terça-feira, 15 de dezembro de 2020

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NOS NEGÓCIOS CAUSADOS PELA COVID-19

 Autor: Leandro da Silva Rocha 

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NOS NEGÓCIOS CAUSADOS PELA COVID-19

    Cada vez mais a tecnologia tem sido fundamental na vida das pessoas, as auxiliando na adaptação a essa nova situação. Afinal, é por meio de soluções tecnológicas que as pessoas têm conseguido manter contato com amigos e familiares, acessar conteúdos de seu interesse, fazer pedidos de entregas de restaurantes e supermercados etc. Por exemplo, nos países mais afetados pelo vírus, as chamadas de voz e vídeo no WhatsApp e no Facebook Messenger mais do que dobraram. No Brasil, a audiência de lives no Instagram dobraram nos últimos meses. Após o início da pandemia, de repente, estamos vivendo um novo normal. No Brasil e no mundo, a pandemia do coronavírus nos colocou diante de uma realidade diferente, nos forçando a adaptar hábitos do cotidiano e buscar outras formas de trabalhar, de se comunicar e até mesmo de se divertir. As pessoas e as empresas ainda estão buscando se adaptar ao novo cenário imposto pela COVID-19, tornando seus negócios cada vez mais digitais. 


            (Crédito: Stockcam/iStock)


    Essa mudança brusca trouxe, portanto, um impacto significativo para os negócios. Se, antes, para algumas empresas e indústrias, a digitalização era uma vantagem, agora ela é essencial. Muitas empresas ainda estão no início da jornada de digitalização e agora se veem forçadas a acelerar esse processo e a testar ideias. Todos estamos aprendendo e ainda construindo as melhores práticas. O que já era verdade antes da pandemia e continua a valer é que quanto mais prestarmos atenção aos motivos que as pessoas estão mudando seu comportamento, mais condições teremos de atendê-las. Empresas que vinham com um processo de digitalização lento, tiveram que acelerar esse processo, mas para essas empresas isso não partiu do zero, já que uma vez que a digitalização já havia começado, o entendimento que esse é o caminho do futuro já tinha sido entendido. Pesquisas indicam que as companhias com uma cultura digital mais sólida estão reagindo melhor às mudanças provocadas pelo surto de COVID-19. De forma prática, elas são mais capazes de reagir às necessidades de descentralização de seus times (e das informações), otimizar a experiência dos clientes e redirecionar suas análises de cenário para avaliações mais preditivas e estratégicas.

    No entanto, ainda são poucas as organizações que conseguiram se adiantar nessa jornada. Estudos das principais consultorias internacionais avaliam que nem mesmo as grandes corporações globais avançaram muito em seus projetos de digitalização até aqui. Estima-se que, em média, essas empresas digitalizaram menos de 30% de suas operações internas e de vendas. No Brasil, estudos de mercado demonstram que mais de 40% das organizações adotaram o Home Office durante a pandemia e 20% delas citam o nível de digitalização dos processos como um desafio para realizar a transição.

    Essas experiências digitais vão fortalecer os negócios não só em tempos de crise, mas também quando a pandemia passar. A digitalização ajuda a criar um ambiente mais inteligente e previsível, simplificando o monitoramento e a manutenção da alta performance das operações – algo vital para companhias que estão lutando contra crises  e para os consumidores, que mesmo durante o isolamento gerado pelo COVID-19, continuam exigindo atenção, já que os produtos ainda são necessários, os alimentos seguem sendo essenciais e a logística de entregas tem que ser executada. Muitas empresas viram a necessidade de criar um e-commerce para seu negócio, visto que a loja física não estava suprindo a necessidade da empresa. Do mesmo modo a satisfação do cliente se tornou mais importante também, visto que os comentários correm de uma maneira muito mais veloz na internet, então as empresas estão tendo uma preocupação maior nesse sentido. 




    Para concluir, apesar de seus inúmeros pontos negativos, a pandemia fez as empresas evoluírem digitalmente em um "curto" espaço de tempo, a pesquisa Covid-19 - Gerenciamento de Crises e o Papel dos Administradores nas Organizações revela que, para 22% dos respondentes, a crise pode gerar inovação e oportunidade de negócios. Entre os efeitos positivos, citam a revisão de estratégias e processos, adoção de governança, mais investimentos em tecnologia e segurança cibernética, e novas rotinas de trabalho.


Referências

MEIO&MANSAGEM. Covid-19 e transformação digital nos negócios. Publicado em: 12 de novembro de 2020. Disponível em: 
https://www.meioemensagem.com.br/home/opiniao/2020/05/06/covid-19-e-transformacao-digital-nos-negocios.html


PROXXIMA. Como a digitalização dos negócios pode ajudar as empresas em tempos de crise. Publicado em: 4 de junho de 2020. Disponível em: 
https://www.proxxima.com.br/home/proxxima/how-to/2020/06/04/como-a-digitalizacao-dos-negocios-pode-ajudar-as-empresas-em-tempos-de-crise.html

DIGITALKS. Plataformas digitais e novas oportunidades para o mundo dos negócios. Publicado em: 25 de outubro de 2020. Disponível em: https://digitalks.com.br/artigos/plataformas-digitais-e-novas-oportunidades-para-o-mundo-dos-negocios/

JC CONTABILIDADE. Jornal do comércio. Publicado em: 15 de dezembro de 2020. Disponível em:
https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/cadernos/jc_contabilidade/2020/04/736956-pandemia-acelera-digitalizacao-de-negocios.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário