segunda-feira, 16 de agosto de 2021

O DESAFIO DA EDUCAÇÃO EM REDE DE FORMA EMERGENCIAL

                                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DISCIPLINA: AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

PROFESSOR: MARCIO VIEIRA DE SOUZA

GRADUANDO: JACKSON ANTONIO KUHN

MATRÍCULA: 20150234

 


 

Com o aparecimento do Corona vírus as escolas e universidades foram obrigadas a repensar o desenvolvimento e aplicação de suas metodologias no ensino. No ano de 2020 o Ministério da Educação e as secretarias estaduais e municipais,  divulgaram diversas alterações em seus regimentos, permitindo que aulas presenciais fossem substituídas temporariamente por aulas, não presenciais, ou à distância. 

Porém com estas alterações, e com o fechamento de instituições, de forma emergencial, professores e alunos tiveram que se adaptar às tecnologias que pareciam tão presentes, porém mal utilizadas em nosso cotidiano. Além disso a desconstrução cultural que nos condicionava a perceber a educação muito ligada a sala de aula física, com paredes, cadeiras, mesas e quadro.

Certamente essa adaptação não foi tão rápida e simples como imaginamos, mesmo com o uso tão popular de tecnologias e aplicativos, somente quando foi exigido a utilização deste para desempenho de atividades educacionais que foi percebido a carência do uso adequado das ferramentas tecnológicas, e muitas vezes a falta dela.   A falta de conexão de qualidade, o uso compartilhado de um equipamento por mais de um estudante, ou até mesmo para atividades profissionais, falta de concentração e foco em atividades prolongadas, falta de suporte tecnológico das instituições de ensino, além da falta de preparo de muitos professores, talvez a grande dificuldade nesse sentido tenha sido perceber que não era apenas lançar o conteúdo na internet, ou  transmitir um vídeo gravado como se estivesse falando com os alunos em sala, realmente essa situação exige uma preparação diferente, ao qual professores e instrutores não haviam sido preparados, salvo algumas exceções que já aplicavam métodos não presenciais em suas plataformas de ensino.   Fomos obrigados a pensar fora da caixa para ajudar a transacionar a educação para o digital. 

Positivamente o que houve em geral foi um esforço coletivo para buscar suprir essas debilidades existentes no sistema de ensino até então, para poder propiciar uma melhor qualidade de aprendizado pelos estudantes, porém o problema da desigualdade social ainda persiste, e este sim é mais difícil de suprir, estudantes em acesso a internet ou sem equipamentos adequados de conexão, criando uma lacuna ainda maior nesse aspecto educacional. Nesse sentido, se fez necessário a atuação de entes públicos na gestão destas dificuldades, e de forma bastante pontual poderíamos dizer que algumas alternativas foram buscadas no passado recente da educação. Video-aulas,  PDFs, games, links, são muito bons, mas algumas soluções tiveram que ser repensadas, algumas cidades ou estados por exemplo, começaram pela impressão de apostilas, ou a transmissão de conteúdos por rádio ou TV.  que apesar de mais popular também exige um grande empenho na produção do material a ser divulgado. Demonstrando assim que a educação em rede não deve contemplar apenas a internet.  E o caso por exemplo da Secretaria de Educação de Santa Catarina, https://www.sed.sc.gov.br/  que criou dois canais de televisão para transmissão dos conteúdos de ensino para estudantes da rede pública.  

Já no formato digital podemos verificar que a grande maioria das instituições optou por potencializar suas plataformas já existentes,  porém reestruturando o formato e dando maior suporte a alunos e professores. houve também a popularização de diversas  ferramentas organizacionais que passaram a ter grande papel na organização de atividades. Trello, Meets, Teams, Canva, Microsoft 360, Google Classroom,  cada um em sua funcionalidade, foram ganhando espaço e importância na transformação sofrida na educação.  Além é claro de plataformas específicas da educação. 

No caso das instituições que ainda não tinham um mecanismo de suporte educacional estabelecido, foi necessário a construção de plataformas inteiras, para auxiliar pais e alunos no acompanhamento das atividades e suas entregas. Um exemplo são os portais educacionais das prefeituras, que apresenta todos os conteúdos a serem ministrados, por data e por assunto, já com os links de todas as aulas do semestre, com opção de devolutiva por email ou whatsapp buscando facilitar a atividade para o aluno. Como exemplo de portal temos o da prefeitura de Florianópolis, https://sites.google.com/sme.pmf.sc.gov.br/portaldaeja?authuser=0 que mesmo já existindo não era utilizado de forma pratica, porém foi bastante melhorado e hoje se apresenta bem completo e funcional. 

Certamente o maior desafio dos professores está em conseguir ofertar os conteúdos de forma didática, que sejam proveitosos para os alunos, não apenas transmiti-los, mas acompanhar a evolução de cada, e nesse sentido o desafio é muito maior do que apenas aprender a gravar vídeos ou postar textos em plataformas.  

 

Referências:

SITE; Secretaria de estado de Educação de Santa Catarina. https://www.sed.sc.gov.br/ Acesso em 14/08/2021

Portal de ensino Secretaria de educação de Florianópolis, https://sites.google.com/sme.pmf.sc.gov.br/portaldaeja?authuser=0  Acesso em 14/082021

Artigo, Desafios da educação a distância no Brasil, https://minhabiblioteca.com.br/blog/desafios-da-educacao-a-distancia-no-brasil/ Acesso; 15/08/2021

Evento Educação em Rede: Os desafios do ensino remoto. https://www.even3.com.br/educacaoemrede/ Acesso; 15/08/2021

Imagens: https://br.freepik.com/fotos-premium/sala-de-computadores-vazia_1651583.htm


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