terça-feira, 31 de agosto de 2021

 O Poder da Explosão dos Dados nas Redes Sociais


      Desde a criação do Orkut, as redes sociais se fazem cada vez mais presentes no cotidiano da população, sendo utilizadas em momentos de lazer, conhecimento e profissionais. Há 15 anos atrás, os usuários do Orkut viam apenas as funções básicas como a criação dos depoimentos, enviar scraps e criar um BuddyPoke mas por trás do entretenimento, se iniciava os primeiros passos da explosão de dados, tais que hoje são agrupados, analisados e utilizados para criar ferramentas novas, oferecer produtos para clientes específicos ou apresentar conteúdos relevantes para cada perfil, sendo que hoje as redes sociais acumulam milhares de informações que foram construídas ao longo de seu crescimento.







       O Facebook é atualmente uma das plataformas que mais possuem informações de seus usuários contando com um banco de dados referente a 1/7 da população mundial que contém informações de cada usuário como as postagens que são curtidas, geolocalização, interesses no momento e inúmeras informações. Através desse banco, a plataforma pode criar estratégias para os mais diversos fins, mas vale destacar o uso para alimentar o Facebook ADS que é o braço da plataforma e tem a finalidade de criar anúncios para que empreendedores possam atingir os seus determinados nichos. Tal ferramenta é a ‘galinha dos ovos de ouro’ para a multinacional, visto que apenas no ano de 2020, no auge da pandemia do novo coronavírus, foi capaz de quebrar recordes do ano anterior e gerar uma receita de US $28,07 bilhões. 







      Os resultados podem ser maravilhosos em alguns casos e desastrosos em outros, como é o caso do vazamento de dados em 2018, quando a plataforma foi acusada de repassar os dados de mais de 87 milhões de usuários através de um Quizz para a empresa Cambridge Analytica. Na época surgiram boatos de que os dados foram utilizados para facilitar a campanha eleitoral de Donald Trump, oque foi capaz de gerar uma imagem negativa para o Facebook colocando em pauta a segurança das informações que a plataforma gerenciava. Em alguns casos, um escândalo dessa dimensão pode ser responsável pelo fim de uma empresa ou por gerar falta de confiança, mas o Facebook soube como agir de forma eficiente e rápida. 

     Sendo assim, as empresas devem administrar de forma segura e eficiente as informações de seus usuários para evitar problemas futuros. Como citado no texto, existem inúmeros casos e formas de usar os dados advindos das redes sociais para atingir bons resultados, mas também trata-se de uma arma perigosa e que pode trazer resultados muito ruins. A tendência é que cada vez mais a tecnologia cresça e evolua no cotidiano das pessoas e de empresas, desta forma é imprescindível que as pessoas e organizações acompanhem as mudanças e evoluam a sua forma de lidar com os dados visando alcançar resultados positivos.


INFORMAÇÕES DO AUTOR

Nome: Marcela Barbosa Alecrim

Matrícula: 18104616

Disciplina: Redes Sociais e Virtuais

Orientação: Márcio Vieira de Souza



REFERÊNCIAS

 AGRELA, Lucas. O escândalo de vazamento de dados do Facebook é muito pior do que parecia. Disponível em: https://exame.com/tecnologia/o-escandalo-de-vazamento-de-dados-do-facebook-e-muito-pior-do-que-parecia/. Acesso em: 19 ago. 2021.


FILIZZOLA, Luiz Augusto Filizzola e Flávio. O absurdo poder das redes sociais em razão da coleta de dados. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2021-fev-15/durso-durso-poder-redes-sociais-coleta-dados. Acesso em: 19 ago. 2021.


NEEDLEMAN, Sarah E.. Anúncios no Facebook dão receita recorde à gigante das redes sociais. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/01/anuncios-no-facebook-dao-receita-recorde-a-gigante-das-redes-sociais.shtml#:~:text=Empresa%20registra%20receita%20de%20US,do%20%C3%BAltimo%20trimestre%20de%202019. Acesso em: 19 ago. 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário