • ·         Falta de monitoramento do chat.

 

Podemos concluir que com essas plataformas a interação ficou comprometida pelo fato de ter muitos usuários na mesma plataforma e a falta de prática dos palestrantes dificulta a comunicação.

Por mais que esses meios de aprendizagem tenham falhas, temos que aprender a imergir nesse mundo novo de aprendizagem, pois não temos a certeza de quando poderemos voltar para o modo presencial novamente.

Pensando nisso, o Congresso UFBA, possibilitou a construção de um rico repositório, com temas distintos em várias áreas que podem ser acessados a qualquer momento e em qualquer lugar, contribuindo para a formação daqueles que necessitam e querem mais informações, trazendo assim mais conhecimento.

 

 

Referencias:

file:///C:/Users/Tainara%20Ramos/Downloads/19_Lives%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20e%20intera%C3%A7%C3%A3o%20em%20tempos%20de%20pandemia.pdf

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário