O Facebook é atualmente uma das plataformas que mais possuem informações de seus usuários contando com um banco de dados referente a 1/7 da população mundial que contém informações de cada usuário como as postagens que são curtidas, geolocalização, interesses no momento e inúmeras informações. Através desse banco, a plataforma pode criar estratégias para os mais diversos fins, mas vale destacar o uso para alimentar o Facebook ADS que é o braço da plataforma e tem a finalidade de criar anúncios para que empreendedores possam atingir os seus determinados nichos. Tal ferramenta é a ‘galinha dos ovos de ouro’ para a multinacional, visto que apenas no ano de 2020, no auge da pandemia do novo coronavírus, foi capaz de quebrar recordes do ano anterior e gerar uma receita de US $28,07 bilhões.
Os resultados podem ser maravilhosos em alguns casos e desastrosos em outros, como é o caso do vazamento de dados em 2018, quando a plataforma foi acusada de repassar os dados de mais de 87 milhões de usuários através de um Quizz para a empresa Cambridge Analytica. Na época surgiram boatos de que os dados foram utilizados para facilitar a campanha eleitoral de Donald Trump, oque foi capaz de gerar uma imagem negativa para o Facebook colocando em pauta a segurança das informações que a plataforma gerenciava. Em alguns casos, um escândalo dessa dimensão pode ser responsável pelo fim de uma empresa ou por gerar falta de confiança, mas o Facebook soube como agir de forma eficiente e rápida.
Sendo assim, as empresas devem administrar de forma segura e eficiente as informações de seus usuários para evitar problemas futuros. Como citado no texto, existem inúmeros casos e formas de usar os dados advindos das redes sociais para atingir bons resultados, mas também trata-se de uma arma perigosa e que pode trazer resultados muito ruins. A tendência é que cada vez mais a tecnologia cresça e evolua no cotidiano das pessoas e de empresas, desta forma é imprescindível que as pessoas e organizações acompanhem as mudanças e evoluam a sua forma de lidar com os dados visando alcançar resultados positivos.
INFORMAÇÕES DO AUTOR
Nome: Marcela Barbosa Alecrim
Matrícula: 18104616
Disciplina: Redes Sociais e Virtuais
Orientação: Márcio Vieira de Souza
REFERÊNCIAS
AGRELA, Lucas. O escândalo de vazamento de dados do Facebook é muito pior do que parecia. Disponível em: https://exame.com/tecnologia/o-escandalo-de-vazamento-de-dados-do-facebook-e-muito-pior-do-que-parecia/. Acesso em: 19 ago. 2021.
FILIZZOLA, Luiz Augusto Filizzola e Flávio. O absurdo poder das redes sociais em razão da coleta de dados. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2021-fev-15/durso-durso-poder-redes-sociais-coleta-dados. Acesso em: 19 ago. 2021.
NEEDLEMAN, Sarah E.. Anúncios no Facebook dão receita recorde à gigante das redes sociais. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/01/anuncios-no-facebook-dao-receita-recorde-a-gigante-das-redes-sociais.shtml#:~:text=Empresa%20registra%20receita%20de%20US,do%20%C3%BAltimo%20trimestre%20de%202019. Acesso em: 19 ago. 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário