sexta-feira, 16 de abril de 2021

EAD e ferramentas de aprendizagem na pandemia devido ao COVID-19

No Brasil, em março de 2020 as redes de ensino públicas e privadas suspenderam temporariamente as aulas, em combate à pandemia do novo corona vírus chamado de COVID-19.   

Segundo o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que propôs aos líderes dos sistemas e organizações educacionais, para que desenvolvam planos  de continuidade dos estudos por meio de modalidades alternativas, enquanto durar o período de isolamento social, haja vista a necessidade de manter a educação das crianças, jovens e adultos.
Então o ensino remoto foi uma alternativa temporária, para que as instituições pudessem dar continuidade às aulas, ofertando componentes curriculares e extracurriculares, de caráter não obrigatório, as matrícula foram uma opção para todos os docentes e discentes dos cursos de graduação durante a pandemia. 

Diante da Portaria nº 343, de 17 de março de 2020 publicada pelo MEC, foi feita a autorização de utilização de meios e tecnologias digitais para a substituição temporária das aulas presenciais em IES. As decisões tomadas para o ensino superior foi de que continuassem com as atividades de forma remota pela internet, por meios de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), visto que, a tecnologia possui um papel fundamental nas aulas remotas.

Para realização disso, os professores tiveram que se adaptar provisoriamente, do ensino presencial para o virtual em um curto período, onde as tecnologias digitais são encaradas como ferramentas facilitadoras no processo do ensino, sendo o seu uso um desafio para a maioria dos professores, pois muitos não dominavam essas forma de ensino e suas ferramentas, pois não basta apenas saber manusear, mas dar uma finalidade a prática docente de forma a envolver o aluno nesse processo.

Fonte: Depositphotos (2014)

   Lembrando que esse é um processo de adaptação, na qual segue se reinventando e aprendendo novas metodologias.


Algumas ferramentas facilitadoras de ensino aprendizagem que são utilizadas neste período.

Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)

É um ambiente virtual que foi desenvolvido para ajudar professores e tutores para gerenciamento de conteúdos e  de materiais complementares. Neste ambiente é possível ter acesso de qualquer lugar, desde que se tenha acesso a internet, acompanhar o processo de aprendizagem por parte do aluno e gerar relatórios de performance e progresso do curso. 

Os ambiente Virtuais mais conhecidos são, Moodle, Google for Education, Eureka. 

Fóruns de discussão 

Os fóruns são espaços de divulgação abertos em que os alunos podem interagir entre si, trocando experiências e conhecimentos. 

Entre os diversos recursos que os fóruns têm, constam os tópicos abertos ou fechados. Possui um administrador, em alguns casos os moderadores, que podem fechar um tópico, quando julgar que o assunto relacionado já foi adequadamente debatido ou as respostadas dadas são suficientes. 

Exemplos que podemos citar são: Reddit e fóruns nas próprias redes sociais, como no Facebook.

Blog

É  uma ferramenta de divulgação de conteúdos, que estão sendo usado no ensino online, pois é possível criar categorias para organização de materiais e criar recursos para pais, alunos e professores.

Hoje existem várias plataformas para criação de blogs. Entre as mais conhecidas, gratuitas e de fácil configuração está o próprio Blogger e  WordPress.

Bibliotecas Virtuais

São acervos on-line onde é possível encontrar livros, textos e artigos, além de outros tipos de mídia. Exatamente como uma biblioteca virtual cheia de livros para serem lidos digitalmente.

Existem várias bibliotecas que, além de serem de livre acesso e ajudarem na distribuição do conteúdo para os alunos, podem ser usadas na hora de planejar as aulas, como: a Biblioteca Nacional, o Portal Domínio Público, a Biblioteca Interativa SEBRAE .

Streaming 

É uma forma de transmitir vídeo ou áudio instantaneamente por meio de redes e esse tipo de conteúdo pode ser transmitido  ao vivo, o que possibilita maior interação dos alunos que podem tirar suas dúvidas na hora. As informações não ficam armazenadas pelo usuário no seu computador ou celular e as pessoas podem ver o conteúdo sem a necessidade de fazer download, tornando muito mais rápido o acesso ao conteúdo online. 

Algumas plataformas que podem ser utilizadas para transmissão são: BigBlueButton, Google Meet e Zoom Meetings.

 
Autor: Denise Verka M. dos Santos. 

Referência:

BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, ed. 53, 18 mar. 2020. Disponível em: < https://www.in.gov.br/en/web/dou/- /portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376>. Acesso em: 16 Abr. 2021

ESCOLAS EXPONENCIAIS. Conheça as 10 melhores ferramentas de EAD para a sua escola. Disponível em: https://escolasexponenciais.com.br/inovacao-e-gestao/conheca-as-melhores-ferramentas-para-ead/.. Acesso em: 16 abr. 2021

TUTOR MUNDI. O que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?. Disponível em: https://tutormundi.com/blog/ambiente-virtual-de-aprendizagem/.Acesso em: 16 abr. 2021

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