sexta-feira, 16 de abril de 2021

Wikipédia: O maior repositório de conhecimento do mundo

 EGC5019

Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Wikipédia
O maior repositório de conhecimento do mundo

___

Vinícius Mello Claro

INTRODUÇÃO

A Wikipédia é hoje o maior repositório de conhecimento do mundo [1]. Escrito de maneira colaborativa e em rede, a Wikipédia disponibiliza informação e conhecimento em mais de 299 línguas. A Wikipédia nasceu como um projeto paralelo da empresa Bomis há exatos 20 anos e seus fundadores, Larry Sanger e Jimmy Wales, mal podiam imaginar o sucesso desse modelo [2]. 

Como tudo começou

Larry Sanger (direita) e Jimmy Wales (esquerda) fundaram a Wikipédia como um projeto complementar para a Nupedia, um projeto de enciclopédia online gratuita de língua inglesa, cujos artigos eram escritos originalmente apenas por especialistas e os artigos eram revisados através de um processo formal.

O nome Wikipédia foi criado por Larry Sanger e é uma combinação da palavra wiki (palavra havaiana que significa rápido) somado ao sufixo pédia. A proposta da recém criada Wikipédia era acelerar a produção de conhecimento científico, eliminando formalidades e o rigoroso processo de aprovação das enciclopédias tradicionais. 

Hoje a Wikipédia é reconhecida como um recurso de notícias atualizado com frequência, por conta da rapidez com que artigos sobre acontecimentos recentes aparecem. 

O crescimento da Wikipédia no primeiro ano foi expressivo. Até o final de 2001, o site já havia crescido para cerca de 20.000 artigos em 18 idiomas. No final de 2002, tinha alcançado 26 edições em idiomas diferentes, 46 até o final de 2003 e 161 nos últimos dias de 2004.

Com o sucesso da Wikipédia, o projeto da Nupédia foi descontinuado e sua operação foi absorvida pela Wikipédia. 


O maior repositório de conhecimento do mundo


Em setembro de 2007 a Wikipédia atingiu a marca de 2 milhões de artigos escritos, tornando-o a maior enciclopédia já construída, superando até mesmo a Enciclopédia Yung-lo Ta-tien, que detinha esse recorde a 600 anos.  

Enciclopédia Yung-lo Ta-tien 

Também conhecida como Yongle, essa enciclopédia foi encomendada por ordens do imperador chinês Yongle, da Dinastia Ming, em 1403. Foi considerado por mais de 600 anos como a maior enciclopédia do mundo, com quase 12 mil volumes e 23  mil capítulos. 

Ao redor de 2 mil pessoas eruditas trabalharam no projeto Yongle, incorporando textos antigos e resguardando conhecimento sobre arquitetura, arte, astronomia, geologia, história, ciências naturais, tecnologia e religião. 

i>Yongle Dadian</i> Restored to Original Look

Devido ao vasto tamanho dessa enciclopédia, ela não poderia ser copiada em bloco. Acredita-se que foi feita apenas uma cópia desse material no ano 1557, em virtude de um incêndio que quase destruiu todo o acervo. 

A cópia original desapareceu dos registros da história. A segunda cópia ficou gradualmente dispersa e perdida desde os últimos anos do século XVIII, até que foram queimados 800 volumes sobreviventes. Só permanecem uns 400 volumes em bibliotecas e coleções privadas ao redor do mundo.

Conhecer a história da Yongle é fundamental para entender a importância da Wikipédia nos dias atuais. Se antes a humanidade não conseguia replicar o conhecimento nem divulgá-lo para as massas, hoje isso é possível graças ao modelo da Wikipédia. 

A importância da Wikipédia

Em 2006 a revista Time reconheceu, pela primeira vez, “Você” como a pessoa do ano, devido ao sucesso acelerado da colaboração online e da interação de milhões de pessoas em projetos comuns ao redor do mundo, citando como exemplo o Youtube e o Facebook. 

G1 > Tecnologia - NOTÍCIAS - Após YouTube, "Time" elege "você" como  personalidade do ano


O projeto da Wikipédia foi inovador e disruptivo. O conhecimento tradicional, restrito para poucas pessoas, agora estava acessível a milhões de pessoas no mundo. 

Milhões de estudantes, acadêmicos e cientistas consultam ou produzem conteúdo para a Wikipédia. Os impactos e benefícios desse compartilhamento de informação é imensurável. 

A Wikipédia já foi referenciada milhares de vezes em artigos acadêmicos. Muitas pessoas consomem e se inspiram com os conteúdos disponibilizados por lá, afetando decisões, produtos e toda a sociedade de uma forma nunca antes possível. 

Colaboração e aprendizagem em rede

A Wikipédia não exige que seus usuários forneçam uma identificação, no entanto alguns estudos estão disponíveis sobre o perfil dos colaboradores dessa rede. 

Cerca de 524 (0.7% dos colaboradores) são responsáveis por 50% do conteúdo produzido, mostrando uma concentração de editores. Mas, do outro lado, existem uma centena de milhares de editores individuais que respondem pelos outros 50% do conteúdo produzido. 

Existem dois grupos de colaboradores: aqueles oficiais da fundação Wikimedia. Estes membros são responsáveis por determinadas edições, revisões e remoções de conteúdo. Nesse caso é comum a reunião em grupos para discussão mais aprofundada sobre as páginas wiki. 

Já uma outra parcela são os contribuidores individuais. São milhares de pessoas, com ou sem um perfil acadêmico, que contribuem para a criação de conteúdo em diferentes áreas do conhecimento. 


A fundação Wikimedia é uma entidade filantrópica, dedicada a incentivar a produção, desenvolvimento e distribuição de conteúdo livre e multilíngue e a disponibilizar ao público, integralmente, esses projetos baseados em wiki de forma totalmente livre. 

Críticas ao modelo 

Como todo projeto, a Wikipédia também sofre bastante com críticas ao seu modelo, principalmente no que se refere a qualidade da escrita dos artigos, além da possibilidade de vandalismos e vieses políticos de seus usuários e colaboradores. 

Um estudo, porém, realizado pela revista Nature, comparou o conteúdo científico da Wikipédia com a Encyclopædia Britannica e afirmou que a precisão da Wikipédia foi próxima a da Britannica, mas que a estrutura dos artigos da Wikipédia na maioria das vezes era mais pobre.

A Wikipédia tem sido acusada de expor viés sistêmico e inconsistência; além disso, os críticos argumentam que a natureza aberta da Wikipédia e a falta de fontes adequadas para grande parte da informação torna o conteúdo pouco confiável. Alguns analistas sugerem que a Wikipédia é geralmente de confiança, mas que a confiabilidade de qualquer artigo nem sempre é clara.

Conclusão

Hospedada em um ambiente de rede é construída de maneira colaborativa, a Wikipédia se tornou o maior repositório de conhecimento da humanidade. Através de um website simples e de fácil acesso, cientistas, estudantes e curiosos utilizam os artigos escritos ali para aprofundar algum assunto e orientar suas tomadas de decisão. Os impactos positivos desse sistema são incalculáveis para toda a sociedade. 

De primatas que deixavam informações nas paredes das cavernas, agora disponibilizamos conhecimento de forma virtual e de alcance planetário.

Referência

[1] «Encyclopedias and Dictionaries». Encyclopædia Britannica, 15th ed. 18. Encyclopædia Britannica. 2007. pp. 257–286

[2] WIKIPEDIA, Acessado em 16 de abril de 2021. Disponível em

https://pt.wikipedia.org/wiki/wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário