Nos dias de hoje, é possível notarmos como as redes sociais afetam a vida de todos. O mundo social tecnológico trouxe, além da globalização, um novo universo social. Com as interações sociais muito mais fortes pois os indivíduos interagem por trás de suas telas de forma "confiável" e assim podem discutir suas opiniões e críticas mais abertamente. É notável que o mundo se transformou ligeiramente após o avanço tecnológico, trazendo ótimas contribuições para instituições e o mercado financeiro. Mas as relações interpessoais humanas, como se comportam e por que é percebido um avanço de um lado obscuro e solitário nos jovens?
Diante desse questionamento, podemos adentrar em alguns aspectos.
Começando pela "felicidade digital". Todos demonstram estarem felizes e completos nas redes sociais. No Instagram, principalmente, é visto que tudo o que é postado é direcionado para o mundo perfeito, corpos perfeitos, viagens, namoros, amizades... Não estamos errados em exaltarmos nossos pontos positivos, porém, é importante haver uma conscientização de que a vida das pessoas é marcada por altos e baixos. Somente não mostramos aquilo que nos "fere" a imagem.
A possibilidade de criar perfis leva as pessoas a deixarem de conhecer outras pessoas que não combinam gostos e costumes. Os “relacionamentos” de hoje se limitam, então, a uma troca de informações entre pessoas com interesses em comum. E portanto, ousar conhecer o diferente não é comum nas redes sociais. Além disso, as pessoas estão substituindo a comunicação real pela online, entram na rede para conversar com amigos distantes, colegas de trabalho ou com a pessoa amada. Não é raro ver um casal de namorados, por exemplo, à mesa do restaurante, em silêncio, cada um com seu celular em mão.
As redes sociais acabaram se tornando um espelho da sociedade em que vivemos, onde as pessoas podem escolher entre agregar para o bem ou para o mal. Mas também é importante mencionar que a internet e as redes podem servir como plataforma de acolhimento de minorias excluídas e também, uma forma de dar espaço para as pessoas compartilharem o que sentem. Então, tudo se torna uma questão de equilíbrio e o direcionamento deve ser para o que agrega positivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário