quarta-feira, 18 de agosto de 2021

O futuro das plataformas

Aluno: João Vitor Lobato Rocha

Matrícula: 15101530

Turma: Ambientes Virtuais de Aprendizagem


Nos últimos anos os negócios ligados à plataformas cresceram muito, relacionado diretamente ao crescente tecnológico e à digitalização do mundo. No artigo foi mencionado que a maioria das empresas mais valiosas do mundo são ou possuem plataformas em seus produtos. Na imagem a seguir, temos as seis empresas que valem mais do que um trilhão de dólares do planeta. Das seis, cinco são ou possuem plataforma.

Fonte: companiesmarketcap.com e Economista Visual


Mas, até mesmo por esse ponto citado anteriormente, esse é um mercado que está cada vez mais canibalizado e competitivo. Com a alta das grandes plataformas, muitos empreendedores viram a oportunidade no mercado e acabaram se aventurando. Portanto, como o artigo mostra, é muito importante os diferenciais competitivos e a entrega de valor no mercado, para que uma plataforma obtenha sucesso.

Um ponto muito importante que foi citado no artigo são os quatro desafios do negócio: a escolha das  partes chaves da plataforma (compradores, vendedores, ou usuários e inovadores); a resolução do problema do ovo ou da galinha, para auxiliar no processo inicial; tem que possuir um modelo de negócios que traga uma rentabilidade suficiente para obter lucros; e a criação de regras de utilização da plataforma. O sucesso da plataforma pode depender muito desses pontos, que estão interligados. Dependendo da escolha do primeiro ponto, o terceiro ponto pode ser diretamente afetado. No caso da Amazon, ela possui tanto a plataforma para venda de itens próprios quanto acaba disponibilizando a plataforma como um marketplace para outros negócios, além de também ser uma plataforma de inovação e também de outros ramos que a empresa entrou, como o de streaming e da música. Mas, é interessante entender que geralmente plataformas que são apenas marketplaces, que são plataformas de transação, costumam ter margens pequenas sobre os negócios ali realizados e acabam necessitando de muitas transações para fazer um volume suficiente para atingir os lucros desejados.

Na imagem abaixo, que apresenta as empresas mais lucrativas do mundo em 2020, podemos observar que das cinco empresas de plataforma que são as mais valiosas, quatro se mantêm no ranking das dez empresas mais lucrativas.

Fonte: companiesmarketcap.com e Economista Visual



Os diferentes tipos de plataforma, transacionais ou inovadoras, também mostram muito do potencial e do que cada plataforma é. Realmente a maneira que elas se posicionam no mercado. Na figura abaixo, conseguimos ver a classificação de diversas plataformas conhecidas.


Fonte: Article - The Future of Platforms


É possível observar que as cinco empresas de plataformas, que estão no top 6 das empresas mais valiosas do mundo, são companhias híbridas, ou seja, são tanto transacionais quanto inovadoras. Isso representa a importância do modelo de negócios de uma empresa desse mercado possuir os dois tipos de serviços, de ponta a ponta dentro da jornada.

Assim, as novas plataformas que estão sendo criadas e as plataformas que estão começando, devem se atentar aos pontos citados anteriormente. Além disso, tecnologias como IA (inteligência artificial) somadas à utilização de big data serão cada vez mais tendência e parte básica das tecnologias das plataformas de sucesso. Somando isso, a análise minuciosa dos resultados financeiros e a atenção aos concorrentes, as novas plataformas terão alguma chance de performar de maneira positiva.


REFERÊNCIAS:

CUSUMANO, Michael A.; YOFFIE, David B.; GAWER, Annabelle. The future of platforms. MIT Sloan Management Review, v. 61, n. 3, p. 46-54, 2020.

Economista Visual. Página do instagram. Acesso em julho de 2021.





Nenhum comentário:

Postar um comentário