Marketing nas Redes Sociais

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DISCIPLINA: REDES SOCIAIS E VIRTUAIS

PROFESSOR: MARCIO VIEIRA DE SOUZA

GRADUANDO: MARIA ROSARIO SUAREZ SALVATIERRA

MATRÍCULA: 20150674

 

O termo social media marketing ou social media marketing refere-se a todas as atividades e medidas que são utilizadas nas redes sociais para gerar oportunidades de negócio, aumentando o alcance e a fidelização dos clientes. O marketing de mídia social pode ser visto como relações públicas e atendimento ao cliente. O primeiro objetivo é aumentar fatores como tráfego, CTR e alcance. A próxima etapa é desenvolver a lealdade do cliente, os influenciadores e o marketing viral de longo prazo, pode fazer parte do Gerenciamento de relacionamento com o cliente e também inclui publicidade em mídia social.

 

Quando as redes sociais como Facebook, Twitter, Google Plus ou LinkedIn foram criadas, não estava claro se elas também eram oferecidas como ferramentas de relações públicas e marketing. A mídia social foi considerada não lucrativa. No entanto, com o aumento do número de usuários, a importância do contato direto com o cliente e do alcance crescente tornou-se mais aparente. As redes se tornaram mais sofisticadas e aumentaram em número - os gastos com marketing de mídia social também devem aumentar. Hoje, plataformas sociais muito diferentes são usadas nos setores B2C e B2B para atingir os objetivos corporativos.


O Marketing nas Redes Sociais  tem sido um dos segmentos que mais cresce em todo o mundo. Esse é um caminho sem volta em termos de tendência de marketing online e as empresas precisam se adaptar a esse novo cenário.

A tendência de aproximação do consumidor e criação de laços de relacionamento no marketing digital moderno encontrou nas redes sociais o canal ideal para criação desses pontos de contato.

Por isso mesmo é cada vez maior o número de empresas que buscam nas redes sociais para divulgação de seus produtos e serviços.

Essa tendência traz com ela novos desafios já que o marketing em redes sociais difere totalmente das outras formas de marketing online que as empresas estavam acostumadas a utilizar.

Outra característica do marketing nas redes sociais é a de ser basicamente uma estratégia de marketing de conteúdo. Por isso, antes de começarem a criar postagens, as marcas devem se preocupar com o tipo de conteúdo oferecido a seus seguidores.

desenvolvimento de conteúdo para redes sociais é um dos primeiros passos que as empresas devem dar. Entender as dores, anseios e obstáculos do público que você deseja impactar é fundamental para o sucesso das ações de marketing nestes canais.


https://www.youtube.com/watch?v=q7-6mpqwjZY

 

Mais do que nunca, a internet e as redes sociais tornaram-se fundamentais para a comunicação de marcas e pessoas. No Brasil, são 150.4 milhões de usuários na internet e 66% da população é ativa em redes sociais, segundo relatório da Digital in 2020, desenvolvido pela We Are Social. O brasileiro é um dos que mais passa tempo nas redes sociais, mostrou pesquisa da empresa norte-americana comScore. Ainda conforme o estudo, ficamos, em média, 4h41min conectados em nossos dispositivos móveis, diariamente. Isso é um indicativo de que as empresas e marcas devem estar onde as pessoas estão.

 

O ano de 2020 foi crucial para a transformação digital das empresas e trouxe novos modelos de trabalho, de atendimento ao cliente e impacta a autoridade e credibilidade de qualquer um que queira destacar-se da multidão. Segundo o site Business Insider, durante o isolamento social, o mercado de influenciadores digitais aumentou mais de 70%. Porém, o desafio é agregar, de fato, valor e conteúdo a uma determinada área de atuação, para ter credibilidade e autoridade.

 

 

Agora eu quero falar um pouco sobre como o marketing nas redes sociais tem sido importante ultimamente, devido à pandemia.

Com a pandemia do COVID-19, o marketing de redes sociais foi posicionado no centro da estratégia de comunicação das empresas, pois rapidamente se tornou uma das formas mais eficazes de fazer marketing durante uma crise. 

Pelo fato de termos ficado isolados por muito tempo, muitas empresas tiveram que fechar, porém, são muitas que se adaptaram e inovaram rapidamente e conseguiram se manter durante a pandemia e até crescer. E tudo isso graças ao marketing nas redes sociais.

Agora, é imperativo que as empresas tenham uma forte presença na Internet que lhes permita se comunicar diretamente com os clientes e prosperar no novo normal. 

Pelo que aconteceu desde o início desta situação que ninguém previu ou esperava, que parece já se prolongar por muito tempo, e a aceleração da utilização de meios e ferramentas inusitadas que tiveram que ser feitas devido às consequências causadas pela a pandemia, e em grande medida o que foi dito no documentário sobre o dilema das redes sociais, devemos considerar aspectos a elas relacionados, principalmente pelo medo que está sendo vivido, em muitos casos sem pleno conhecimento das coisas, principalmente causadas por mudanças no WhatsApp, Facebook e outros, chegando a fazer com que novas alternativas apareçam como salva-vidas para proteger a segurança do que é feito e dito nelas.

 

A desconfiança que alguns geraram, e a "segurança" que outras novas alternativas garantiram, fizeram com que o marketing prestasse muita atenção àquelas que são utilizadas, pois podem ocorrer distorções da realidade e decisões aceleradas que de repente causam situações mais complicadas.






 

REFERÊNCIAS

 

VALLE, Alberto. "MARKETING NAS REDES SOCIAIS E A DIVULGAÇÃO NAS REDES SOCIAIS”. 2021. Disponível em: <https://www.academiadomarketing.com.br/marketing-nas-redes-sociais/> acesso em: 19 agosto 2021.

(Vídeo) RENAUX, Camila. "TENDÊNCIAS PARA MARKETING, REDES SOCIAIS, E DIGITAL”. 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=q7-6mpqwjZY> acesso em: 19 agosto 2021.

LABRADOR, Hender E. 1 SUAREZ, Jhon J. 2 SUAREZ, SIR A.        Marketing in times of crisis generated by COVID-19,     2020     Disponível em:

https://revistaespacios.com/a20v41n42/a20v41n42p17.pdf

 

 

 

 

Comentarios