A pandemia causada pela COVID-19 fez com que rotinas mudassem de forma inesperada e por um grande período de tempo. Em todo o mundo, pessoas foram atingidas e tiveram que se adequar à essa nova realidade. Na área da educação não foi diferente, a sala de aula foi trocada pela tela do computador/celular, o quadro foi trocado por slides, professores e alunos precisaram se ajustar a esse desafio ressignificando o modo de ensinar e aprender.
Essa nova forma de viver a vida também escancarou uma realidade já existente, porém um tanto ignorada em nosso País. Sabe-se que o Brasil possui um alto índice de pobreza e desigualdade, sendo considerado o 9º país de acordo com o ranking de desigualdade de distribuição de renda de 2019 do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Como consequência, a pandemia impactou de forma mais agressiva a vida de muitas famílias.
Diversos estudantes de todas as faixas etárias que já encontravam dificuldade em ter acesso a tecnologias viram a educação necessitar ainda mais dela com as aulas remotas. Muitas famílias onde havia mais de um estudante precisaram se adaptar para utilizar o mesmo espaço e, em alguns casos, o mesmo aparelho eletrônico com acesso a internet.
O G1, em matéria publicada em 2021, trouxe o exemplo da família de Rosângela. Ela possui 4 filhos em idade escolar e apenas 1 celular, que é dividido entre eles para que consigam assistir às aulas. Durante a manhã, a filha que tem aula primeiro, precisa avisar no chat que está saindo na metade da aula para que a irmã consiga assistir também. Durante a tarde o processo se repete com os outros 2 irmãos. Além disso, as crianças ainda revelaram a dificuldade em conseguir tirar dúvidas com o professor devido a quedas de internet constantes na região que moram.
Rua onde Rosângela Mercês mora não é calçada; o sinal de internet não funciona bem — Foto: Reprodução/TV Globo
Em reportagem feita pelo Fantástico, foi contada a história de Artur, estudante do 1º ano do ensino médio da cidade de Alencar, no oeste do Pará, que necessita subir em uma árvore para conseguir sinal de internet para assistir às aulas.
Segundo dados do levantamento "TIC Domicílios 2019", formulado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), aproximadamente 30% dos lares no Brasil não têm acesso à internet. O estudo ainda indica que em famílias que vivem com até 1 salário mínimo não conseguem navegar utilizando a rede de casa.
Em pesquisa feita pela UNESCO, outro fator que dificulta o aprendizado dos estudantes é o espaço para estudos em casa. Muitos estudantes não possuem um espaço tranquilo para conseguir estudar. E isso se agrava ainda mais em pessoas em situação de pobreza, que por vezes além de não possuir o espaço adequado, não possuem saneamento básico.
Todos esses enfrentamentos retratados demonstram a dificuldade do acesso a educação que deveria ser para todos em igualdade de condições. Em virtude dessas realidades vividas e o agravamento causado pela pandemia, muitos estudantes foram forçados a se afastarem de sua formação, seja por falta de equipamentos, tempo, assistência ou necessidade de buscar uma fonte de renda.
Em matéria realizada pela NSC TV no estado de Santa Catarina dados mostram que existem aproximadamente 8 mil estudantes fora de sala de aula, em uma força tarefa realizada pela secretaria da educação há o objetivo de trazer o máximo desses estudantes de volta.
Essas dificuldades no âmbito educacional não são um problema de agora, como dito no início do texto, mas teve uma notável exposição e agravamento. A tecnologia se mostrou importante e muito necessária. Os diferentes ambientes virtuais de aprendizagem tornaram-se uma ferramenta essencial e além da importância de estudantes e professores se apropriarem do conhecimento dessas tecnologias, é fundamental garantir que todos tenham acesso à elas.
Acadêmico: Gabriel Guitel dos Santos
Matrícula: 16206233
Referências:
IBGE: Brasil continua sendo 9º país mais desigual do mundo. Estado de Minas, 12 nov. 2021. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2020/11/12/internas_economia,1204108/ibge-brasil-continua-sendo-9-pais-mais-desigual-do-mundo.shtml . Acesso em: 15 ago. 2021.
Painel RBS Notícias debate desigualdades na educação e desafios do ensino em meio à pandemia; assista. G1, 12 ago. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2021/08/12/painel-rbs-noticias-debate-desigualdades-na-educacao-e-desafios-do-ensino-em-meio-a-pandemia-assista.ghtml . Acesso em: 15 ago. 2021
Jovem sobe no alto de árvore para melhorar sinal de internet e assistir aulas no Pará. G1, 21 mar. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2021/03/21/jovem-sobe-no-alto-de-arvore-para-melhorar-sinal-de-internet-e-assistir-aulas-no-para.ghtml . Acesso em: 15 ago. 2021.
SC tem força-tarefa para que 8 mil alunos voltem às salas de aula; 'eu chorava porque não entendia nada', diz estudante que havia desistido. G1, 05 ago. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2021/08/05/com-abandono-escolar-na-pandemia-sc-tem-forca-tarefa-para-incentivar-alunos-a-voltarem-as-sala-de-aula.ghtml . Acesso em: 15 ago. 2021
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