sábado, 14 de agosto de 2021

IMPACTO ECONOMICO DAS MÍDIAS SOCIAIS E E-COMMERCE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARIANA – UFSC

Aluno: Rafael da Costa Umann

Curso: Ciências Econômicas

Disciplina: Redes Sociais e Virtuais

 

IMPACTO ECONOMICO DAS MÍDIAS SOCIAIS E E-COMMERCE

            Ao sair da cama, depois de escovar os dentes, quem não dá aquela olhada básica nas redes sociais, nos e-mails e nos sites de notícias? Essa rotina, recente, se lembrarmos que antes dos anos 2000, realizar esta proeza era praticamente impossível.

            Um levantamento realizado pelo IBGE em 2018 apontou que 7 a cada dez brasileiro estão conectados a internet. O celular é o aparelho mais utilizado para acesso. Entre as redes sociais de maior acesso estão o YOUTUBE, com 60%, seguido pelo FACEBOOK, com 59% e o INSTAGRAM com 40%. Fica assim evidenciado que existe um campo a ser percorrido pela equipe de marketing, com o objetivo de oferecer produtos e serviços a esses usuários.

            Voltando, ao nosso cotidiano, imagine você olhando a sua rede social às 7h. da manhã quando observar uma foto de uma deliciosa mesa de café da manhã, com bolos, pães de diversos tipos, queijos e claro um ambiente agradável. Não há como não deixar de parar a visualização e contemplar tal chamamento. E é exatamente neste momento que entra esta modalidade de venda pela internet, o e-commerce.

 

Diferencial do E-commerce

            O e-commerce é a transação comercial de produtos e serviços pela internet. Um dos objetivos do e-commerce é diminuir os custos. Tendo uma loja de vendas virtual, não há necessidade de loja física, diminuindo todos os custos incorridos para a sua abertura e manutenção (aluguel, funcionários, água, luz, telefone, dentre outros). Permitindo que o empreendedor que não possua um capital grande de investimento, possa abrir o seu negócio. Podemos notar essa facilidade nas redes sociais, por exemplo, onde a propagando encontra espaço. Postagens de fotos, podem ser compartilhadas em tempo real com amigos e parentes, de sorte que a capilaridade pode ser gigante, se considerarmos a quantidade de compartilhamentos e de amigos naquela rede social.

            Esta forma de comercio contribui para abaixar também o custo com propaganda e divulgação, abrindo espaço para que, como já mencionado, não exija um capital inicial grande, para que as pessoas possam conhecer esse negócio.

            Além disso, o e-commerce conta com diversos canais de vendas, como redes sociais, marketplaces, e-mail marketing e é claro as lojas virtuais.

 

Venda pelas Redes sociais

            Como já mencionado as redes sociais, são um canal de venda interessante. Para quem está iniciando seu negócio é uma ótima opção. As compras pelas redes sociais no Brasil é de 43% enquanto no mundo é de 30%, e o gasto médio dos brasileiros é de R$ 466,00. O brasileiro passa em média 3h. e 34 min, nestes sites. Sendo assim, empresas que não estão nas redes sociais estão desperdiçando uma grande oportunidade. Além das redes sociais serem gratuitas, essas redes aproximam, o cliente do vendedor, possibilitando uma abordagem direta e próxima, sem intermediários. Fortalecendo assim, o vinculo e possibilitando uma melhor qualidade ao atendimento de forma rápida.

            Para que possam ter sucesso, é importante postar conteúdos de qualidade, e rotineiros, postar imagens impactante e que chamem a atenção para o conteúdo a ser passado, responder a todas as dúvidas e ser solícito aos problemas de consumidores.

            Umas das redes sociais mais usadas no Brasil é o YOUTUBE, vamos iniciar com algumas dicas para vender por esse site:

1.      Criar um canal (usando um nome e uma identidade visual única);

2.      Publicações de conteúdo (publique diversos vídeos com dicas e informações sobre o seu produto)

3.      Otimizar os vídeos para o SEO, o SEO é o uso de técnicas de otimização para mecanismos de busca (Search Engine Optimization) para melhorar o posicionamento de vídeos em buscas dentro do Youtube.

4.      Utilizar os mecanismos/ferramentas, o YOUTUBE disponibiliza uma ferramenta de analise para saber quanto tempo um usuário disponibiliza assistindo, informações demográficas, origens de tráfego e quais os dispositivos utilizados.

Para o FACEBOOK, você pode começar integrando a o Facebook ao e-commerce. Assim, possibilita ao cliente comprar sem sair da rede social. Existe, ainda o FACEBOOK ADS, é utilizado para impulsionar as vendas.

            Pode-se utilizar o Whatsapp que o aplicativo de mensagens mais usado pelos brasileiros. Neste aplicativo, pode-se criar o Whatsapp Business que é a versão do aplicativo para negócio.

            E por último, vamos mencionar a venda pelo INSTAGRAM. Nesta plataforma, ter boas imagens é fundamental, já que seu uso de popularizou justamente pela divulgação de imagens. O INSTAGRAM SHOPPING possibilita que ao clicar na foto, o valor do produto aparece e estabelece a possibilidade de ao clicar nele, consiga-se fazer a compra.

Uma outra dica importante é a hashtags que nesta rede social é muito útil, ajudando os seus usuários a encontrar produtos, serviços, promoções dentre outros. É possível utilizar o INSTAGRAM ADS, possibilitando complementar a estratégia de vendas.

 

Venda pelo Marketplace

            No Marketplace, o vendedor utiliza o canal de uma outra empresa, como Americanas, Amazon, Magazine Luiza, Mercado livre, Netshoes e outros. É importante saber qual o nicho de mercado de cada empresa, antes de disponibilizar o produto por este canal. Cada empresa possui seus clientes, algumas compartilham clientes em comum.

            Por exemplo, se o produto que se pretende vender é artigo esportivo, o mais recomendado é que seja realizado pelo site da Netshoes.

            Neste negócio de Marketplace, o proprietário do site (Americanas, Amazon, etc) é o responsável por atrair o tráfego para o site, de sorte a converter esses visitantes em clientes. Todo o investimento é realizado pelo proprietário do site. Em troca, desta comodidade, a cada venda que o parceiro realiza, este deve repassar uma comissão ao proprietário do site.

 

Vendas por e-mail

            Nesta modalidade é indispensável um bom título, até mesmo impactante de forma a despertar no possível cliente uma necessidade e curiosidade. É importante que o título esteja conectado com o conteúdo, de forma que não haja uma informação no título e no conteúdo outra. Informar sobre o produto de forma simples, bem como sobre os seus benefícios. Quem está abrindo a mensagem quer saber o quão benéfico e necessário é o produto para ela.

            Outro fato importante é conhecer o cliente. Ferramentas atuais de gestão de e-mails marketing permitem uma segmentação através de tags. É importante salientar que um email que irá para a lixeira, ou spam depende do que o possível cliente irá achar do seu conteúdo, por isso invista em algo interessante e relevante ao destinatário.

            Realizar teste com um percentual pequeno base de dados é interessante. Por mais experiente e preciso que um profissional possa ser, podem existir erros. Assim, existem ferramentas de e-mail marketing que permitem fazer esses testes, permitindo ao profissional colher a melhor opção de mensagem, e enviar ao restante da base de dados, garantindo deste modo um melhor retorno. É importante criar um vínculo com o cliente, no sentido de que ele se sinta seguro em confiar na empresa oferendo ajuda e confiança.

 

Vendas pelas lojas virtuais

            É fundamental numa loja on-line a segurança. Segurança com dados do cliente, e o modo como será transacionado a compra. Ter um site seguro e confiável, utilizando plataformas para pagamento como o pagseguro é uma alternativa. Além disso, saber que o site está na nuvem, ou terá um servidor próprio. Isto é importante para se avaliar os custos e a segurança. Um servidor na nuvem, terá um custo de aluguel, porém a carteira de clientes estará em algum servidor no mundo, que não se sabe onde. Outro fato é que ao optar pelo servidor na nuvem, você utilizará um servidor com outros usuários, e pode haver congestionamento de trafego, lentidão, podendo representar uma perda de vendas.

            Por outro lado, com um servidor próprio, a manutenção dele é por conta do empresário, além disso, backups diários e estrutura adequada para a acomodação é indispensável, como um ambiente refrigerado. No entanto, a base de dados, encontra-se com a empresa. O único problema é ser hackeada, mas neste sentido tanto um site na nuvem, como em um servidor local possuem este risco.

            Além da questão de segurança tanto financeira, quando da base de dados, outro ponto é que o site funcione de forma adequada, que a pagina abra no tempo certo, que permita ao usuário fazer suas compras, escolher o produto, pesquisar e se sentir confiante. Alguns sites optam em colocar quando o cliente está digitando o nome de um produto, dando opções, isto permite que o cliente já faça uma pesquisa mais ágil. Outra coisa é permitir que ao selecionar uma página a anterior continue funcionando enquanto a outra não abre, assim não deixa o usuário se senta solitário, ou que ele possa interpretar como uma demora muito grande do site, ou um problema técnico.

 

E-commerce no Brasil e seu crescimento

            O e-commerce na era da informação e da interconectividade não pode ser deixado de lado, esse comercio que em 2019 movimentou a cifra de 61,9 bilhões e em 2020 87,4 bilhões é um mercado considerável. Abaixo pode-se notar na imagem o crescimento considerável desde o ano de 2011.



            Com a pandemia de COVID-19, agravando-se no início de 2020, nota-se o crescimento forte neste ano de 41% em relação ao ano anterior.

            O Motor motivador deste “boom” nas vendas é a quantidade de pedidos que em 2020 chega ao index de 543, e de faturamento de 632.



            Além deste aspecto a entrada de novos consumidores que em 2020 chegam a 29% em relação ao ano anterior, segue imagem abaixo.



            Em 2020 13,2 milhoes de novos consumidores, representando cerca de 17% dos consumidores do ano, um número significativo, se observado que em 2019, o aumento de novos consumidores fora de apenas 6%.

            O ticket médio dos consumidores novos e recorrentes em 2020 é maior do que em nos anos anteriores de 2019 e 2018.



            Um outro dado importante para se apresentar é os segmentos de lojas e seus respectivos crescimentos e retrações comparando-se 2019 e 2020. Conforme pode ser observado, o segmento de PETSHOP obteve uma variação percentual de quantidade de pedidos e de faturamento muito expressivo de 143% e 108% respectivamente, seguido pelas lojas de departamento com 43% e 55%. Dois segmentos tiveram retração e foram o automotivo e de bebidas.



            Com esses dados já dá para se ter uma noção de como esse mercado está em expansão e de seu significado para as vendas e para o sucesso de uma organização. Não há mais espaço para uma empresa trabalhar e desprezar a internet. É um novo mundo em que novas formas de venda, e de comunicação estão sendo desenhados. É necessário, estar conectado e mostrar seu produto e seu diferencial. Competitividade, visualizações, entrega, e confiança são imprescindíveis neste mundo.

            Se observarmos as vendas pelas regiões do Brasil, podemos ter uma noção do faturamento do e-commerce:



            Em todos as regiões do Brasil observa-se um aumento de faturamento do e-commerce em 2020 quando compactado com o ano de 2019.

            Conforme todas as informações, verifica-se um mercado em expansão. Ficar fora deste mercado é estar fora do mundo. No modelo atual de comercio, não há mais lugar para a dúvida de estar ou não na internet. Para se posicionar como empresa no mercado e ser visível, a internet se configura como o novo local.

 

Referências:

https://likemarketing.com.br/gerenciamento-de-redes-sociais/?gclid=CjwKCAjw092IBhAwEiwAxR1lRh0RJyHw0pVEITZ15vqgP9TnEYqbiuH-Jfa84jUaNS4I9l1RF71W9hoCifAQAvD_BwE acesso em 14/08/2021

 

https://webcompany.com.br/o-poder-das-redes-sociais-no-cotidiano-dos-brasileiros/ acesso em 14/08/2021

 

https://www.bertholdo.com.br/blog/o-que-e-e-commerce/ acesso em 14/08/2021

 

https://company.ebit.com.br/webshoppers acesso em 14/08/2021.

 

https://resultadosdigitais.com.br/blog/como-vender-nas-redes-sociais/ acesso em 14/08/2021

 

https://resultadosdigitais.com.br/blog/seo-para-youtube/ acesso em 14/08/2021

 

https://resultadosdigitais.com.br/blog/como-anunciar-no-facebook-ads/ acesso em 14/08/2021

 

https://resultadosdigitais.com.br/blog/o-que-e-instagram-ads/ acesso em 14/08/2021

 

https://nerus.com.br/blog/marketplace/como-vender-marketplace/ acesso em 14/08/2021

 

https://creativebizz.com/10-dicas-de-email-marketing-infaliveis-para-vender-mais/ acesso em 14/08/2021

 

https://www.nuvemshop.com.br/blog/como-vender-pela-internet/ acesso em 14/08/2021

 


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