Aluno: João Victor Fernandes da Silva
Matrícula: 16101135
Disciplina: Redes Sociais e Virtuais
Redes Sociais: Aliadas de uma nova forma de aprendizagem
O mundo está cada vez mais conectado através das redes sociais. A cada ano vemos uma grande quantidade de pessoas aderindo ao uso desses meios de comunicação e conexão com outras pessoas. Segundo levantamento feito pelo IBGE em 2018, 66% dos brasileiros estão conectados à rede (COELHO, 2018). Frente a esse novo padrão, o qual parece ter vindo para ficar e vem ganhando ainda mais força a cada ano que passa, todas as demais frentes da sociedade devem também se adaptar. Se um novo universo comunicacional se estabelece através dos costumes criados pelas novas gerações, a sociedade deve ir aos poucos se adaptando para garantir uma comunicação eficaz por dentro desse novo mundo.
O brasileiro, de acordo com a pesquisa feita pela We Are Social em 2018, é o terceiro povo que mais dispende tempo nas redes sociais, somando uma média de mais de 9 horas diárias usando a internet (COELHO, 2018).
Com a educação não poderia ser diferente. Ao reconhecer a influência e presença das redes no dia-a-dia dos jovens, as redes sociais podem ser vistas como uma distração com pouco valor ou uma ferramenta poderosa para garantir o engajamento da turma. Como todas as outras ferramentas que já surgiram anteriormente - e dentro disso devemos também considerar até as mais tradicionais, como o quadro negro, ou outras mais modernas, como a apresentação de slides - as redes sociais podem ser aproveitadas enquanto ferramentas interativas. Um grande avanço em relação a isso foi visto, de forma quase que forçada, por conta da pandemia do Covid-19. Com as restrições nas interações presenciais, os professores se viram obrigados a encontrar novos meios para fomentar as discussões entre seus grupos de alunos.
Uma das funções do educador é buscar ferramentas e meios que irão lhe auxiliar na sua missão de educar as pessoas (COELHO,2019?). Uma pesquisa feita pela TIC Kids Online apontou que 82% das crianças e adolescentes usuários de redes sociais também usam e têm perfil nas redes sociais (AMORIM, 2020). O que reforça a relevância dessa ferramenta na educação e engajamento dos jovens hoje em dia.
Segundo matéria do blog "Jovens Gênios", há inúmeros benefícios no uso das redes. O primeiro que pode ser citado é o aluno começar a dar mais valor aos estudos, uma vez que ele percebe ter ali uma série de conteúdos que pode expandir seus conhecimentos sobre o mundo (AMORIM, 2020). Outro ponto levantado é uso de uma linguagem mais acessível para o estudante, a qual, por si só, já garante com engajamento maior ao passo em que aumenta a identificação com a forma de expressão do professor e de seus colegas de turma. Já olhando pelo lado dos professores, a matéria traz a possibilidade de fazer um uso maior da criatividade para obter bom engajamento da turma, uma vez que as redes sociais permitem inúmeras formas de comunicação e explanação do conhecimento.
Dentre as dicas levantadas para quem tem como objetivo aderir a esse tipo de aprendizagem, os "Jovens Gênios" também fornecem uma série de dicas, sendo elas:
- Realizar pesquisas. Antes e durante o uso das redes, buscas entender o gosto dos alunos. Quanto mais a comunicação do professor se adaptar ao gosto dos alunos, maior serão as chances de sucesso na missão de garantir o engajamento dos mesmos.
- Disponibilizar conteúdos extras para os alunos. Trabalhar com formas multicanais de aprendizagem é sempre algo interessante, uma vez que nem todos possuem a mesma facilidade com uma forma x de estudos. A disponibilização dos conteúdos também permite aos professores criar linkes com boas matérias que complementem o ensino em sala de aula e expandam o conhecimento da turma sobre o assunto.
- Criar um calendário de eventos. Isso pode auxiliar os alunos a se lembrarem de datas importantes, sendo elas de entregas de atividades ou mesmo de avaliações.
- Criar uma conta coletiva para a turma. Esse recurso irá auxiliar o educador a se comunicar de forma alinhada com todos da classe, e também permitirá que os estudantes tirem dúvidas mais facilmente ou troquem conhecimentos entre si.
- Promover discussões e debates. Dessa forma, haverá o estímulo necessário para garantir as trocas cada vez mais ricas entre os próprios alunos, sem centralizar todo o conhecimento somente no professor, mas aproveitando as contribuições que todos os alunos podem trazer com aquilo que já sabem ou aprenderam sobre o tema discutido.
COELHO, Taysa. 10 fatos sobre o uso de redes sociais no Brasil que você precisa saber. 2018. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/02/10-fatos-sobre-o-uso-de-redes-sociais-no-brasil-que-voce-precisa-saber.ghtml. Acesso em: 18 ago. 2021.
AMORIM, Caroline. Redes sociais na educação: Como usar a favor da aprendizagem. 2020. Disponível em: https://blog.jovensgenios.com/redes-sociais-na-educacao/. Acesso em: 18 ago. 2021.
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