sábado, 17 de abril de 2021

Os Jogos Eletônicos como Ferramentas do Ensino de História: Um Panorama da Relação entre Games, Estúdios de Games e Conhecimento

1.1 O mercado de games, influência na cultura e educação

O mercado de jogos eletrônicos, segundo Coscelli (2013 apud. OLIVEIRA, 2014, p. 6) é um dos mercados em maior volume e expansão em mídias de entretenimento. Sendo uma parcela crescente e muito versátil, pois afinal, por ser interativo, é possível imaginar múltiplos níveis de interação entre jogador e jogo, é extremamente amplo no sentido de desenvolver novas ideias e novos temas. A temática de entretenimento histórico não é algo novo nas mídias, desde a livros recontando os contos de “Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda”, como filmes aclamados em bilheteria como “Gladiador” e “Coração Valente”, a ficção utiliza de acontecimentos históricos para embasar sua fantasia, isto é, a ficção povoa o imaginário das pessoas ao tentar recontar como eventos reais aconteceram, e como contribuíram para sermos o que somos hoje.

Alguns jogos responsáveis por introduzir pessoas a conceitos históricos ou fazê-las revisitar e interagir com os mesmos podem ser listados abaixo neste artigo, e serão analisados pela óptica de sua contribuição para a fomentação da pesquisa em história e a sua influência cultural.


2.1 Paradox

Talvez a companhia responsável por alguns dos mais completos jogos de estratégia até o momento, a Paradox Interactive cobre um nicho especial no mercado de games: Jogos de estratégia complexos, conhecidos como “Grand Strategy”. Segundo o website da companhia, a Paradox Interactive é uma empresa de games com sede na Suécia, com 22 anos de atuação no mercado, responsável por um portfólio de sucesso principalmente em jogos eletrônicos de estratégia, sendo os mais conhecidos: Europa Universalis, Cities: Skylines, Crusader Kings, Magicka e Hearts of Iron. Tendo jogos focados desde construção de cidades (City Skylines) como exploração espacial (Stellaris), a companhia se destaca principalmente na qualidade, complexidade e imersão desenvolvidas em seus jogos de estratégia.
Os IP’s (Propriedades Intelectuais) da empresa focam sempre na imersão do tema abordado pela série (seja esse tema Medieval, de Segunda Guerra, Exploração Espacial, Época Clássica, etc), suas funcionalidades, suas possibilidades e como a narrativa do mesmo se desdobra de acordo com as decisões dos jogadores. Em seus IP’s históricos, o jogador é transportado diretamente até o período abordado, tendo que tomar decisões e criar interação com NPC’s (personagens de um jogo criados para interagir com o jogador) como se estivesse vivendo na época, a fim de alcançar seus objetivos.
Em seu jogo mais famoso, Crusader Kings, o jogador toma o papel de um nobre medieval, e ao longo de toda a história medieval, terá de preservar sua linhagem e descendência, enquanto toma as rédeas de seu reino, incluindo: Conquistar reinos vizinhos, manejar seus vassalos, patrocinar o desenvolvimento de tecnologias, edificar castelos e cidades, interagir com o clero, formar títulos, dentre muitos outros objetivos e interações. A grande força dos jogos da Paradox se situa em como cada período histórico abordado também cobra um comportamento esperado do jogador: A sobrevivência em períodos anteriores da história é muito focada nas influências políticas, limitações tecnológicas e culturais, ou seja, não é possível aplicar conhecimentos e visões de mundo modernos, há de se “misturar” aos conceitos da época e local.
Menções a eventos históricos diversos também são presentes quase o tempo todo durante uma jogatina, e podem ser influenciados (em Crusader Kings, por exemplo, a Cisma do Ocidente pode ser completamente evitada e em Europa Universalis, é possível mudar todo o destino da colonização das américas), novos eventos históricos podem ser criados ou alterados de acordo com as atitudes do jogador e NPC’s, criando um mundo paralelo, onde por exemplo, a França como nação nunca existiu, ou o Egito domina toda a Europa.  Eventos não necessariamente devem divergir da história, é possível manter os mesmos de forma praticamente inalterada, porém o jogo demonstra sua versatilidade ao apresentar de forma contundente cenários alternativos para a história como conhecemos.
Outro grande atrativo dos jogos da Paradox Interactive é seu elevado nível de complexidade em comparação com a concorrência. Em Hearts of Iron, que é um simulador de Segunda Guerra Mundial, deve-se pensar em toda produtividade de equipamentos,  todo cenário político e diplomático, todo desenvolvimento de tecnologias, todas as manobras estratégicas dos exércitos, toda configuração de armamentos e transportes, toda a economia de um país e toda logística capaz de fomentar sua máquina de guerra: Caso deseje invadir ou defender-se de um país, você deve moldar sua nação de forma a acomodar sua estratégia final, aprendendo ao longo da jogatina quais as limitações da época em termos socioeconômicos, tecnológicos e políticos.
Cada IP apresenta pacotes de expansão, sendo estes focados a trazer novos eventos históricos (tanto reais como alternativos), novas aplicações cosméticas (melhora de uniformes ou trajes históricos, por exemplo), novas funcionalidades (como a possibilidade de criar ou reformar religiões medievais ou dar mais liberdade de escolha de quais nações iniciais podem ser jogadas), dentre outros aspectos.
Os jogos da Paradox Interactive, portanto, apresentam e demonstram dinâmicas e conceitos abordados em diferentes épocas, simulando mecânicas sociais, e recontando as dificuldades e jornadas de completas eras em seus jogos, dando um excelente panorama de entendimento de como seriam gerados e resolvidos os mais diversos conflitos nessas épocas passadas.



2.2 Warhorse

Com uma proposta completamente oposta dos jogos apresentados pela Paradox a respeito de jogos históricos, a Warhorse Studios, criada a partir de uma campanha de vaquinha on-line (Kickstarter), em 2011, gerou até o momento seu único IP, o jogo Kingdom Come: Deliverance.

Neste jogo, ao invés de você comandar múltiplos personagens ou nações ao longo da história, você controla a vida de um único personagem, um plebeu do reino da Bohemia durante a invasão do rei Húngaro Sigismundo, no século XV. Ao contrário dos jogos da Paradox, neste jogo você não tem qualquer controle sobre o desenrolar dos eventos históricos: No jogo, você é apenas mais uma pessoa da época, vendo o desenrolar de alguns fatos que contribuíram para o fim da idade média (como o aparecimento do protestantismo de Jan Hus, e a modernização das armas) enquanto busca o desenrolar da história pessoal do seu personagem.

O jogo, sendo em primeira pessoa (ou seja, você joga como se fosse você mesmo, e não como controlando a um boneco) traz situações de combate, diálogo, exploração, uso de recursos e imersão. O jogo é talvez o mais fidedigno jogo sobre o período medieval feito até o momento, pois literalmente faz com que você testemunhe a história acontecendo enquanto desfruta de um mundo ricamente recriado a fim de trazer a experiência mais acurada e autêntica possível (a equipe de desenvolvedores do jogo foi a fundo a ponto de replicar com exatidão a posição das constelações na época, a partir de fontes documentais, bem como edifícios, roupas, dentre outros aspectos). A imersão pode ser comprovada por exemplo durante torneios de armas, ou em uma missão da história do jogo onde você deve se infiltrar em um monastério (evocando com maestria uma atmosfera de “O Nome da Rosa”), ou simplesmente por caminhar pelas ruas de um mercado medieval dentro de um castelo. Alguns personagens históricos envolvidos em eventos da época também aparecem no jogo, sendo alguns deles passíveis de interação (diálogos, combate, etc).

Apesar de ter uma campanha com missões fixas, o jogo tem um mundo aberto explorável, possibilitando o jogador a caçar animais com arco e flecha, invadir acampamentos inimigos, interagir com personagens e inclusive tomar decisões que alteram de forma branda a percepção das pessoas ao seu redor (em uma missão da expansão “A Woman’s Lot”, você pode decidir ajudar a inocentar ou condenar uma das personagens por apostasia/heresia em um tribunal da inquisição). É um jogo muito mais acessível do que os jogos de estratégia da Paradox, por ser de simples compreensão e por ter baixa complexidade, e mais recompensador em imersão, pois faz você ser diretamente transportado ao período, reagindo de forma realista aos acontecimentos no ambiente e interação com os personagens.

2.3 Outros Jogos

Claro que estes jogos mencionados não são exceção, nem os únicos que merecem ser observados como ferramenta de interação e introdução a estudos na área de história. Jogos que merecem menção são, mas não se restringem a: Mount and Blade (jogo medieval em primeira e terceira pessoa, focado em ambientação e combate), Assassin’s Creed (jogo sobre combate, conspiração política e ambientação em várias épocas históricas, em terceira pessoa, que inclusive apresenta um modo de jogo museu a céu aberto), Total War (simulador de campo de batalha, de várias épocas, tanto históricas como fantasiosas, em terceira pessoa) dentre outros jogos amplamente disponíveis.

3 Conclusões 

É porém necessário esclarecer que esses jogos apresentados acima não devem substituir cursos de graduação ou materiais educativos criados a partir de pesquisa acadêmica, pois apenas servem como introdução de conceitos sobre o estudo de história, e são primariamente meios de entretenimento, porém: Por serem facilitadores, serem formas interativas de entretenimento e por pelo menos gerarem um esforço para apresentar conceitos, personagens, e aspectos da história, é necessário dar o devido reconhecimento a essas obras, pois atraem o público em geral e geram curiosidade sobre temas que até o momento eram apreciados de forma passiva, sem a interação do espectador/jogador, facilitando imensamente na compreensão e absorção de conteúdos.


Referências Bibliográficas

OLIVEIRA, Pedro Kanopf et alUma Investigação Sobre o Mercado de Games à Luz da Economia Criativa. 2014. 77 f. TCC (Graduação) - Curso de Economia, Departamento de Ciências Econômicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/109405. Acesso em: 15 abr. 2021.

PARADOX INTERACTIVE. Sobre nós. 1999. Disponível em: https://www.paradoxplaza.com/about-us-static-info-ca.html. Acesso em: 16 abr. 2021.

WARHORSE STUDIOS (República Tcheca). Sobre nós. 2019. Disponível em: https://warhorsestudios.cz/about/. Acesso em: 17 abr. 2021.


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