Você já deve ter ouvido ou visto a respeito de estarmos vivendo na Era da Informação, correto? Mas afinal, o que isso significa?
Para alguns estudiosos essa Era da Informação está relacionada a como consumimos as informações. Podendo ser considerada para outros como a Era da Comunicação isso devido pela internet e com as redes sociais, já que com um clique conseguimos ter acesso a vários conteúdos de diversas formas, seja em vídeo, foto, apresentação ou texto. Tudo de forma rápida e fácil, ganhando destaque a velocidade, já que podemos saber de tudo em qualquer momento, tendo consciência do que está ocorrendo em qualquer lugar do mundo em um instante.
Se estamos vivendo em uma era que para muitos é considerada a era da comunicação, então por qual razão o artigo tem a titulação de “A era da desinformação”?
Bom, como citado, para muitos é considerado a Era da Comunicação justamente pela rapidez de como tudo acontece, porém por causa dessa mesma razão que alguns especialistas comentam a respeito sobre ser a era que mais há desinformação, justamente por ter muitos conteúdos e muitos serem falsos (fakes) e da maneira como tudo acontece é rápido, essas notícias são disseminadas rapidamente, se tornando difícil ter um controle delas, não sabendo quantas pessoas ao certo foram alcançadas, causando vários problemas por consequência.
VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE O QUE É CONHECIMENTO E O QUE É INFORMAÇÃO?
Parece ser bobo perguntar se sabemos a diferença entre os dois, mas hoje há muito conflito por causa justamente pela falta dessa diferenciação, para alguns podem ser semelhantes ou até mesmo iguais, mas elas não são e é bem importante saber a diferença entre elas.
CONHECIMENTO INFORMAÇÃO
Atualmente vivemos rodeados de informação do momento que acordamos até a hora de irmos dormir, e somente esse dado não é relevante para podermos construir algo mais concreto, é preciso transformar a informação em conhecimento, através daquilo que foi lido e observado para poder gerar resultado. Muitos conteúdos que vemos hoje em dia estão embasados na parte da informação, em que não preciso estar embasado em dados reais para informar algo, pode ser na base do achismo e por isso acabar disseminando assuntos que, pela falta do conhecimento, prejudicar outras pessoas de inúmeras formas.
FAKE NEWS x VERDADE
Fake News é um termo em inglês que significa Notícia Falsa e surgiu em 2016 com a repercussão da eleição do Donal Trump que foi acusado de produzir e difundir a desinformação, sendo que mais tarde estourou o caso com a Cambridge Analytica em que constava que a empresa usava os dados pessoais das pessoas que foram colhidos através do Facebook com a intenção e objetivo de direcionar campanhas do partido, disseminando através de notícias falsas.
No Brasil o termo apareceu por causa novamente de escândalos políticos no cenário que estamos vivendo atualmente, sendo regido fortemente por notícias falsas disseminadas rapidamente tomadas como se fossem verdades através das redes sociais. Segundo Hannah Arendt observou o seguinte:
“[…] a mentira organizada, tal como a conhecemos hoje, pudesse ser uma arma apropriada contra a verdade”
e
“a mentira organizada tende sempre a destruir tudo o que decidiu negar, ainda que só os governos totalitários tenham conscientemente adotado a mentira como primeiro passo para a morte”
Compreende-se dessa forma que a Fake News está relacionada a questões políticas, mas o objetivo não é falar sobre política em si, mas sim sobre as questões relacionadas a ela, mas como visto ela surgiu por estes meios.
Em meio a tantos casos de notícias falsas foram criados canais que ajudam a verificar se determinada notícia que estamos lendo é de fato verídica ou não. Um exemplo disso, é a criação do canal que o grupo Globo fez sobre “Fato ou Fake” que checa as notícias, posts, vídeos e outros formatos de notícias se é realmente verdadeiro ou se é mais uma notícia falsa sendo compartilhada na internet. Confira abaixo algumas notícias do canal:
(Fonte: https://g1.globo.com/fato-ou-fake/) |
TENDÊNCIAS DO COMPORTAMENTO NA ATUALIDADE
Abaixo segue o vídeo que explica melhor sobre o comportamento visto atualmente sobre como vemos a informação e lidamos com o fato de não sabermos de algo em plena era da internet:
CONCLUSÃO:
Como visto anteriormente, vivemos na era de muitas coisas, a era da internet, a era comunicação, a era do Fake News e quanto mais “era” temos, mais se mostra ter menos conhecimento diante desse cenário, sendo até contraditório dizer isso, numa época que temos todas as informações possíveis não sabemos distinguir o que é verdadeiro ou falso. Dessa forma, percebeu-se que com o surgimento das redes surgiu uma forte tendência das pessoas aumentarem seu ego através das redes sociais no formato de compartilhamentos, curtidas e comentários com opinião em base do achismo, na maior parte do tempo, sem avaliar o conteúdo. Isto é, apesar de ter muita informação por causa da tecnologia/internet/redes sociais, justamente por isso tem uma grande onda de desinformação, porque as pessoas não veem mais e tem paciência para consumir conteúdo, apenas o que é rápido vulgo informação, por isso tem uma taxa alta de FAKE NEWS atualmente, e isso não é somente nos países considerados subdesenvolvidos.
E você percebeu que houve mudanças comportamentais com o uso das redes sociais nos últimos anos? Você mudou?
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-nacionais/9o-encontro 2013/artigos/gt-historia-da-midia-digital/desinformacao-na-era-da-informacao-estudo sobre-o-facebook
https://www.mobiletime.com.br/artigos/17/10/2018/a-era-da-desinformacao-em-massa/
https://www.andes.org.br/conteudos/noticia/pandemia-desinformacao-pode-custar vidas1
https://www.youtube.com/watch?v=gsfEHRY_Fek
https://diplomatique.org.br/a-desinformacao-em-meio-a-crise-social/
https://abstartups.com.br/diferenca-entre-informacao-e-conhecimento/ https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/o-que-sao-fake-news
Nenhum comentário:
Postar um comentário