quinta-feira, 19 de agosto de 2021

OS INFLUENCIADORES DIGITAIS

O mundo vem passando por diversas transformações atualmente, a maneira de se relacionar mudou e com isso a forma de se conquistar clientes também, nisso o marketing de influência vem conquistando cada dia mais popularidade. Seja pelas oportunidades de renda no mundo digital, seja pela facilidade de se aproximar uma marca a um grupo fechado de potenciais clientes com gostos e comportamentos já conhecidos.


No mercado de bens e serviços as empresas vêm sentindo a necessidade de fortalecer sua presença nos ambientes online, onde mais facilmente se encontram com seus públicos-alvo através de influenciadores digitais.


Estas pessoas utilizam seus perfis em redes sociais digitais (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, etc.) para conversar com seu público sobre os mais diversos assuntos, incluindo o seus hábitos de consumo. Porém o impacto que exercem entre seus seguidores, seja ele grande ou pequeno, é capaz de agregar valor a uma marca, ou gerar maior confiança a determinado tema que favoreça desde pequenas a grandes empresas. Que se utilizam da popularidade, relevância e credibilidade destes influenciadores digitais para melhor conversar com seu público alvo.


Desta nova forma de conectar empresas a seu público alvo vemos a popularização da profissão dos influencers digitais, muitos saindo de apenas um hobby online para uma nova carreira.
Esta nova relação entre empresas e clientes ainda é muita nova, o mercado de influencers digitais ainda está se desenvolvendo.. E em muitos casos ainda é difícil para as empresas que utilizam este tipo de mídia ter a real ideia de sua efetividade. Mas sem dúvidas é um mercado em expansão, hoje no Brasil estima-se que existam quase um milhão de influenciadores digitais ativos com mais de 5 mil seguidores, sem dúvidas estas pessoas estão impulsionando o consumo e auxiliando a gerar resultados para a economia brasileira.


No Brasil estima-se que as pessoas passam em média 225 minutos por dia em redes sociais, isto nos coloca em 2° lugar no ranking mundial, atrás apenas das Filipinas. O novo hábito do brasileiro favorece ainda mais o crescimento do mercado de influencers por aqui. Segundo a consultoria da Shareablee, 48% dos jovens entre idades de 18 a 24 anos afirmaram ter comprado um produto após a recomendação de um influencer. Por isso, cada vez mais o marketing de influência se torna a mídia do momento para as marcas apresentarem seus produtos.


O Ibope realizou no último ano uma pesquisa sobre este novo comportamento de compra da população, afirmando que 50% dos internautas compram produtos sugeridos por influencers digitais. Sendo produtos de vestuário os principais produtos, sendo 26% dos produtos que já foram comprados por influência desses profissionais. Maquiagem e comida vem em seguida, com 24% e 23%, respectivamente.

Sendo que 75% dos seguidores são, em maioria, jovens entre 16 a 24. Seguindo por 62% dos seguidores entre 25 a 34 anos, 40% dos seguidores entre 35 a 54 anos e 25% dos seguidores têm 55 anos ou mais. Já os assuntos dos conteúdos mais populares entre as pessoas são humor, com 41% dos votos, saúde com 35%, gastronomia e culinária com 30%, cultura e entretenimento com 29% e beleza com 27%.


O mais interessante nesta profissão que só cresce é o engajamento que os influencers conquistam, segundo o Google, cerca de 70% dos adolescentes inscritos na plataforma de vídeos YouTube dizem ter mais confiança e se identificar mais nos influenciadores do que em celebridades tradicionais - como atores de TV e cinema por exemplo - e entre os millennials, cerca de 40% deles acreditam que os youtubers os conseguem compreender melhor que seus próprios amigos.
Este grande resultado de engajamento dos influencers proporciona ainda mais oportunidades no futuro, pois criam-se de pequenas a grandes comunidades, altamente engajadas e com perfis similares. Trazendo maior potencial de gerar lucros para as empresas que utilizarem o marketing de influência.
 
Referências:
https://www.thinkwithgoogle.com/consumer-insights/youtube-stars-influence/
https://www.moneytimes.com.br/50-dos-internautas-compram-produtos-sugeridos-por-influenciadores-digitais-afirma-ibope/
https://www.influency.me/blog/tamanho-do-mercado-do-marketing-de-influencia-mundial/
https://propmark.com.br/digital/brasil-tem-quase-1-milhao-de-digital-influencers-mapeados-por-empresa/
https://www.napratica.org.br/profissao-influencer-impacto-redes-sociais/
 
Acadêmico: Gustavo Prade Carlos
Matrícula: 18101179
Disciplina: EGC5020-09318/10316 (20211) - Redes Sociais e Virtuais
Professor: Márcio Vieira de Souza

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