quinta-feira, 5 de junho de 2025

Inovação e Conexão: A Humanização Digital pelo Marketing 6.0

Disciplina: Redes Sociais e Virtuais 
Semestre: 2025.1
Autora: Mariah de Oliveira Koenig
Matrícula: 20203204

Introdução

O marketing com o passar dos anos, assim como a tecnologia, foi sendo aprimorado e inovado de acordo com mudanças tecnológicas e as novas necessidades do mercado que foram surgindo. Em termos empresariais, é de nítida observação que a tecnologia aperfeiçoou a forma como as empresas se comunicam e vendem seus produtos ou serviços através de estratégias de marketing bem desenvolvidas e implementadas. O marketing 6.0 traz uma nova teoria que engloba as novidades do mercado tecnológico como a Inteligência Artificial, Big Data e o Metaverso, ou seja, uma visão mais orientada para dados e inovação passa a ser visada para aprimorar a experiência do consumidor ao personalizar a forma como os clientes são abordados e, também, sofisticar a forma como as empresas desempenham o seu marketing. As novas ferramentas de marketing e suas estratégias auxiliam em tomadas de decisão mais direcionadas, permitindo que as necessidades do público sejam analisadas com maior assertividade e alinhando os objetivos das empresas com as oportunidades existentes no mercado de atuação. Nesse contexto, a conexão entre a tecnologia e o marketing é essencial para obter um crescimento sustentável e para a criação de um relacionamento mais harmônico junto aos consumidores ao oferecer experiências mais significativas. Este artigo explora a conexão da utilização das tecnologias propostas no Marketing 6.0 para aperfeiçoar a experiência das pessoas, empresas e da sociedade acerca das novas formas de interação proporcionadas pelas máquinas, dando ênfase para as novas ferramentas tecnológicas de marketing.


Fonte: Imagem elaborada pela autora com auxílio da IA da Gemini


A Evolução do Marketing

O marketing é uma das áreas mais importantes dentro do contexto das empresas, tanto para identificar as necessidades e desejos dos consumidores, quanto na criação de relacionamentos de confiança e geração de valor com os mesmos. Ou seja, o marketing é responsável por identificar uma carência no mercado e saná-la ao oferecer serviços ou produtos que agreguem valor à experiência de jornada do consumidor de compras, contribuindo para a satisfação e fidelização. Ou ainda, criando uma demanda ao notar uma oportunidade no mercado.


Assim como a tecnologia, o marketing passou por evoluções em termos de conceito e práticas para atender a demanda do mercado. As mudanças que vão ocorrendo constantemente no mercado como as financeiras, comportamentais, tecnológicas e culturais são essenciais para que o marketing possa ajustar o posicionamento de mercado da empresa e organizar a sua segmentação para alcançar o público-alvo de real interesse nos produtos ou serviços ofertados pelas empresas. Levando em consideração a evolução do marketing, segue suas eras desde o 1.0 até o 6.0:

  1. Marketing 1.0: Teve início na Revolução Industrial, sendo centrado principalmente no produto. Neste marketing as empresas mantinham seu foco na venda em massa de seus produtos, ou seja, não havia preocupação com as necessidades e desejos dos consumidores.

  2. Marketing 2.0: Com o passar dos anos, as empresas observaram que produzir em larga escala não era a solução, mas sim buscar compreender quais eram as necessidades de seus consumidores. Neste marketing iniciou-se as abordagens com foco no consumidor e na segmentação de mercado para satisfazer e atender as necessidades apresentadas.

  3. Marketing 3.0: Observando as necessidades dos consumidores sendo atendidas, passa-se a buscar a criação de conexões com os consumidores. Neste marketing a nova abordagem passa a ser a divulgação dos valores e princípios da empresa, como a sua responsabilidade social e ambiental, deixando de lado o foco apenas nos consumidores e no produto.

  4. Marketing 4.0: Considerando os avanços tecnológicos, o marketing inicia um era mais digital ao conectar o ambiente virtual e o tradicional. Neste marketing as empresas buscam personalizar a experiência dos consumidores pelo uso das interações virtuais e do marketing digital com foco centrada no consumidor. A utilização de plataformas digitais para divulgação dos produtos para engajar e obter maior alcance de consumidores passa a ser adotada como principal estratégia das empresas.

  5. Marketing 5.0: Tendo em vista os avanços tecnológicos que surgiram no mercado, o marketing inicia a utilização das novas tecnologias como a Inteligência Artificial e experiências mais personalizadas de acordo com os consumidores. Neste marketing, as empresas buscam a Inteligência Artificial para analisar o comportamento dos consumidores, coletar dados e automatizar operações para tornar os processos da empresa mais eficientes.

  6. Marketing 6.0: Como observado, o marketing 4.0 e o 5.0 iniciam abordagem de novas tecnologias mostrando que o mundo foi se adaptando às mudanças e novas necessidades dos consumidores que foram surgindo no mercado. O marketing 6.0 apresenta uma nova visão sobre a tecnologia englobada ao fator humano focando em experiências que passam a ser além de mais personalizadas, também individualizadas e imersivas dentro das empresas, atraindo os consumidores e mantendo-os mais engajados. Essa nova abordagem apontada no marketing 6.0 é indispensável para o novo perfil de consumidores existentes no mercado nos tempos atuais que procuram por empresas mais autênticas, éticas e com responsabilidade social.


Fonte: Imagem elaborada pela autora


IA no Processamento de Dados

O mercado dos tempos atuais comparado com antigamente passou por diversas mudanças, não apenas em termos de novos conceitos, mas também de práticas e hábitos que tornaram-se de grande importância para o aprimoramento dos processos utilizados dentro das empresas. Entre estas mudanças está uma ferramenta que vem trazendo uma nova forma de captura de informações, a Inteligência Artificial. 


 A IA permite que tarefas que anteriormente eram realizadas por inteligência humana sejam executadas por um novo tipo de inteligência que permite um alcance diferenciado de em número de dados e informações, ou seja, a Inteligência Artificial gera valor de interesse na análise de dados no que se refere a aprimorar ou monitorar.


Atualmente, com os algoritmos utilizados e criados pela tecnologia, a IA pode indicar padrões nos dados e realizar recomendações de ações que podem auxiliar as empresas no seu crescimento sustentável a longo prazo. No que se refere a área de marketing, a Inteligência Artificial incorporada no processamento de dados é uma ferramenta de diferencial para a análise de informações e dados, permitindo a automatização de processos e tomada de decisões mais estratégicas.


A Inteligência Artificial, sendo uma grande aliada do marketing nas empresas, ao processar os dados e informações disponíveis pode desempenhar diversas ações como identificar padrões no comportamento dos consumidores através dos históricos de transações comerciais realizadas por cada consumidor e verificar qual dos produtos ou serviços da empresa detém maior probabilidade de ser comprado. 


No marketing 6.0 onde a experiência imersiva ganha destaque por ser individualizada para cada consumidor da empresa, a Inteligência Artificial torna-se uma vantagem, considerando a sua velocidade no processamento de dados. A captura de dados e informações sobre os consumidores para as empresas é essencial quando concerne a criação de experiências personalizadas e únicas, sendo moldadas com base em seus desejos e valores.


Realidade Aumentada, da Arte a Tecnologia

As experiências imersivas caracterizadas no marketing 6.0 buscam a conexão entre o fator humano e as tecnologias, permitindo que novas formas de visualização seja de objetos, produtos, serviços ou até pessoas sejam colocadas no mercado, instigando cada vez mais os consumidores. A Realidade Aumentada não é uma prática antiga do mercado, mas passou a ser melhor desenvolvida ao possibilitar a “viagem” ou “navegação” em diferentes dimensões e com interações entre o ambiente físico e virtual, aprimorando a interpretação do usuário sobre a realidade.


Para entrar no mundo da Realidade Aumentada, os usuários necessitam de dispositivos altamente tecnológicos e preparados como óculos especializados ou telefones para que possam obter a experiência imersiva que esta realidade dispõe. No marketing, a Realidade Aumentada é uma opção inovadora para que os consumidores tenham acesso aos produtos ou serviços de forma inovadora, concedendo ao consumidor uma jornada de compra mais aprimorada em relação à publicidade tradicional.


Algumas empresas do mercado já fazem uso da Realidade Aumentada para proporcionar uma experiência personalizada para o consumidor. Entre elas estão a IKEA, onde pelo aplicativo da empresa os clientes conseguem escolher os móveis e decorações e visualizar como as peças ficariam em suas casas através da câmera do celular, o objetivo é auxiliar na tomada de decisão antes da compra ser efetivada. Outro exemplo é a Sephora, loja de cosméticos, que utiliza a Realidade Aumentada para que seus consumidores possam realizar os testes de maquiagem também apenas com a câmera do celular.


No vídeo disponível abaixo será possível ter acesso a um vídeo publicado em 2022 que mostra sobre as diferentes áreas no ambiente de virtual onde a Realidade Aumentada pode ser implementada, como por exemplo em áreas como a saúde, assistente de vendas e moda: 



A Experiência no Metaverso

O Metaverso é uma nova forma de ambiente virtual que mistura a interatividade e a comercialização de produtos ou serviços por parte das organizações através da tecnologia, onde as pessoas detém a possibilidade imersiva de utilizar avatares digitais para a interação em tempo real. O Metaverso é presente no marketing 6.0 uma vez que busca conectar o fator humano às tecnologias do mercado, por sua vez o Metaverso tem como principal objetivo unir o ambiente virtual e o real em um único espaço.


Para utilizar o Metaverso é necessária a criação dos avatares que serão incorporados no ambiente virtual, seja para compra de produtos ou serviços ou até experiências sociais com colegas e amigos. O ambiente virtual se assemelha ao ambiente físico, onde os usuários possuem mais conhecimento e sintam maior familiaridade com o ambiente criado pelo Metaverso.


Diversas tecnologias são utilizadas para melhorar a experiência do usuário dentro do Metaverso, entre essas tecnologias está a Realidade Virtual que permite a interação dos usuários através dos óculos desenvolvidos com este objetivos e a própria Realidade Aumentada apresentada anteriormente que permite uma experiência virtual no ambiente real.


No vídeo abaixo é possível visualizar de diferentes formas como o Metaverso pode ser utilizado dentro do cotidiano da sociedade, seja para encontros com os amigos, realizar compras ou até reuniões de trabalho:



Conexão Máquina-Humano

Antigamente a forma como as pessoas interagiam com as máquinas era manual e técnica, onde as máquinas usavam luzes e botões para especificar as ações que estavam sendo realizadas, o que tornava a interação mais lenta. Nos dias de hoje, com a evolução tecnológica, o contato entre as máquinas e as pessoas tornou-se mais acessível para todos e de simples manuseio proporcionando interações mais naturais, principalmente considerando que as máquinas passaram a ser programadas para desempenhar ações humanas


Fonte:Kotler, Kartajaya e Setiawa (2024)


A imagem acima representa as interações entre as máquinas e os seres humanos, proporcionando de forma visual como as capacidades e habilidades de cada um podem ser complementadas se trabalhadas em equilíbrio e corretamente. Ou seja, não há substituição, mas sim um complemento entre humanos e máquinas onde a tecnologia traz consigo uma nova perspectiva que pode potencializar a melhoria das capacidades humanas tanto no pensar, comunicar, sentir, mover, imaginar e conectar.

*Declaro que utilizei o auxílio da plataforma de inteligência artificial ChatGPT, da OpenAI, para aprimorar a redação e estrutura dos textos apresentados, e para a elaboração de figuras foi utilizada a Google Gemini. O conteúdo foi desenvolvido com base em minhas diretrizes e pesquisas próprias, cabendo à IA a função de revisão e refinamento linguístico e de formatação.


Referências:


Metaverso: A tecnologia que vai mudar a forma como você vai trabalhar e se divertir. Vídeo, 4min34s. Jornal O Globo, fev. 2022. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=LgpEjBnBsDY. Acesso em: 04 jun. 2025.


10 aplicações da Realidade Aumentada. Vídeo, 11min50s. Realidade Impressionante, mar. 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qV2mwvDIQ5Q. Acesso em: 04 jun. 2025.


DOURADO, Bruna. Guia completo com tudo que precisa saber sobre o metaverso. RD Station, 2024. Disponível em: https://www.rdstation.com/blog/marketing/metaverso/. Acesso em: 04 jun. 2025.


KOTLER, Philip. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.


KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 6.0: O futuro é imersivo: Eliminando as fronteiras entre os mundos físico e digital. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2025.


RIBEIRO, Annielly. Do 1.0 ao 5.0: conheça as eras do marketing. Outmarketing, 2024. Disponível em: https://outmarketing.com.br/eras-do-marketing/. Acesso em: 30 maio 2025.



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