quarta-feira, 18 de agosto de 2021

O AVANÇO DO ENSINO REMOTO E SUAS PRINCIPAIS FERRAMENTAS


INTRODUÇÃO


Diante de um cenário inesperado, que surgiu a partir do primeiro caso de Coronavírus registrado no mundo, vivemos dias de medo e preocupação. Desde então, diversas cepas surgiram e contribuíram para a rápida disseminação do vírus, o qual mudou a forma como nos relacionamos. Aglomerações passaram a ser um grande risco para a sociedade, por isso os métodos de ensino tradicional precisaram ser suspensos e a alternativa mais viável passou a ser o ensino remoto, o qual vem sendo explorado em grande escala, dentro de todas as entrâncias de ensino. 

De certa forma, o uso das tecnologias na educação vieram para solucionar um problema sanitário global, e como todas as mudanças, pontos positivos e pontos negativos são consequências desta transformação da ensino-aprendizagem. 


O AVANÇO DO ENSINO REMOTO 


Como estratégia para combate a disseminação da COVID-19, a UNESCO e diversos órgãos de relevância global recomendaram a suspensão das atividades educativas presenciais.
O ensino a distância já era uma crescente no Brasil,   segundo o ultimo senso do MEC (2018) 25% das matriculas em graduação pertenciam a modalidade EAD. Porém, diante das restrições apresentadas, todas as instancias da educação passaram a atuar nesse formato.
 Para muitas pessoas, já ambientadas ao mundo virtual, o uso de tecnologias na educação pode ser um grande facilitador, além de uma ótima ferramenta para o aumento da produtividade. Em contraponto, muitos estudantes tiveram dificuldades para se adaptar a nova rotina e relatam sintomas de ansiedade e angústia, muitas vezes por terem pouca familiaridade com os recursos virtuais. Além disso, não são todos os estudantes que possuem as condições ou espaço adequado para o desenvolvimento de atividades remotas.   Abaixo, seguem matéria que sugere algumas dicas para a adaptação ao ensino remoto. 



Fato é que a novidade, se é que pode ser assim chamada, traz novos desafios tanto para professores quanto para alunos, na forma de ensinar e aprender. Sabe-se que o uso eficiente das tecnologias é um fator essencial para a eficiência do ensino a distância. No próximo paragrafo serão apresentadas as ferramentas  mais utilizadas e acessíveis para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem no ensino remoto. 


PRINCIPAIS FERRAMENTAS PARA AUXILIAR O ENSINO REMOTO

Criar apresentações, propor atividades interativas, gerenciar conteúdos multimídia,  aplicar provas,  organizar e planejar as aulas fazem parte da rotina do ensino virtual. Para que essas tarefas sejam executadas com eficiência, faz-se necessário o uso de ferramentas tecnológicas capazes de auxiliarem neste processo. 
Abaixo serão apresentas as ferramentas mais utilizadas no ensino a distância. 

Google Classroom: O google apresenta a ferramenta da seguinte forma: "O Google Sala de aula é o seu lugar tudo-em-um para ensino e aprendizagem. Nossa ferramenta segura e fácil de usar ajuda os educadores a gerenciar, medir e enriquecer as experiências de aprendizagem."


Canva: Uma das ferramentas mais conhecidas, permite aos alunos e professores criar templates e apresentação de alta qualidade de uma forma super simples. A empresa descreve a ferramenta como " uma plataforma de design gráfico que permite aos usuários criar gráficos de mídia social, apresentações, infográficos, pôsteres e outros conteúdos visuais. Está disponível online e em dispositivos móveis e integra milhões de imagens, fontes, modelos e ilustrações". 


KAHOOT: é uma excelente alternativa para a modalidade EAD, pois consegue atrair a atenção dos alunos e potencializar o aprendizado por meio da gamificação. a Empresa desenvolvedorá descreve o aplicativo como "uma plataforma de aprendizado baseada em jogos, usada como tecnologia educacional em escolas e outras instituições de ensino. Seus jogos de aprendizado, "Kahoots", são testes de múltipla escolha que permitem a geração de usuários e podem ser acessados por meio de um navegador da Web ou do aplicativo Kahoot" 


Google Forms: Excelente plataforma que possibilita a realização de pesquisas, bem como a aplicação de provas e questionários. Desenvolvida pelo google, possui acesso gratuito e layout didático. 



REFERÊNCIAS: 

https://sae.digital/ferramentas-digitais-para-o-ensino-remoto/

http://www.nuteds.ufc.br/10-ferramentas-para-potencializar-o-trabalho-de-professores-e-alunos-em-aulas-remotas/

https://escoladainteligencia.com.br/blog/ensino-a-distancia/

https://www.profseducacao.com.br/2020/03/23/ensino-remoto-ferramentas-acessiveis-para-professores-e-alunos/

https://www.ufsm.br/midias/arco/teletrabalho-ead-pandemia/

Acadêmico: Roberto Machado

Matrícula: 17104031

Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Professor: Márcio Vieira de Souza









Nenhum comentário:

Postar um comentário