quarta-feira, 18 de agosto de 2021

O CRESCIMENTO DO ENSINO À DISTÂNCIA TAMBÉM NA PÓS GRADUAÇÃO

 

O desemprego é um problema que assola toda sociedade, em maior e menor grau, a depender de cada país. A situação, claro, se agrava desde a pandemia com o desemprego em território nacional tendo chegado ao patamar de 14,7% da população.

No Brasil, o índice vem sendo atrelado não apenas à crise sanitária, ou à falta de vagas pelas condições de mercado, mas também à falta de qualificação profissional dos candidatos, especialmente em determinadas áreas do mercado.

A necessidade de qualificação, mesmo impactada pela COVID-19, que levou ao fechamento de estabelecimentos de ensino por tempo indeterminado, vem sendo buscada por meios virtuais sendo que a procura por cursos de pós-graduação, por exemplo, vem aumentando neste período.

Segundo a Revista Ensino Superior, o receio do desemprego e a busca por recolocação, aliados ao novo formato de aulas online remotas, com aulas ao vivo e alta interação com professores e colegas, contribuem sobremaneira para a procura por este modo de ensino.

O Instituto Samesp ressaltou em pesquisa realizada em 2019 que o crescimento do setor vem ocorrendo desde antes do momento de crise pandêmica. O estudo aponta que entre 2016 e 2019 o número de matrículas em cursos de pós-graduação lato sensu (especializações) cresceu 74%, sendo que na modalidade presencial, esse crescimento foi de 44%, enquanto na modalidade EAD alcançou um crescimento de 124%.

Outro estudo, realizado pela consultoria Expertise Educação, usando como base dados do Google Trends e Adwork, mostra que somente nos 10 primeiros dias de maio de 2020 – ou seja, após o momento inicial das restrições sociais em virtude da pandemia – a busca de pós-graduações a distância cresceu 483% em comparação aos cinco anos anteriores.

A diferença na preferência pelo ensino à distância também tem se mostrado uma tendência nas graduações, que vêm crescendo na modalidade EAD em comparação ao ensino presencial. Em 2019, os ingressantes que optaram pelo ensino à distância já eram 43,8% do total de ingressantes no ensino superior.

Além da necessidade de capacitação, aliada à impossibilidade de se ministrar aulas presenciais por boa parte da rede educacional, muitos profissionais veem a oportunidade de se recolocar no mercado de trabalho, após demissões ou afastamentos em função da paralisação de diversos setores, aliada ao que costuma ser um melhor custo-benefício em relação ao ensino presencial, bem como a maior flexibilidade de horários para estudos.

O ensino EAD apresenta uma procura particular por um perfil diferente do ensino a distância. Normalmente os alunos trabalham mais horas por dia ou semana, sendo que a flexibilidade do ensino à distância facilita a possibilidade de um novo aprendizado.

Ademais, há um surto de crescimento na disponibilidade de vagas em regime home office, que pela própria dinâmica permite ao trabalhador encontrar empregos até mesmo em outras cidades. Porém, os dados divulgados pelo IBGE vêm apontando que este regime de trabalho também vem beneficiando trabalhadores mais qualificados, em detrimento do não qualificado. Logo, a busca por melhor qualificação torna-se praticamente obrigatória.

É importante frisar que a tendência por esta seletividade acaba se tornando natural no regime home office, afinal, o teletrabalho exige certa condição prévia para aquisição e manutenção de equipamentos e tecnologia suficiente para o desenvolvimento do trabalho, bem como um acesso à internet de boa qualidade, entre outros aspectos.

Neste aspecto, não apenas a qualificação superior é necessária. O exercício de cargos de qualificação técnica também é essencial, pelo que os cursos deste segmento também têm tido um aumento nas procuras, especialmente na modalidade à distância. As matrículas no SENAC EAD, por exemplo, tiveram aumento de 70%.

O ensino à distância, portanto, apesar de já vir apresentando uma crescente há alguns anos se consolida na pandemia. Um estudo feito pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior apontava, em 2019, que até 2023 os números de matrículas na modalidade EAD seriam maiores que os da modalidade presencial. A aceleração oriunda da pandemia, entretanto, adianta esta previsão em pelo menos um ano.

O diretor executivo da associação aduz: “O aluno perdeu a resistência do ensino online e tem gostado deste novo modelo virtual, porque pode fazer uma aula teórica do conforto de sua casa, sem gastar com combustível, condução. Para quem trabalha e estuda, há mais comodidade, menos estresse com perda de tempo nos deslocamentos. As aulas virtuais contribuem para amenizar esta correria e contam com interação do professor e também do aluno. É um presencial-virtual”.

REFERÊNCIAS

ABMES. Ensino à distância se consolida na pandemia, c2021. Notícias. Disponível em: <https://abmes.org.br/noticias/detalhe/4317/ensino-a-distancia-se-consolida-na-pandemia>. Acesso em 15 de ago. de 2021.

ELIAS, Juliana. Desemprego recorde e sobra de vaga para poucos: os desafios de Onyx no Trabalho. CNN BRASIL. São Paulo, 30 de jul. de 2021. Disponível em <https://www.cnnbrasil.com.br/business/2021/07/30/desemprego-recorde-e-sobra-de-vaga-para-poucos-os-desafios-de-onyx-no-trabalho>. Acesso em: 15 de ago. de 2021.

ENSINO SUPERIOR. Pós-graduação é o setor que mais cresce, [s.d.]. Formação. Disponível em: < https://revistaensinosuperior.com.br/pos-graduacao-semesp-pes/>. Acesso em: 15 de ago. de 2021.

ENSINO SUPERIOR. Procura por pós-graduação latu sensu mantém crescimento mesmo na pandemia, [s.d.]. Formação. Disponível em: < https://revistaensinosuperior.com.br/pos-graduacao-lato-sensu/>. Acesso em: 15 de ago. de 2021.

GARCIA, Diego. PAMPLONA, Nicola. Mais home office para bem formados traz destruição do emprego de baixa qualificação. FOLHA DE SÃO PAULO. São Paulo, 06 de ago. de 2020. Disponível em: < https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/08/mais-home-office-para-bem-formados-traz-destruicao-do-emprego-de-baixa-qualificacao.shtml>. Acesso em 15 de ago. de 2021.

SANTANA, Wesley. Apesar do desemprego em alta, sobram vagas em tecnologia no Brasil. OLHAR DIGITAL. 27 de out. de 2020. Disponível em < https://olhardigital.com.br/2020/10/27/pro/apesar-do-desemprego-em-alta-sobram-vagas-em-tecnologia/ >. Acesso em: 15 de ago. de 2021.

SENAC EAD. Cursos técnicos EAD registram 70% de crescimento em matrículas, c2021. Notícias. Disponível em: < https://www.ead.senac.br/detalhe-noticia/2021/3/cursos-tecnicos-ead-registram-70-de-crescimento-em-matriculas/>. Acesso em: 15 de ago. de 2021.

 TENENTE, Luiza. Em 10 anos, aumenta quase 5 vezes número de alunos que entram em cursos à distância do ensino superior, diz Inep. G1, GLOBO. 23 de out. de 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/10/23/em-10-anos-quase-quadruplica-numero-de-alunos-que-entram-no-ensino-superior-e-optam-pela-educacao-a-distancia-diz-inep.ghtml. Acesso em: 15 de ago. de 2021.

Acadêmico (a): Amanda de Lima Machado
Matrícula: 19250323
Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Professor: Márcio Vieira de Souza




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